Homem Palavra
O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chegue no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar.
Os espíritos ainda não encontraram uma palavra para definir a dor de um coração de mãe quando perde um filho.
Convicção - Palavra que permite pôr, com a consciência tranquila, o tom da força ao serviço da incerteza.
A palavra quando é criação desnuda. A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si: a conhecer-se e a reconhecer-se.
Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.
O segredo da felicidade no trabalho está contida em uma palavra: excelência. Saber como fazer bem alguma coisa é desfrutá-la.
Ai dos feitores de traduções literárias que, ao traduzir cada palavra, enfraquecem o sentido! Este é bem o caso em que se pode dizer que a letra mata e o espírito vivifica.
Uma palavra morre
Quando é dita —
Dir-se-ia —
Pois eu digo
Que ela nasce
Nesse dia.
A palavra sábia é aquela que, dita a uma criança, é sempre compreendida sem a necessidade de explicações.
Para o corpo doente é necessário o médico. Para a alma, o amigo. A palavra afetuosa sabe curar a dor.
Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.