Guardo no Coração
Cuidados de saúde para o coração
Guarde o seu coração com toda a diligência, pois daí nascerão as questões da vida. - Provérbios 4:23
Com mais de 40 anos, meu coração já bateu mais de 1,5 bilhão de vezes. Quando meu coração parar, será tarde demais para mudar meus caminhos. Então, eu perdi um pouco de peso, fiz mais exercícios e comecei a observar não só o que eu como, mas também o que está me comendo.
Este último ponto refere-se a outro órgão vital chamado “o coração” - nosso coração espiritual. Ela também palpitou milhões de vezes com pensamentos, afeições e escolhas. No coração, determinamos como vamos falar, nos comportar e responder às circunstâncias (Provérbios 4:23). Será que vamos confiar no Senhor e escolher ser gracioso, paciente e amoroso? Ou nos renderemos ao orgulho, ganância e amargura?
A leitura das Escrituras de hoje enfatiza a importância de cuidar do nosso coração. Estamos nos mantendo espiritualmente em forma?
Peso: Precisamos perder o peso de cargas e cuidados desnecessários?
Pulso: Estamos mantendo um ritmo constante de gratidão e louvor?
Pressão arterial: nossa confiança é maior que nossa ansiedade?
Dieta: Estamos aproveitando os nutrientes que nos dão vida da Palavra de Deus?
Você já checou seu coração ultimamente?
Ó Senhor, Você vê o que está no coração -
Não há nada escondido de Você;
Então nos ajude a viver o tipo de vida
que é preenchido com amor por você. —DJD
Para manter-se em forma espiritual, consulte o Grande Médico. Mart DeHaan
O amor perene que guardo em meu coração
Ainda não tem direção
Mas está criando asas
Para ganhar os céus
E descubrir a sua doce
Paixão;
Miro ao longe
O horizonte que jamais tocarei
Belo, lindo horizonte que em meu coração guardei...
Na esperança que os Santos, Anjos, quem sabe Jesus, O guardassem
E trouxessem para mim...
E acalmassem este calor que toma o corpo...
Miro ao longe
O horizonte que jamais tocarei
Belo, lindo horizonte que em meu coração guardei...
LUGARES DESCUIDADOS
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. —Salmo 119:11
Nossa família tinha acabado de chegar ao chalé do lago que alugáramos por uma esperada semana de férias, quando minha esposa descobriu provas irrefutáveis da presença de aranhas e ratos na casa. Não significa que nunca tínhamos encontrado algo assim, mas esperávamos que o chalé estivesse limpo e preparado para nossa estadia lá. Ao invés disso, os balcões, as camas e os armários estavam sujos com resíduos da infestação, exigindo muita limpeza antes de nos instalarmos. Não era uma casa ruim; ela apenas tinha ficado abandonada.
Podemos ser culpados de lidar com o nosso coração da mesma maneira que aquele chalé estava mal conservado. Nossos “lugares descuidados” podem se tornar um solo fértil para a infestação de pensamentos errados, atitudes incorretas, ou comportamento pecaminoso — criando problemas que exigem enorme atenção para serem corrigidos. O caminho sábio é reconhecer que precisamos cuidar dos nossos corações permanecendo na Palavra de Deus e abraçando suas verdades.
Em Salmo 119:11, o rei Davi reconheceu o perigo de não alicerçarmos nossas vidas nas Escrituras, e disse. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
Concentrando-nos na Palavra, construiremos vidas espirituais fortes que nos ajudarão a evitar os perigos que crescem, inevitavelmente, em lugares descuidados. —WEC
Para crescer espiritualmente forte, leia a Palavra. Bill Crowder
O NATAL DE MARIA
Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. —Lucas 2:19
Aquela não foi uma noite idílica, ou de paz. Foi fria a noite de Belém em que uma adolescente amedrontada deu à luz ao Rei dos reis. Maria suportou a dor da chegada de seu bebê com a ajuda apenas das mãos grossas de carpinteiro, de José, seu noivo. Os pastores podem ter recebido uma serenata nos campos próximos, onde os anjos cantaram louvores ao bebê, mas Maria e José ouviram somente os sons dos animais, a agonia do nascimento, e os primeiros choros de Deus em forma de bebê. Uma estrela de grande magnitude brilhou no céu aquela noite sobre as dependências onde estavam, mas para esses dois visitantes a cena da manjedoura foi um lugar sombrio.
