Grades poesias de Professor
Professor que interage falsamente com os colegas usa artifícios para humilhar e intimidar alunos, pois não gosta dos mesmos, é antiético, prescindível, apedeuta, néscio, presunçoso, reboto e boquiaberto. Caso se encontra em tal situação, abra caminho para aqueles que amam a Educação.
Desde o Meno, de Platão, é possível estabelecer que o professor não é, em primeiro lugar, alguém que sabe instruindo quem não sabe. Ao invés disso, ele é alguém que tenta recriar o assunto na mente do estudante. Sua estratégia é a de antes de mais nada fazer o estudante reconhecer o que potencialmente já sabe, e isso inclui a quebra dos poderes de repressão interna que o impedem de distinguir o que sabe. Eis aí a razão de ser o professor, e não o estudante, quem faz a maior parte das perguntas. Esse traço de ensino em meus livros provocou algum ressentimento entre meus leitores, ressentimento que se deve muitas vezes à lealdade para com outros professores. Esse ressentimento vem junto com a percepção de uma certa esquiva deliberada de minha parte, trazida à baila sobretudo porque não dispenso a ironia, coisa essencial, para todo o professor desde Sócrates. Nem toda a esquiva, entretanto, é apenas uma esquiva. Até mesmo as parábolas de Jesus eram ainoi, ou seja, fábulas com uma característica de enigma. Em outras áreas, como no zen-budismo, o professor no mais das vezes é alguém que mostra sua capacidade por se recusar a responder às perguntas ou que as varre com algum paradoxo. Responder a uma pergunta (ponto a que voltaremos no curso deste livro) é consolidar o nível mental em que foi formulada. A menos que se deixe algo de reserva, sugerindo a possibilidade de uma pergunta melhor e mais completa, o avanço mental do estudante se detém.
Aluno amigo e confiável traz baralho e denuncia o professor por deixá-lo jogar truco na aula dele. Estranho é condenar o professor que espera por eles concluírem as atividades propostas ali.
O melhor professor é o exemplo e o exercício das VIRTUDES de nossas ações e atitudes e não de palavra futil e inertes.
“Observa-se quando a educação está em colapso, quando em sala de aula, um professor por sofrer tanta carência, necessite ser ensinado pelo próprio aluno.”
(...) E QUE FIQUE BEM CLARO: Antes de assumir a titulação acadêmica de professor de língua portuguesa, sou Ser humano, sujeito a falhas, assim como todo e qualquer indivíduo que habita este planeta. Portanto, não espere que eu seja uma "gramática" ou um "dicionário" de nossa língua. Abandone a tradição,culturalmente enraizada em nossa sociedade ocidental, de que professor de língua portuguesa tem de saber de tudo. E que fique mais claro ainda: Não defendo a tese de não se importar com a gramática, defendo a ideia de respeito ao Ser humano que possui sentimentos e falhas. Até porque, perfeito mesmo, só Deus.
Bom professor não merece cobrança externa sobre seu trabalho, pois já basta a que ele faz a si mesmo mediante a frustração que é não conseguir desempenhar seu papel como gostaria, inclusive devido a fatores externos.
Deus é o maior e melhor pai e professor. Ele ensina e orienta a cada um de multiplás maneiras, de acordo com os modos viventes de cada ser. E no momento de provar cada um o que aprendeu, ele fica aguardando cada criatura a passar no seu teste, sempre permanecendo em silêncio durante o mesmo.
Professar a profissão de professor pressupõe principalmente pregar, pautado em premissas positivas. Pois, permanentemente o poder das palavras pode potencializar a perseverança. Portanto, persisto plenamente na práxis, publicando projetos, planos e pautas, no propósito pacífico de prestigiar pessoas plenas, pelas perícias peculiares e pertinentes ao processo profissional.
O que a criança vivencia é o que ela mais capta. Não é somente o que o professor diz a ela, mas o que ela ver principalmente pai e mãe fazendo. A educação pelo exemplo é a mais importante de todas. A criança vai captar muito bem o comportamento dos pais e há uma grande possibilidade de reproduzi-lo. A educação é feita a todo o tempo, não somente quando se fala, mas principalmente por suas ações. Uma criança deve aprender essencialmente que o mundo é feito de diversidades e que o respeito pelo outro é essencial para uma vida harmônica.
O papel do professor é oferecer ferramentas adequadas para que os estudantes se tornem plenos protagonistas de seus pontos de vista a respeito do mundo e de si mesmos.
No Brasil está tudo invertido. O salário do político tinha que ser do professor e o do professor ser a do político.
Sou professor de tanta gente, ensinando e mostrando e compartilhando os conhecimentos, e até hoje eu não sei nada, sou grato aos que me reconhecem como um instrutor, e que me conhecem dentro e fora das redes sociais, infelizmente eu não tenho como compartilhar um décimo do que eu vivo lá fora aqui com vocês, assim como a vida é um universo cheio de estrelas e coisas maravilhosas.
Lamentar a perda de um amigo e professor era adequado e honorável, mas chafurdar desnecessariamente na perda era dar ao passado poder demais sobre o presente.
Conheço escola que troca a senha toda semana para o professor se enjoar de pedir acesso ao wifi. Alegando que a secretaria não anda com tanta gente pendurada na net da escola! Também é proibido o aparelho celular na escola.
Pai: herói que sente medo mas se esforça para não ter; um amigo e professor que se abre para aprender; campeão por ter um time que se une para vencer e que carrega em seu sorriso a alegria de viver.
Para professor que tem conhecimento da sua função não há necessidade de esmiuçar ações. Basta dizer: você usará tal método para alfabetizar. Pronto, não precisa mais. Esse profissional tem que saber o que é, exatamente, a sua tarefa. Um método não varia, a não ser para se acrescentar e não modificar. Mas, ao que parece, professores não aprendem isso. Sempre a necessitar de clareamento, treinamento, informações. Afinal, o que é ensinado na sua formação?
Um aluno e um professor podem mudar o mundo, mostrando como o coração escreve a sua confiança em Deus diante dos homens.
O profissional mais perigoso existente no mundo é o professor. Ele pode transformar pessoas em grandes vencedoras, entretanto também pode ser um destruidor de sonhos.
- Relacionados
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poema para Professor
- Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)