Homem Máquina
Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.
Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
Nós somos homens, Filipe, e vivemos quase como máquinas. Essa ânsia de progredir, de acumular dinheiro, de construir, faz a gente esquecer o que tem de humano.
(Olhai os Lírios do Campo)
Os homens deste mundo são como / os grãos de café na máquina de moer: / um antes, um depois, outro em seguida, / todos acabam por ir para o mesmo destino.
Só há vantagem em substituir um homem por uma máquina, desde que esse homem encontre trabalho noutro local.
Homens? São como maquinas movidas por emoções, alguns também são movidos a álcool... Mas em fim acabam todos tendo as mesmas aparências... Dividem-se em grupos seletos, grupos que estarei citando aqui... Existem aqueles homens mentirósos , que dizem coisas banais para conquistar a mulher que desejam, existem aqueles que não dizem coisas exatamente banais, mas também não são completamente sinceros sobre suas vontades, dizem que querem fazê-las feliz, mas nem si quer pensam em como fazer isso... Há também os que são de uma sinceridade inquestionável, mas que não sabem amar, tem os que amam mas não sabem demonstrar... Dos homens poucos serão aqueles que as mulheres poderão confiar, até porque nem eles próprios sabem se eles são de confiança... Às mulheres só tenho a dizer que tenham paciência, pois também existem homens di bom caráter, sinceros e que vão saber amá-las, difícil é encontrar um assim que não seja movido a pilha...
Além do olhar
Homens insistem em ser maquinas
fotográficas à quando surge uma
mulher ,mas há aqueles espiritualizados
que possam ver muito além de uma
imagem .
Em tempos, os homens entregavam o pensamento às máquinas, na esperança de que isso os libertasse. Mas só permitiu que outros homens com máquinas os escravizassem.
O HOMEM É MAIS QUE SUA COMPOSIÇÃO QUÍMICA:
Isto assim é simples e cômodo: tão simples, que a satisfação que o trabalho proporciona desaparece, tão eficiente, que a sensação de deslumbramento desaparece também dos campos, daí resultando que se esquece a profunda compreensão que o homem possui da terra bem como a sua ligação com ela. E no motorista do trator cresce, vai aumentando o desprezo, que só domina um estranho, que não tem amor, nem sente a sua comunhão com a terra. E que a terra não é só o nitrato nem só fosfato, nem mesmo o tamanho que atinge a fibra do algodão. O homem não é somente carvão, sal, água ou cálcio. É tudo isto e também muitíssimo mais que o simples resultado da sua análise.
O homem, que é mais do que a sua composição química, caminhando na terra, desviando o arado de uma pedra, abaixando a rabiça do arado no intuito de poupar um rebento temporão, vergando os joelhos na terra para comer sua singela refeição – esse homem, que é mais que os elementos que o compõem, sabe também que a terra é mais que o simples resultado da sua análise química. Mas o homem da máquina, fazendo rodar um trator morto através das terras que não ama e nem conhece, apenas entende de química; desdenha da terra e desdenha de si próprio. Quando as portas de chapa ondulada se fecham, vai para casa e a sua casa nada tem que ver com a terra.
Uma Máquina Chamada Homem
Muitas vezes excluímos arquivos, e depois descobrimos como eram importantes para a nossa vida.
Tentamos de toda forma recuperar
Mas esquecemos de salvar em disquetes, Cds etc.
Excluímos por falta de carinho, paciência e até um pouco de falta de respeito.
Excluímos e acabou
Um belo dia você descobre que aquele arquivo era muito importante para a sua máquina.
E que sem ele nada funcionaria direito daí para frente.
Entramos em desespero, chamamos técnicos, queremos saber se tem alguma forma de recuperar.
Você jogou a lixeira fora
Não tem mais volta
Tudo se perdeu
E você se sente perdido
O que eu fiz?
Na sua vaga memória você lembra apenas do título
Para um amigo...
O que teria nesse arquivo hoje de tão importante que você não deu importância?
Você descobre que algum tempo depois por uma atitude insana você excluiu não um arquivo e sim uma amizade.
É assim que a máquina humana funciona
Quando não damos importância a uma amizade e a excluímos, esquecemos que a lei do retorno é cruel e implacável.
E tudo que foi dito, todas as coisas que fizeram juntos um dia se perderá na memória.
Ou pior, essas lembranças terão um peso enorme que o tempo jamais apagará.
Todas os bons momentos virão em forma de espinhos e nunca em forma de rosa.
