Histórias de Tragédia
Romeu e Julieta (no original em inglês Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.
Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remonta à antiguidade. Seu enredo é baseado em um conto da Itália, traduzido em versos como A Trágica História de Romeu e Julieta por Arthur Brooke em 1562, e retomado em prosa como Palácio do Prazer por William Painter em 1582. Shakespeare baseou-se em ambos, mas reforçou a ação de personagens secundários, especialmente Mercúcio e Páris, a fim de expandir o enredo. O texto foi publicado pela primeira vez em um quarto[a] de 1597 mas essa versão foi considerada como de péssima qualidade, o que estimulou muitas outras edições posteriores que trouxeram consonância com o texto original shakespeariano.
A estrutura dramática usada por Shakespeare—especialmente os efeitos de gêneros como a comutação entre comédia e tragédia para aumentar a tensão; o foco em personagens mais secundários e a utilização de sub-enredos para embelezar a história—tem sido elogiada como um sinal precoce de sua habilidade dramática e maturidade artística. Além disso, a peça atribui distintas formas poéticas aos personagens para mostrar que eles evoluem; Romeu, por exemplo, fica mais versado nos sonetos a medida que a trama segue.
Em mais de cinco séculos de realização, Romeu e Julieta tem sido adaptada nos infinitos campos e áreas do teatro, cinema, música e literatura. Enquanto William Davenant tentava revigorá-la durante a Restauração Inglesa, e David Garrick modificava cenas e removia materiais considerados indecentes no século XVIII, Charlotte Cushman, no século XIX, apresentava ao público uma versão que preservava o texto de Shakespeare. A peça tornou-se memorável nos palcos brasileiros com a interpretação de Paulo Porto e Sônia Oiticica nos papéis principais, e serviu de influência para o Visconde de Taunay em seu Inocência, também baseado em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, considerado o "Romeu e Julieta lusitano". Além de se mostrar influente no ultrarromantismo português e no naturalismo brasileiro, Romeu e Julieta mantém-se famosa nas produções cinematográficas atuais, notavelmente na versão de 1968 de Zeffirelli, indicado como melhor filme, e no mais recente Romeu + Julieta, de Luhrmann, que traz seu enredo para a atual.
Jamais minta para o coração de uma mulher, ainda mais se ela deseja amar, porque seria uma tragédia se ela viesse acreditar.
Em especial, nos momentos das tragédias, como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, eu paro e reflito sobre a espécie humana e tento reconsiderar a minha avaliação sobre ela (a espécie na qual estou inclusa), tentando crer que a mesma não é tão hipócrita e com fortes tendências malignas, narcisistas, oportunistas e egocêntricas como se vê explicitamente, no cotidiano e por trás dos filtros, no ambiente virtual, tamanha a mobilização nacional para ajudar a socorrer e minimizar o sofrimento das vítimas.
Aí eu lembro da existência de certos(as) políticos(as), certos(as) influencers digitais, certos(as) supostos(as) Coachs e certos(as) cidadãos(ãs) comuns, ativos nas redes sociais, que sem muito esforço, e às vezes com um enorme prazer satânico, que possuem um poder imensurável de estragar tudo e de reiterar o lado sombrio e covarde do ser humano.
Graças a Deus que há exceções. São nelas que a gente precisa se agarrar, para não se igualar aos demais.
Deus nos salve, dessa gente de "bem".
Em meio ao caos das tragédias, os abutres da ganância não hesitam em compor suas próprias narrativas. Como parasitas da desolação, eles prosperam, alimentando-se da miséria alheia, enquanto a ética se dissolve nas entranhas da sociedade.
Em meio às sombras da tragédia, os aproveitadores sempre encontram brechas. Ontem como hoje, a ganância não conhece limites.
É de dar dó, vendo pessoas dando nomes às tragédias humanas e naturais, sem observar que e entender que a culpa é do próprio homem.
A Tragédia Gaúcha...
A Enxurrada, a enchente, a devastação,
O Rio que sobe, a barreira que desce, a destruição...
Os prejuízos incalculáveis, as perdas irreparáveis, a desilusão.
Os bens perdidos imensuráveis, os sonhos falidos inimagináveis desolação...
De tudo que sobra, destroços de obra, esforço redobra, que Situação!!
Em meio à escombros, deslizes e tombos, de ombro a ombro, a intervenção!
Solidariedade, Voluntariedade, na intensidade do Coração ❤
A mão amiga estendida, a ajuda concedida, uma Nação unida, interação...
A integridade, a boa vontade, a benignidade, em prontidão!
O Valor de cada Vida, cada alma envolvida, procurando uma saída, a Solução,
O mais triste dessa história, em meio a trajetória, é ver que há uma escória, sem qualquer uma noção...
Gente oportunista, de uma Ganância egoísta, fria e calculista, sem dó e sem compaixão!
Gente muito abaixo da média, que se aproveita da tragédia, pra se dar bem com a situação!
Se dar bem é uma ova, cavam sua própria cova, mergulham na condenação!
Nossa Fé em Deus permaneça, que a esperança prevaleça, que dias melhores virão !
Cada prece, cada pedido, cada coração envolvido, traga paz e restauração !
Deus abençoe o NOSSO BRASIL!
LCS...ENJ
✍️Uma das grandes lições a ser aprendida com as catástrofes, as guerras e as tragédias, feito essa do Sul do Brasil, é que o ser humano não pode ser definido pelos bens materiais que possui.
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Nem tudo é culpa do Diabo e seus Demônios.
A maioria das tragédias, fome e misérias são resultado do ego humano.
Tragédia da Humanidade em Três Atos:
ATO 1:
- Todos os homens precisam e buscam o amor como o ar que respiram. Entretanto, apenas alguns sabem o que é o amor e bem poucos conseguem amar.
Tragédia da Humanidade em Três Atos:
ATO 2:
Todos os homens são caminhantes rumo à um ponto futuro.
Entretanto, apenas alguns sabem para onde estão indo e bem poucos chegam onde deveriam chegar.
Tragédia da Humanidade em Três Atos:
ATO 3:
Todos os homens sabem que o único alicerce capaz de sustentar qualquer empreendimento na vida é a verdade.
A maioria, porém, opta pela relativização, insensatez e a vaidade.
Assim, a soberba prevalece, o falso se estabelece e o caos aparece.
Quase Ninguém Vê –
Há sempre uma tragédia acontecendo
por trás de cada "estou bem",
"é normal", "não ligo", e
quase ninguém vê.
Infelizmente,
normalizamos e banalizamos
algo tão sério:
O coração das pessoas.