Grades poesias de Professor
"Um professor de hebraico bíblico não apenas ensina; ele prepara pontes entre o céu e a terra, palavra por palavra."
Que o sucesso dos nossos alunos seja a nossa reserva de reputação cultivada dia após dia. Isso nos ajudará a construir um patrimônio de amor-próprio e autoconfiança que aumentará em dignidade com o tempo. Um professor tem por missão construir seres humanos melhores que ele próprio. Esse desafio demanda desprendimento e generosidade.
A considerar que a complexidade nada mais é que um emaranhado de simplicidades, ignorância é não saber ensinar a busca pelo simples. O viver é básico. Aprender é natural. Então, ninguém tem o direito de atrapalhar um aprendizado demonstrando-se senhor do Saber.
Somos notadamente ignorantes, uma ilha num oceano de desconhecimento. Crescemos tentando aprender a navegar no desconhecido. Quando enfrentamos esse oceano, não sabemos muito bem onde iremos parar diante da imensidão que só aumenta. Por isso, sempre buscamos voltar para a nossa ilha de segurança.
Mas, viver é assumir riscos e isso nos motiva. O risco do navegar é preciso. Há momentos, porém, em que o único ensinamento que podemos oferecer é: "Hoje, mantenha-se vivo e otimista".
Sobrevivemos mais um dia. E isso é o que conta.
Muitos pró-aborto vêem o embrião como um potencial ser humano. Contudo, está claro para mim e para muitos outros, que os dados biológicos nos dizem que um embrião, mesmo em seus primeiros dias, é um ser humano com potencial.
Todo o ser humano possui esta qualidade desde o início de sua existência, ou seja, desde o momento da fecundação.
O ser tem prioridade sobre o chegar a ser, o ato sobre a potência.
Para poder ser, a pessoa já deve ser. O embrião humano é um ser com potencialidade e não um ser em potencial.
O ato de pensar , centrado apenas em convicções pessoais, converte-se numa raza proposição de uma forma minimalista do mundo não cartesiano. Faz-se necessário o aprofundamento nas mais diversas correntes de pensadores que ofereceram , não somente proposições, antes , estes homens e mulheres ,comprovodamente sábios (pela vasta produção literária que construíram ) nos trouxeram ao mundo real que , as sombras do medo, e da ignorância, tentou disfarçar. Construi esse pensamento por ter saído da caverna. Se para você que lê essa breve exposição do que seria pensamento, achar estranho os termos , caverna , sombras de realidade e medo, lhe restarão duas opções. 1. Acreditar que esse é um puro devaneio e desconsiderar cada palavra escrita.
2.. Buscar a concordância de nexo e causalidade que desembocaram em uma alegoria há muito conhecida que propositalmente , me outorgo do direito de não dizer o nome do autor da mesma , para te instigar nesse lindo processo da construção saudável do pensamento filosófico.
O prazer dura um instante e passa, deixando um gosto de morte, na maioria das vezes.
Mas, a felicidade é a alegria do espírito, que quando acontece deixa sabor de vida.
A mais bela profissão é aquela que faz as crianças alçarem voos em direção ao futuro.
Feliz Dia do Professor!
15 de outubro
Aos professores, mestres e doutores.
É com grande alegria e prazer que posso dizer. Que seria de uma sociedade, seja no campo ou na cidade, a ausência da docência, o ensino de verdade?
Deveras pois todos, indistintamente agradecer, ao doutor, mestre ou professor, por horas e horas de labor. Por dedicação integral, buscando sempre o conhecimento, e repartindo na moral, com muito esmero, tamanha dedicação, ansiosos por verem seus alunos em diversa formação.
Parabéns, professor, mestre e doutor, por dedicar seu precioso tempo laboral, em ajudar a resgatar nos dá ignorância colossal. Por cada contribuição intelectual, na ajuda em galgar cada degrau, nos mais diversos patamares do saber, nos levando até as portas maiorais, na oportunidade de aprender cada vez mais.
