Higiene

Cerca de 60 frases e pensamentos: Higiene

A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo.

Queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre, e o desprezo da mulher.

Da cunhã é que nos veio o melhor da cultura indígena. O asseio pessoal. A higiene do corpo. O milho. O caju. O mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, o cabelo brilhante de loção ou de óleo de coco, reflete a influência de tão remotas avós.

Gilberto Freyre
FREYRE, G., Casa-Grande & Senzala

A higiene é filha de podridões seculares.

Machado de Assis
Quincas Borba (1891).

Fala-se muito mal no Brasil e escreve-se pior, políticos e jornalistas numa falta de higiene vernacular só usam o jargão, o caçanje e solecismos com desculpa de linguagem moderna, mas a língua é o maior patrimônio de um povo, e desrespeita-la é desrespeitar a própria nacionalidade.

Aprendi desde cedo que fazer higiene mental era não fazer nada por aqueles que despencam no abismo. Se despencou, paciência, a gente olha assim com o rabo do olho e segue em frente. Imaginava uma cratera negra dentro da qual os pecadores mergulhavam sem socorro. Contudo, não conseguia visualizar os corpos lá no fundo e isso me apaziguava. E quem sabe um ou outro podia se salvar no último instante, agarrado a uma pedra, a um arbusto?... Bois e homens podiam ser salvos porque o milagre fazia parte da higiene mental. Bastava merecer esse milagre.

Lygia Fagundes Telles
Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Nota: Trecho do conto O espartilho.

...Mais

Quem faz higiene mental e joga o lixo embaixo do tapete; tá mentindo pra si mesmo.

Fala-se muito mal no Brasil e escreve-se pior. Políticos e jornalistas, numa falta de higiene vernacular, só usam o jargão, o caçanje e solecismos, com desculpa de linguagem moderna. Mas a língua é o maior patrimônio de um povo! Desrespeitá-la é desrespeitar a própria nacionalidade. Perguntaram a Confúcio, 2000 anos atrás, o que faria ele, em primeiro lugar, se tivesse que administrar um País. “Seria evidentemente corrigir a linguagem!”, respondeu ele. Seus interlocutores ficaram surpreendidos e indagaram por quê. Foi a seguinte a resposta do mestre: “Se a linguagem não for correta, o que se diz não é o que se pretende dizer. Se o que se diz não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito deixa de ser feito. Se o que deve ser feito deixa de ser feito, a moral e as artes decaem. Se a moral e as artes decaem, a justiça se desbarata. Se a justiça se desbarata, as pessoas ficam entregues ao desamparo e à confusão. Não pode, portanto, haver arbitrariedade no que se diz. É isso que importa acima de tudo.”

⁠Limpar a espada não é apenas um ato de higiene para o próximo combate, mas disciplina até a batalha final.

Quem abandona ou maltrata animais denota uma profunda falta de higiene na alma.

Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança.

Cheiro de ser.

Acho que o lugar que o homem esquece do machismo é no setor de higiene do supermercado. Fica horas e horas indecisos na escolha do sabonete mais cheiroso para passar no seu corpo durante o banho. Parece que ali o mundo pára. Ele descobre seu lado feminino e perfumado. Uma qualidade da mulher que ele leva dentro de si, sem que ele saiba. Congela. Leva a caixinha até o nariz, o plástico. Às vezes fica com dois nas mãos e troca incansavelmente um com outro fazendo comparações. Uns chegam ser ousados a ponto de pedir opinião para alguém próximo. Não tem vergonha de mostrar sua sensibilidade. Transborda preocupação com qual deixará sua pele macia para que sua companheira o devore na cama e que traga a ela lembranças boas no aroma. O olfato é um sentido marcante da memória, e a memória trás sensações inquietantes da vida. Um bom sabonete pode ser o melhor amigo do homem. Pode atrair os olhares maquiados da bela sentada ao seu lado no bar. Claro que o perfume toma todo o ambiente. Porém este é falso, pesado. Está em contato com todos. O cheiro do sabonete é íntimo, leve, é quatro paredes, é saboroso, é despido do toque. Está por debaixo da roupa à espera de alguém que o absorva para que ele tome o outro corpo como o seu. Impossível ser apagado pois protege a pele. É passado com sutileza e calma para que o dê tempo de fixar-se nos poros de flor. Quando você ver um homem escolhendo um sabonete no supermercado pode ter certeza que esse é um homem de verdade. Está sempre limpo. Sabe elogiar uma mulher ou um homem. Porque não? Elogiar um homem é ser transparente e seguro de si. É um homem que sabe se vestir. Lê bons livros. Bebe com estilo o melhor malte puro com duas pedras de gelo. Que sabe respeitar e ser gentil ao tomar um fora no primeiro encontro, e que manda flores no dia seguinte para agradecer a ótima conversa da noite anterior. Inteligente e único. Ser único é ter personalidade exposta. Simpático emitido com brilho atrativo. Tem um refinado paladar culinário. Preocupado com o bem estar e responsável por agradar a pessoa do seu lado. É aquele que sente o frescor e que dorme agarradinho, guardando algo que é só dele, um segredo profundo e sincero. O seu próprio cheiro.

Quanto mais as conheço, mais percebo o quanto as pessoas precisam de higiene mental

Cuidem da higiene do espelho de vossa alma, pois é ele que reflete o quanto crescemos como homens. Há homens que passam tanto tempo distraídos e auto-enganados, que não percebem o quanto se encontra embasada a sua postura.

Preocupar-se com a higiene bucal é fundamental para evitar dentaduras e êxodo de pessoas em nossas vidas. O que entra e o que sai da boca pode dar até câncer.

Que lavar as mãos seja apenas um ato de higiene e não político.

⁠Onde reinam a paz, a higiene e o conforto, as psicoses se multiplicam...

Emil Cioran
Silogismos da amargura. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

Cuide de sua aparência só não se esqueça da higiene mental.

26/04/2012

Inserida por SamaraSantanaCamara

Infere-se a qualidade de um local, e dos frequentadores dele, com uma rápida observação da higiene dos banheiros.

Inserida por PensadorRS

A única parte útil da medicina é a higiene; e esta, mais do que ciência, é virtude.

Inserida por AdagioseAforismos