Quando José colocou o menino nos braços de Maria, um misto de admiração, dor, medo e alegria deve ter passado pelo seu coração. Ela sabia, por causa da promessa de um anjo, que esse pequeno bebê enrolado em panos era “o Filho do Altíssimo” (Lucas 1:32). Ao olhar atentamente em Seus olhos na semiescuridão e depois nos de José, ela deve ter pensado consigo mesma sobre como iria criar esse cujo reino nunca terá fim.
Maria tinha muito para meditar em seu coração naquela noite especial. Agora, dois mil anos depois, cada um de nós precisa considerar a importância do nascimento de Jesus, e de Sua morte, ressurreição e promessa de retorno, que se seguiram. —JDB
Deus veio viver conosco para que pudéssemos viver com Ele. Dave Branon
Está tudo bem?
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
Quando o coral da escola se preparava para cantar o clássico hino de Horatio G. Spafford, “Sou Feliz com Jesus”, um adolescente se adiantou para contar a familiar história deste cântico. Spafford escreveu esse cântico quando estava em um navio que passava perto do local, no mar, onde suas quatro filhas haviam perecido.
Enquanto escutava essa introdução, e depois as palavras cantadas pelos adolescentes, eu senti um turbilhão de emoções. “Onde suas quatro filhas haviam perecido” eram palavras duras de entender, enquanto escutava novamente as palavras de fé de Spafford. Tendo perdido uma filha subitamente, acho inconcebível a ideia de perder quatro.
Como tudo podia estar “bem” com Spafford em sua dor? Ouço as palavras “Se paz a mais doce me deres gozar” e me lembro do lugar onde posso encontrar paz. Paulo diz em Filipenses 4 que ela pode ser encontrada quando expressamos nossas orações mais íntimas diante de Deus (v.6). Através da oração confiante, aliviamos nossos corações, despojamo-nos de nossas ansiedades e entregamos a nossa dor. E então podemos conseguir “a paz de Deus” (v.7) — uma calma de espírito, divina, inexplicável. Essa paz vai além da nossa habilidade em compreender as circunstâncias (v.7), é uma sentinela em nosso coração, através de Jesus, que nos protege e permite que sussurremos mesmo em meio a dor: “Sou Feliz com Jesus”.
Jesus nunca comete qualquer engano. Dave Branon
Eu preciso lhe dizer moça... Cuidado com seu coração, guarde o máximo que puder.
Ao longo da vida, muitos tentarão ganhar espaço nesse meigo coração para no final devolvê-lo totalmente destruído.
Tentarão te enganar dizendo que a culpa foi sua, insistirão em fazer do seu sentimento um jogo ao diminuir sua autoestima.
Não estou dizendo que serão todos, alguns até que cuidariam da maneira certa do seu coração, se sentiriam sortudos por tê-lo conquistado.
Mas calma, talvez não seja a hora de entregar ao primeiro “bom moço” que aparecer, antes terá que aprender a se amar totalmente, ser feliz sem depender de ninguém.
Você não precisa de sua “alma gêmea” para ser completa, não é necessário colocar sua felicidade na mão de outro para dar boas gargalhadas.
Não que eu esteja te desejando uma vida solitária, não é isso, quero que você se sinta realizada antes de entrar em um relacionamento, que seja um poço de alegria para compartilhar com seu parceiro.
E quando estiver bem consigo mesma, com seu corpo, com sua espiritualidade, vai aparecer alguém que caberá perfeitamente em seu coração.