E seria tarde recuperar esse arquivo de alguma forma?
Talvez o conteúdo não
Mas o amigo quem sabe?
Temos essa mania de excluir pessoas que um dia tiveram muita importância por uma pequena falha.
Só que nunca saberemos quem falhou
Uma coisa é certa
Nunca exclua de vez nenhum arquivo que não possa ser recuperado.
Ele poderá fazer muita falta.
E aí será tarde demais.
Deus deu inteligência e dons ao homem para que ele construisse a motocicleta, e essa máquina o levaria aos limites da liberdade para curtir e apreciar seu "cavalo mecânico" nos milhares de quilômetros de estradas e relevos. Pilotar uma motocicleta para destinos distantes é como montar em um corcel negro, e atravessar longas estradas ao longo do destino, juntamente com o conpanheiro alado: a águia (que acelera pelo vento com sua sabedoria e imponência entre as aves, por ser uma ave especial como um motociclista). Os motociclistas são ases indomáveis e traçam suas rotas descobrindo e encontrando em cada curva, em cada reta, em cada parada um amigo motociclista que tem seus mesmos ideais: A liberdade sobre duas rodas!
Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade.
[...] O homem é uma máquina. Tudo que faz, todas as suas ações, todas as suas palavras, seus pensamentos, sentimentos, convicções, opiniões e hábitos, são resultados de influências exteriores. Por si mesmo, o homem não pode produzir um só pensamento, uma só ação. O homem é uma máquina que apenas responde a estímulos externos
É difícil escrever com essa coisa estranha no meu peito. Talvez eu desse tudo por uma máquina que simplesmente apagasse você de mim – como naquele filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, que vimos juntos, mas você dormiu na metade – mesmo sendo algo tão cruel. Ainda mais cruel do que esse nó na garganta e esse buraco no peito.
Mas, sabe, o que vivemos foi algo tão raro que eu não usaria uma daquelas máquinas. Eu não teria coragem de apagar algo tão bonito, tão sincero, tão real. Não conseguiria fazer com que tudo aquilo simplesmente deixasse de existir.
Nenhum de nós é uma lousa, cujas histórias possam simplesmente ser apagadas por outra pessoa que deseja reescrever. Tudo o que fomos continua entre nós, flertando com a minha dor, se exibindo para o meu remorso. Nada disso deixou de existir e, ao mesmo tempo em que me conformo, não consigo deixar de me sentir um pouco mais imbecil todas as vezes em que me lembro de nós.
É que você foi real. Nunca houve jogos patéticos, mentiras convenientes ou beijos forjados. Nunca houve um amor encenado para uma plateia; nós fomos de verdade. E a cada dia que amanheço, compreendo um pouco mais.
Preciso te dizer que a coisa mais difícil que já fiz foi deixá-lo. Foi fingir que isso não doía enquanto, isso me dilacerava. Ainda me dilacera um pouco a cada vez que me lembro do quanto a sua mão sempre esteve do meu lado... Mas agora tudo o que consigo é perceber, com uma clareza violenta, o quanto nós fomos a representação da máxima beleza que há no amor. O quanto todas as pessoas tinham razão quando diziam que éramos mesmo um casal exemplar – embora ninguém estivesse conosco entre quatro paredes.
(...)
Os anos que passei com você foram os que mais valeram a pena na minha vida. Por isso, ainda que eu pudesse apaga-los, prefiro que eles doam pelo tempo que for salutar – mas que se possa lembrar que um dia existiram. Que qualquer um possa compreender, ao se lembrar de nós dois, o quanto o amor pode ser magnífico, embora, em algum momento, inevitavelmente deixe de sê-lo. Tudo o que vivi faz parte de mim de uma maneira que eu jamais renegaria, e isso inclui você. Espero que algum dia eu encontre algo tão real quanto fomos nós.
Uma máquina pode fazer
o trabalho bruto de 100 homens,
Mas nem 1000 máquinas podem substituir
uma pessoa que pensa por si mesma.
- Relacionados
- Frases sobre homens e máquinas
- A Máquina
- O Homem é o Lobo do Homem
- Maldito o homem que confia em outro homem
- O Caráter de um Homem
- Homem só dá valor quando perde
- Homem Temente a Deus
- 20 melhores poemas de Manoel de Barros (comentados)
- 34 filmes baseados em fatos reais (histórias verdadeiras e impressionantes)
- As 50 frases mais icônicas de Karl Marx, o criador do socialismo científico
- 37 filmes emocionantes para chorar sem culpa