História
Giambattista diz que os filósofos e historiadores de sua época estavam fazendo da história uma invenção, uma ilusão criada para exaltar nações ou determinados personagens históricos. A história como exaltação de fatos ou personalidade não representa os princípios fundamentais do homem e da história, que é uma criação do homem. A história tem que ter uma ligação real com o homem, caso contrário ela não se sustenta nem cria tradição.
(sobre a filosofia de Giambattista Vico)
HISTÓRIA CURTA
•••••Gilberto•••••••
Tinha foguete nos pés
Era isso que os amigos diziam.
Quando descia a ladeira
Era tão rápido
Nenhum dos amigos
Conseguia alcança-lo!
Aroudo, o amigo mas velho.
15 anos.
Negrito, 13 anos
Batista, 14 anos
Eliza, 13 anos.
Gilberto, o mais novo
12 anos.
Visto pelos outros
Como o mas esperto.
O mais rápido.
Quem conseguia alcança-lo? Ninguém.
De repente a ideia do roubo.
Cabia a Gilberto a função
De deixar a porta da loja aberta.
Os amigos chegariam em seguida.
Dito e feito.
Gilberto, foguete nos pés.
Deixou a loja aberta.
Chegaram os amigos
Aroudo, Negrito, Batista e Eliza.
Gilberto, corpo franzino
Pernas finas, rápido na corrida.
Esperou, esperou...
Dormiu.
Os amigos chegaram
Não viram Gilberto.
Pegaram o que puderam.
Na saída, Aroudo, o mais velho.
Deixou o gás do fogão ligado.
Pela manhã...
Ao abrir a porta
A explosão...
Entre os destroços
O corpo franzino de Gilberto.
HISTÓRIA CURTA
▪▪Negrito ▪▪
Texto com cenas fortes.
Negrito.
Sempre pensativo
Mãe cafetina
Passava horas jogando pedra na água.
Cigarro de maconha
Na mão, um sorriso maroto nos lábios.
Negrito, menino bonito
Pele morena. Olhos vivos.
Sempre acompanhado por seus amigos.
Aroudo, 16 anos
Batista, 15 anos
Eliza, 14 anos.
Praticando peguenos furtos.
O silêncio da noite
Era sempre interrompido
Com o grito de pega ladrão.
Os becos escuros serviam de esconderijo.
Pega ladrão
Pega ladrão
Pega ladrão.
Correria...
A loja arrombada
Uma joalheria.
Tiros.
Estilhaços de vidros
O guarda foi baleado.
Pegaram o ladrão?
Mataram o ladrão.
Dois tiros nas costas.
Negrito
Menino bonito
Pele morena.
Em seu sepultamento
Sua mãe, a cafetina
Alguns bêbados.
Nenhum lamento.
Soneto de realidade
Outra vez uma história mal contada...
E acada frágil argumentolançado,
quebro, como umvaso despedaçado,
retrato da minha alma machucada...
A decepção bruscamente instaurada...
O afeto assim se fez, menosprezado,
a confiança, este bem tão estimado,
destruída, implodida; reduzida a nada...
Humilhado, sem ter tidoo ônus de errar,
iludido, perdido no limbo desse ínterim,
até sentir o açoite da traição aestalar...
Respiro consternado, perante o fim,
quizera eu, apenas a utopia de amar,
sem que fosse usado isso, contra mim.
Toda história - de amor ou guerra - é uma história sobre olhar para a esquerda quando deveríamos estar olhando para a direita.
AS RESPOSTAS
Amados, agora, somos filhos de Deus. —1 João 3:2
Diz a história que certo dia o filósofo Arthur Schopenhauer (1788–1860) estava passeando pelo famoso jardim zoológico de Berlim, mentalmente se questionando sobre a origem e o destino que o deixavam perplexo: Quem sou eu? Para onde estou indo?
Um guarda do parque, observando com atenção o filósofo com roupas maltrapilhas, caminhando lentamente, cabisbaixo, suspeitou que Schopenhauer era um mendigo. Então se dirigiu para o filósofo e interpelou: “Quem é você? Para onde está indo?” Com uma expressão aflita, Schopenhauer respondeu: “Eu não sei. Gostaria que alguém me dissesse”.
Você alguma vez ficou perplexo com estas mesmas perguntas? Quem sou eu? Para onde estou indo? Que conforto ter na Bíblia as respostas cheias da autoridade de Deus. Quem somos nós? Em 1 João 3, João chama seus leitores de “filhos de Deus”(v.2). Nós nos tornamos Seus filhos quando recebemos Jesus como o nosso Salvador dos nossos pecados (João 1:12). E para onde estamos indo? João 14:6 nos diz que um dia Deus nos receberá num lar que Ele está preparando no céu.
