Homem Elegante
O homem nunca chegará na liberdade, pelo simples fato de que a busca pela liberdade já se define como a falta da mesma.
Segundo Pedro Pomponazzi, os antigos filósofos fizeram bem em colocar o homem entre as coisas eternas e as temporais, pois ele não é nem eterno nem puramente temporal. O homem participa das duas naturezas e está metade numa e metade noutra, assim sendo ele pode viver na natureza que desejar. Alguns homens parecem dominar o seu lado vegetativo e sensitivo e tendem a se tornar quase totalmente racionais. Outros mergulham nos sentidos e parecem animais. Outros ainda assumem o verdadeiro sentido da palavra homem e vivem segundo a virtude, sem entregar-se totalmente ao intelecto nem aos prazeres do corpo.
(da filosofia de Pedro Pomponazzi)
Enquanto todas as outras criaturas são predeterminadas a serem o que são, o homem tem a capacidade e a possibilidade de fazer-se a si próprio, a sua natureza não é predeterminada. O grande milagre no homem é que ele pode inventar a si próprio, o homem pode construir a si mesmo. Não somos nem terrestres nem celestes, não somos imortais nem mortais, estamos na divisa dos dois mundos. Temos a liberdade de nos fazer conforme nossa preferência, somos criadores de nós mesmos.
Homem de verdade não desiste de alcançar os seus objectivos e sonhos devido as dificuldades que a vida lhe traz, apenas recua e para tomar novas posições e vota a enfrentar as dificuldades e encara os desafios como ato de aprendizado!
O que engrandece o homem não é seu
poder aquisitivo, mas sim a luz que irradia
de seu intelecto...
É a capacidade que ele tem de chegar à tua
alma e afagar com a simplicidade de um anjo.
É a essência divinal que o cerca, e embora isso
desperte os piores sentimentos nos corações
invejosos, o que vem do alto não pode
ser roubado...
Engana-se aquele que pensa que o dinheiro
pode comprar tudo.
"O homem egoísta: aprende para evoluir a sí, só. O homem de alto valor: transforma a vida das pessoas através da própria evolução".
Balada para um Homem na Multidão
Este homem que entre a multidão
enternece por vezes destacar
é sempre o mesmo aqui ou no japão
a diferença é ele ignorar.
Muitos mortos foram necessários
para formar seus dentes um cabelo
vai movido por pés involuntários
e endoidece ser eu a percebê-lo.
Sentam-no à mesa de um café
num andaime ou sob um pinheiro
tanto faz desde que se esqueça
que é homem à espera que cresça
a árvore que dá dinheiro.
Alimentam-no do ar proibido
de um sonho que não é dele
não tem mais que esse frasco de vidro
para fechar a estrela do norte.
E só o seu corpo abolido
lhe pertence na hora da morte.
Deve-se evitar a ideia de que, constitucionalmente, o homem deva ser considerado formado por três princípios: o soma, a psique e o espírito, pois a psique expressa a vitalidade tanto do soma quanto do espírito sob o perfil funcional.
Os princípios constitucionais do homem continuam sendo dois, cuja origem e natureza são profundamente diferentes: o soma e o espírito ou alma espiritual.
Super Herois
Todos nós conhecemos super herois...
Eles marcaram a nossa infância...
Super-homem, mulher maravilha, capitão America, o Incrivel Hulk...
E o meu preferido Mestre dos Magos do desenho caverna do dragão ...
Mestre dos magos é um super Heroi diferente...
Ele oferece orientacão a um grupo de jovens perdidos no submundo...
Enfim eles estavam na montanha russa e acabaram passando para um outro mundo...
O mestre dos magos alem dos seus conselhos sabios, da a cada um desses jovens armas magicas e eles unidos conseguem enfrentar os monstros que surgem em sua caminhada...
O mestre dos magos sempre ouve e as vezes não da respostas....
as vezes a resposta dele é o silêncio ...
ou palavras calmas e sabias...
Eu conheci super herois na infância, tenho o meu preferido ...
E agora olho para o meu mundo e encontro jovens perdidos nas telas de seus celulares .... estão em um outro mundo??
Mas quando olho ao redor encontro super herois...
Que lutam pela vida...
pela superacão...
Lutam por sabedoria...
Por um mundo melhor e com menos sofrimento...
Lutam contra monstros reais e imaginarios contra monstros que destroem vidas ...