Tudo ficará mais fácil, sua autoestima que antes já era alta será multiplicada, suas risadas que já era contagiante ficarão melhores ainda... Seus planos e projetos não serão destruídos por falta de incentivo, agora terá um telespectador que estará torcendo pelo seu sucesso.
Só aguarde, e guarde esse belo coração... Na hora certa aparecerá a pessoa digna de segurá-lo sem a intenção de machucá-lo.
instagram: @marcosspoeta
Cada palavra não dita tem seu peso em nossa alma, então cuidado com o que você guarda em seu coração!
Para guardar um amor, temos que ter memória fraca para certas coisas e um coração desesperadamente atento para outras. É preciso conhecer certos detalhes e dar-lhes a devida importância, apreciar o pôr do sol como se fosse a primeira vez e se dar as mãos como se elas nunca se tivessem separado. Ah, o amor!
O amor que não me dedicastes
eu guardo em meu coração
o amor que jamais pronunciastes
está na poesia de minha oração
Ah! este amor que não mereci
o afeto do tamanho de minha ilusão
o amor que não conheci
se acabará comigo dentro do coração.
Ao amor, amor e amor
dedico-lhes uma flor.
A BUSCA PELA PAZ
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
No auge de sua popularidade, criatividade e riqueza, os Beatles produziram um projeto controvertido chamado “O Álbum Branco”. Já sinalizavam o rompimento da banda, exibindo composições individuais em vez de parcerias.
O projeto também revelou uma desilusão crescente com os resultados advindos da fama. John Lennon expressou em sua canção “I’m so tired” (Estou tão cansado) o vazio causado pela sua vida “bem-sucedida” e afluente com estas palavras de cunho profundo: “Eu lhe daria tudo que consegui por um pouco de paz mental.” Tudo o que tinha, tudo que havia realizado, tudo o que se tornara não satisfazia esta simples, todavia profunda, necessidade pessoal.
O mundo em que vivemos não pode oferecer paz. Oferece apenas poucas opções. Prazer, poder e posses não substituem a paz do coração e paz mental.
Paulo lembrou os crentes em Filipos: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). Esta é a paz que Deus traz àqueles que foram reconciliados com Ele, pela fé em Seu Filho Jesus (Efésios 2:14-16). É a paz que devemos compartilhar com um mundo que a busca desesperadamente.
Paz, a paz verdadeira encontra-se somente em um relacionamento com Jesus. Você já recebeu a Sua paz? —WEC
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. —Jesus Bill Crowder
Oceano
São tantos os segredos
no coração de uma mulher...
Guardados, mergulhados,
e nem sempre encontrados.
A flutuarem na escuridão
como um emaranhado de coisas
obscuras, em momentos.
Noutros, tão límpidas...
Do que virá pela frente,
incertezas!
Um oceano tão profundo
cheio de surpresas.
Amores vividos,
momentos sofridos...
Sentimentos,
aventura de viver!
O amor é um sentimento muito forte, algo que fica guardado dentro de nosso coração. Este sentimento não pode ficar isolado, pois assim poderá morrer sufocado, talvez de tanta tristeza, por simples desilusão.
O amor tem que ser dividido, compartilhado, criando emoções, para que se multiplique em milhares, talvez milhões de corações!
A SOBERBA QUE ENDURECE O CORAÇÃO
Provérbios 4:23 – “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”.
Pv 8.13: Deus aborrece a soberba
Pv 11.2: A soberba é afronta a Deus.
Mc 7.20-22: A soberba é o pecado do coração
A soberba da vida não é de Deus
Jó 11.7: Nenhuma soberba resiste a Deus
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Guarda meu coração
Guarda meu coração
Não quero viver de aparência
Não posso perder minha essência
Guarda meu coração
Guarda meu coração
Não posso viver de vaidade
Fui gerado na simplicidade
Guarda meu coração
Pai, enganoso é meu coração
Mas eu faço essa oração
Não me deixe perder de Ti
Pai, abro mão do meu Eu
Quero viver pra Deus
Por favor, cuida de mim