Grandes Pensadores

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O indivíduo inteligente só deseja continuar junto de quem lhe seja superior.

Platão
Fédon.

O Simples guarda o enígma do que é grande e permanece.

A poesia é a fundação do ser pela palavra.

Precisamos pensar no fato de que ainda não começamos a pensar.

Origem significa aquilo a partir do aqui e através do qual uma coisa é o que é como é. (...) A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial. (...) O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.

Martin Heidegger
A Origem da Obra de Arte

Somente um Deus nos poderá salvar!
[Nur noch ein Gott kann uns retten].

A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento; é um ato criador que dissolve ideologias.

A grande tragédia do mundo é que não cultiva a memória, e portanto se esquece dos mestres.

Nenhuma época soube tantas e tão diversas coisas do homem como a nossa. Mas em verdade, nunca se soube menos o que é o homem.

Só há mundo onde há linguagem.

Mas, onde há perigo, cresce, também, a salvação.

Para Heidegger, aquele que se questiona, ou seja, que possui uma existência autêntica, mergulha de ponta na própria angústia do ser, que para ele é originária do dasein... originária em você. Para ele, você pode sufocar esta angústia, com chocolate, coca-cola, vídeo game ou séries de TV, mas ela está sempre lá. E o que faz essa angústia para esse filósofo alemão achar tão legal assim? Ela te faz experimentar o ser e o nada. Você vai além dos entes cotidianos, experimentados por todos, você, que se questiona, experimenta o que é o ser o que é o nada. Nisso consiste a tua angústia.

O ser no mundo, enquanto ocupar-se, é tomado e obnubilado pelo mundo com que se ocupa

Morrer não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente.

Quem pensa grande também erra grande.

Todo homem nasce como muitos homens e morre de forma única.

Na angústia não acontece nenhuma destruição de todo o ente em si mesmo, mas tampouco realizamos nós uma negação do ente em sua totalidade para, somente então, atingirmos o nada. Mesmo não considerando o fato de que é alheio à angústia enquanto tal, a formulação expressa de uma enunciação negativa, chegaríamos, mesmo com uma tal negação, que deveria ter por resultado o nada, sempre tarde. Já antes disto o nada nos visita. Dizíamos que nos visitava juntamente com a fuga do ente em sua totalidade.

Muito cedo a televisão, para exercer sua influência soberana, percorrerá em todos os sentidos toda a maquinaria e todo o alvoroço das relações humanas.

⁠A renúncia não tira. A renúncia dá. Dá a forca inesgotável do simples.

Martin Heidegger
O caminho do campo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.

Quando duas ondas colidem, nenhuma chega a seu destino.