Tenham todos, professores, mestres e doutores, vida longa e muita paz. Por cada discente que a vida lhe traz. Pela oportunidade de fazer o ignorante galgar os degraus do conhecimento, rumo aos patamares do saber, sempre com louvor e maestria, onde muitos alcançarão mais é mais, sabedoria.
Meu sincero agradecimento a todos os professores, mestres e doutores que tive e tenho ainda, o privilégio maior de conhecer, de aprender a amar e realmente muito considerar.
Vida longa com saúde, graça e paz a vossas excelências da propagação do saber.
Parabéns aos professores,
Por nos fazerem ser quem somos e nos conceder o privilégio de enxergarmos o melhor de nós, mesmo quando o melhor, muitas vezes, não conseguimos enxergar em nós mesmos.
E se na vida existe a esperança de um futuro e de uma sociedade melhor, isto se deve ao professor!
Ao mestre!
Eles trabalham por amor
toda formação constrói
nos ensina a ter valor
mesmo se a vida corrói
é um segundo genitor
que em vez de professor
eu vou chamá-lo de herói.
As relações de acordo permanente anti-violência e estimulo das relações de paz entre agentes de segurança e comunidade se conflitam, por causa de nossa cultura liquida (Bauman 2011)cada uma dá importância para seu pedaço e quando alguém o ameaça não resolvo pela amizade e pela contemporaneidade para pelo uso da força e da lei. Dentro desse conceito deixo de construir relações sólidas sociais de discussão de soluções para nossa convivência. O que vale é minha individualidade e não a coletividade"
(Zigmunt Bauman é um sociólogo polonês)
O ambiente ou o jogo dos negócios, seja no setor público ou privado, são marcados sempre por negociações. As partes negociam o tempo todo. As negociações existem regras e conhecidas. Quando elas são realizadas fora desse estágio. Na maioria dos casos são ilegais. Mas como elas geram vantagens maiores, do que as realizadas dentro das regras. Uma grande parte dos negócios sempre serão realizados dessa forma. Utopia é pensar que isso vai acabar. A única pessoa que pode por fim nisso é você mesmo, não aceitando outras regras que não sejam legais, conhecidas e transparentes. Isso é muito mais do que colocar a cabeça no travesseiro. Aquilo que nossa mãe dizia quando éramos crianças, eu não estou vendo que você está fazendo errado, mas Deus está. Nem acreditando em Deus e em nome dele isso não acontece, imagine quem não está nem ai com isso?
Se queres contar as verdadeiras bençãos em sua vida - fuja desses ambientes e dessas pessoas.
Respeito todas as profissoes, cada uma tem seu valor, sua formosura, mas todas elas nascem de uma chamada PROFESSOR. Ninguém é médico, dentista, advogado, dentista, engenheiro, doutor, sem passar pelo carinho, pela atençao e pelo amor de um professor.
Feliz dia do professor.
Texto reescrito e readaptado por Priscilla Rodighiero
Desconheço a fonte do texto original.
FELIZ DIA MAESTRO !
A todos os meus professores ....
Que me ajudaram a desaprender preconceitos.
Que desconstruíram minhas convicções tacanhas.
Que não duvidaram dos meus ideais .
Que tiveram paciência com as minhas perguntas sem respostas.
Que foram mestres mesmo que eu não percebesse.
Que incentivaram até quando disseram -me : não !
Que são meus grandes amigos .
Que talvez eu nunca mais verei mas sempre serão parte do que sou. ..
O verdadeiro valor de uma pessoa, não está na beleza de sua face, nem na riqueza de seus bens. Mas na simplicidade de seus atos e na sinceridade das suas palavras...
Gustavo Konrad
26-01-2.021
Cordel da EJA
Muitas são as dificuldades encontradas por quem constrói o universo da Educação de Jovens e Adultos.
Para os alunos que estão recomeçando com todos os desafios, o preconceito do desnível, os conflitos de concepções, a luta contra o cansaço, a merenda não muito agradável mas um desejo no coração.
