Grandes Pensadores
"desejava fugir ao sol, ao esforço, às lágrimas (...) desejava ,enfim, reencontrar a sombra e o repouso"
"Também lá, em redor desse asilo onde as vidas se apagavam, a noite era como uma treva melancólica"
O que era necessário era reconhecer claramente o que devia ser reconhecido, expulsar, enfim, as sombras inúteis, tomar as medidas que convinham.
Mas os dias passam-se sem dificuldades desde que se tenham criado hábitos. Sob este aspecto, sem dúvida, a vida não é muito emocionante. Mas, ao menos, não se conhece entre nós a desordem.
... e a sociedade dos vivos receava durante todo o dia ser obrigada a ceder o passo à sociedade dos mortos. Era a evidência. Bem entendido, era sempre possível esforçar-se por não a ver, fechar os olhos e recusá-la, mas a evidência tem uma força terrível que acaba sempre por vencer. Qual o meio, por exemplo, de recusar os enterros no dia em que aqueles que amamos têm necessidade de ser enterrados?
A percepção de que a vida é absurda não pode ser um fim, mas apenas um começo.
É necessário viver com o tempo e morrer com ele ou se subtrair a ele para uma vida maior.
Amar uma pessoa é estar disposto a envelhecer com ela.
E ele sabia também o que o velho estava pensando enquanto suas lágrimas corriam, e ele, Rieux, pensava também: que um mundo sem amor é um mundo morto e sempre chega uma hora em que se está cansado das prisões, do próprio trabalho e da devoção ao dever e tudo o que se deseja é um rosto amado, o calor e a maravilha de um coração amoroso.
Minhas noites são sagradas. Como dizem na minha terra: “Não se deve deixar para amanhã”.
O que se denomina razão de viver é ao mesmo tempo uma excelente razão de morrer
Buscar o que é verdadeiro não é buscar o que é desejável.