E são esses os super herois de carne e osso que se monstram fortes e cheios de coragem, mas que choram a noite em seus travesseiros porque não suportam a dor do sofrimento humano....
Choram porque não são apenas super herois choram porque são humanos...
São mestres...
Em varias areas Educação, Psicologia, Enfermagem, nutrição, medicina etc...
São homens e mulheres que lutam contra monstros internos e externos....
São super Herois reais, são vocês que lutam por um mundo melhor.
A insensatez de todo homem consiste na crença de que tudo que foi, pode ser novamente. Um erro comum. Se algo termina por um grande erro, está fadado a sempre terminar pelo mesmo erro, eternizando um looping de agonia para duas almas. O amor é um sentimento inteiro. Nada surge, permanece e se estende por estradas fragmentadas, pelo mesmo motivo que carros se quebram em asfaltos falhos e gastos. E quando as vielas cinzas do amor se tornam rotina, e a presença um do outro se mantém pela mera formalidade do medo de se estar só, então o sentimento em si já perdeu. Não há nada mais deprimente que o desamor, o sentir pela aparência, pela ideia de que os outros pensarão coisas ruins, escarnecendo, e debochando. Se só aquele que vive a situação sente o pulsar do sangue na garganta, como se os arames farpados o esmagasse em cada ''eu te amo'' dito no vazio. E em sua amargura, amarguram uns aos outros, e em suas feridas, ferem uns aos outros. E meditam sobre os próximos vinte ou trinta anos no fundo de uma garrafa, ou no filtro chamuscado dos cigarros amargos. Acreditam no que não há mais, e erroneamente constroem as paredes do seu inferno pessoal, onde a paz de um beijo, de um abraço torna-se o chicote dos carrascos e o lamento dos condenados.
Eu não acredito na religião eu acredito em uma divindade.
Eu n acredito que alguém criou o homem e a mulher do nada.
Eu acredito em uma divindade que criou a vida , não vida homem , mas criou este planetas Terra , assim como podem ter outros planetas , outras vidas criadas sei la por quem .
Mas o meu Divino criou nosso Planeta para que possamos vivê-lo e o mesmo criou uma alma para qual um dia ela seja transposta a algum lugar depois de muito aprendizado .
E essa divindade eu a nomeio como Deus , mas n que os outros nomes sejam errados ou mentira , é apenas um nome . Seja Jah , oxalá, iemanjá ,javé todos passam de uma divindade.Foi apenas uma forma que eu encontrei de nomear uma força extraordinária.
E essa divindade nos deu a maior lei da vida, a Lei do Amor , é como um super poder , assim como extraterrestre podem possuir poderes . Nós seres terrestre ganhamos o poder do amor ,mas o humano ganhou um poder a mais , a racionalidade ,para que que possamos aprender como utilizar a força Amor ,mas isso n quer dizer que os resto dos seres n amam , todos amam ,animais , plantas qualquer outra coisa que exista a vida dentro de si.
E essa Lei é como a gravidade , nós não vemos mas a sentimos .
E o inferno ?
Eu creio q ele não exista como punição , mas que nós o criamos todos os dias ,com atitudes que nos fazem sentir culpados , ou que faça um mal a alguém ou a vc mesmo, como provocar uma morte , um preconceito , uma rivalidade ou qualquer coisa que invada ou prejudique o outro e assim o trazendo consequência desagradáveis, ou até mesmo algo q vá contra sua essência e lhe causa um mal que só vc pode entender, não um mal imposto pela sociedade ,mas algo que vc reconheça que te machuca e te traz um vazio .
E Jesus?
Claro que eu acredito em um nome que vive durante milênios , se ele n existisse nao seria falado até hj e com toda certeza ele nos ensinou a lei mais importante: Amar sempre ao próximo.
Mas eu n me esqueço que juntamente com o amor , outros sentimentos foram cultivados dentro da humanidade , devido a irracionalidade (por isso que nos foi dado a racionalidade para sabermos manusear com aquilo q n sabemos lidar ).
A religião dita pelos homens n passa de meros sentimentos para mim,sentimentos expressados pelos mesmo , como uma forma de se impor e explicar aquilo q n deve ser explicado e apenas agradecido e vivido.
Esse texto eu não dito como verdade nem nada e não quero impor a ngm é apenas um sentimento o qual eu expresso por essas palavras talvez seja irracional ou não, mas eu só quero que o amor reine sobre tudo e gratidão seja seu aliado .