Grandes Pensadores

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Amamos mais o que conquistamos com sofrimento.

Não temos que falar aquilo que pensamos, mas temos que pensar naquilo que falamos.

“Os homens são bons de um modo apenas, porém são maus de muitos modos” (Aristóteles, Ética a Nicomaco)

O castigo do mentiroso é que não acreditamos quando ele fala a verdade.

É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos.

Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem.

Não tente colocar os seus pensamentos e ideias como verdades absolutas. A verdade nem sempre é a resposta que buscamos, é por vezes, arma dolorosa que fere tanto quanto a mentira, por isso, busque apenas o conhecimento. Saber do que você precisa já pode te livrar de muita coisa ruim.

E cuide dos seus atos, são eles que formam o que você está vivendo, e atraem semelhantes coisas para a sua eternidade. Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito.

"É natural no ser humano o desejo de conhecer."

Na realidade, viver como um homem significa escolher um objectivo e dirigir-se para ele com toda a conduta, pois não ordenar a vida a um fim é sinal de grande estupidez.

"O desejo de ser amigo é um
processo rápido, mas a amizade
é uma fruta que amadurece lentamente."

Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.

É livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir.

Aristóteles
Chauí, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

Mas, assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que não conhece a
justiça e as leis é o pior de todos.

"Eu sou o que eu faço e não o que eu digo."

A vitória pior de se alcançar é a vitória sobre si mesmo.

As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.

O excesso e a deficiência são uma marca do vício e a observância da mediania uma marca da virtude.

A riqueza é muito mais desfrutar do que possuir.

A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana.

Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.