Para os professores, o último expediente, tentam manter o sorriso nos dentes para esconder o grande enfado. Ajustam a paciência para aquele aluno exaltado, pega na mão de dona Maria pra ela não escrever errado, mesmo que no curso de matemática para isso não tenha lhe preparado,
ouve até comentários de seus próprios colegas que professor da EJA é um tanto folgado, não sabendo eles que pra ajudar no recomeço exige é serviço dobrado.
Para o gestor é um tanto complicado, mediar os conflitos dos alunos ditos como “os danados”, justificar a falta de água e do material dourado é cobrado de todo lado, professor, aluno, vigia até do secretariado.
E a coordenadora por essas horas está rodando pra todo lado, botando aluno pra dentro, planejando caso a caso, tentando marcar uma reunião que inclua todo o professorado.
Mesmo com tudo isso, é um grande prazer participar pra valer da segunda chance da vida desse alunato semi-alfabetizados, da BNCC escanteados mas no meu coração, sempre amados!
Rayane Valentim
Ao mestre com carinho
Este Ser do livro, do saber, do ensinar
Que as nossas primeiras letras vêm formatar
É sábio que divide o que possui
Ao aprendizado contribui
Com amor, dedicação, coração
Sacerdote da verdade, abnegação
Ao pupilo a passagem da experiência
Os degraus da filosofia
As palavras, a escrita, a poesia
Do tempo, dos valores, da graduação
Obstinação incontida
Existência dividida
Com todos repartida
Que em nossa vida traz luz
Em nossa alma... “De truz”
Aqui todo o nosso louvor
Ao amigo, companheiro, professor!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
15/10/2010, 6’00”
Rio de Janeiro, RJ
Haverá um dia que tentarão desacreditar dos seus ensinamentos. Seja resistência pois, os frutos serão prósperos e para vida.
Feliz dia das Professoras e Professores.
Abril vermelho
Vejo o mar agitado se abrir
e a multidão em polvorosa ir em direção à costa
vejo ondas cada vez mais altas
e a rebentação cada vez mais forte
vejo professores em todo território nacional
rebelados e rebelando-se contra o sistema
ao meio dia
à meia noite
a todo tempo
vejo punhos se cerrarem
e a malta se unir nas ruas
não vejo a inércia de antes
vejo sangue, dor, lágrimas
vejo esperança, força, garra
prevejo mudanças profundas
oriundas dessa tormenta
vejo o povo retomando o controle
promovendo revoluções em série
vejo o povo nas ruas de mãos dadas com a Educação
e a marcha diária de ocupação nas praças e palácios dos governos
somando um, dois, três milhões...
Ainda não consigo enxergar o fim dessa peleja
mas vejo nitidamente o início de tudo isso
vejo acontecer em tempo real revoluções por minuto.
Revendo um recorte da história e refletindo um pouco, percebi que a maior mentira já contada sobre a educação no Brasil é: 'Na ditadura é que as escolas eram boas. Para ser admitido em escolas, os estudantes precisavam passar por uma prova. O ensino público era de boa qualidade'.
Pois bem, o problema é que na verdade, as escolas estavam evoluindo nas décadas de 60 até o início da de 70, por causa dos 'avanços' anteriores a essa época. É ingenuidade (ou esperteza demais) pensar que em tão pouco tempo, todo o ensino mudou, porque a ditadura se instaurou. É muito mais lógico, acreditar que foi um crescimento alcançado por décadas de esforço. O que a ditadura fez, a mando dos EUA e com o aval da imprensa (e da elite) Brasileira, foi acabar com o avanço da qualidade do ensino. Os maiores brasileiros do século passado foram presos, torturados e os que não conseguiram exílio foram mortos. Não foi o aumento do número de vagas que diminuiu a qualidade, mas sim o plano do capitalismo, em manter o Brasil como subdesenvolvido. Se nossas escolas, nossos educadores, nossos políticos honestos não tivessem sucumbido aos 24 anos de atraso extremo, poderíamos até não estar lá nos 90%, mas com certeza estaríamos muito melhor.
- Relacionados
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poema para Professor
- Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)