Nosso Criador não é somente o Autor da ciência e da história, mas Ele escreve a história de cada membro da família de Adão — a sua e a minha. Podemos confiar em Suas respostas. —VCG
Quando você conhece a Jesus, sabe quem é e para onde vai. Vernon Grounds
A narrativa vitoriosa de Sem não serve para ofuscar a história da queda, redenção e gloriosa ascensão de Cam. Deus sempre teve um plano. Uma palavra capaz de transformar toda e qualquer maldição em bênção. ኢየሱስ ህያው ነው
De ti queria apenas um canto, um conto, uma musica, uma historia que falasse de nós dois. Poderia ser pequena, mas que fosse de um sabor inigualável ao ponto de jamais ser esquecido. Algo que fizesse com que em nenhum momento da nossa vida conseguíssemos apagar da memória. Um amor pra se guardar no meio das constelações, naquele lugar onde os olhos não enxergam. Um amor que viajasse por desertos formados por poeiras de estrelas. Um amor que transformasse versos de linhas tortas em rimas que não se combinam, mas que se entendem apenas olhando pra alma um do outro.
Ricardo F.
Sua historia é percebida por quem te quer bem, há um alerta de não te fazer sofrer e sim te ninar em sentimentos de carinho, amor, cuidado e respeito.
Inspiração para compartilhar momentos de felicidades ao teu lado, seja por uma grande amizade, ou o que mais de próspero possa vir...
Eu busco no afago do seu olhar a inspiração para poder tocar sua alma com delicadeza e respeito.
O encanto fez uma pausa pppara que eu pudesse suspirar e agradecer ao universo por poder enxergar o brilho da sua alma.
Dimi
A abundancia e a rentabilidade financeira nas verdadeiras obras de arte dentro na historia da riqueza humana, está sempre mais ligada ao comerciante banqueiro apostador que ao próprio artista que foi o inventor e o executor.
Eu vou contar uma historia e aconteceu comigo ''eu amava meu pai até q meu pai se separou da minha mãe e minha vida começou a piorar minha mãe me tratava como se eu fosse um lixo e meu pai comprava muitas coisas ele me deixava feliz eu fingia estar feliz na escola todos os dias se não minhas amigas ficavam preocupadas comigo ou contava para professora e mesmo eu chorando eu fingia estar feliz um dia eu lembrei do meu pai e eu comecei chorar e minhas amigas me perguntaram porque estás chorando?eu apenas sorri falando que coloquei o meu dedo no meu olho sem querer :)eu chorava todos os dias eu fingia estar feliz na escola e eu chegava em casa e chorava'' nem toda vida é perfeita :)
Hoje é o fim da tua regalia
Da tua história de querer me abusar
Nunca fui o homem da tua vida
Nunca fui tanto para você me declarar
Estive certo por tanto tempo
Mas você soube bloquear meus pensamentos
Feriu meu peito deixando a paixão desaguar
TU és a história mais linda, que DEUS escreveu em minha vida, meu AMOR.
Após tal ter visto de TI, nada mais me resta; que desta maneira te pagar tentar:
A TI…
Obrigad' Ó minha Querida Amada;
por tal de mim pensares e dizeres;
pois eu, é que sem Ti seria nada;
por seres, A Dona dos meus quereres!
Por seres, a MÃE dos meus dois FILHIN@S;
És dona, dos meus mais LINDOS carinhos;
por Seres, a minha melhor AMIGA;
És dona, desta minha pobre vida!
Por isso minha Amada, minha Flor;
também Tu Foste a Coisa mais bonita;
que um dia, tive a sorte de encontrar…
Por isso, neste meu morrer meu AMOR;
irei encher Tua Alminha tão Catita;
com minha humilde maneira de AMAR.
Amo-te, mas como manda; O LINDO AMOR!
Dois olhares, um sonho.
Uma linda história de amor
que o destino se encarregou de escrever
grafando na linha do tempo
sem pressa, sem pausa
unindo nossas vidas para sempre.
Sonhei ser o Pablo Neruda
num sonho louco
aquele delírio sem fim
Ele poeta que fez história,
Chileno, latino com intensidade aflorada.
Fez de suas tristezas
As mais belas rimas, os versos
Deixando sonetos
E, poemas repletos de beleza
com muita loucura
Sonhei que sua alma
Simplesmente me chamava
Com triste de saudade
Ansiava escrever como outrora
Seus versos de dor
cheio de profundidade
Falando da tristeza
E de sua alma errante
Que continua sua viagem
Pela eternidade afora
E, eu respondi: Escreva comigo
Traduziremos juntos
Nossas mágoas inflamadas
enfim acalmar a alma
Mas Neruda, digo-lhe
Escrevo com todo fervor
Com a intensidade deste ser
Pensa comigo poeta,
é só falando de amor verdadeiro
conseguiremos curar essa dor
(24/06/2019)
Meu desabafo pronto
Narrativa história, vida
Faço questão de expressar
O que até Deus duvida
Faço questão de escrever
A dúvida incontida
Defendo a humanidade
Longe de ser destruída
Eu sou uma longa história.
Sou a grande dama vestida de negro, só me apresento ao final do espetáculo, antes, sou sutil e silenciosa.
Há quem queira pintar-me como uma tragédia de Nelson Rodrigues! Mas eu comparo-me a um grande espetáculo da Broadway! Ninguém escapa do meu olhar atento e do meu afago.
Eu sou uma senhora de muitas faces mas todos me conhecem como morte.
Cada história que ouço; cada coisa que vejo; cada sensação que sinto com todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as situações, me decepciono, me animo e ao mesmo tempo me dá raiva e muitos outros sentimentos. Assim como há milhares formas de enxergar o mundo, também há milhares maneiras de sentir