Gostar de Animais
Deixar de comer carne ajuda um pouco os animais. Ser vegano e passar a vida atraindo pessoas para está causa: ajuda muito mais.
Tirando a necessidade, a alma humana assim como a dos animais se manifesta no desejo, é isso que as move; nossas paixões variam: de pessoas, a objetos, lugares, comidas... No fundo nossa maior paixão é nosso próprio ego. Ele é a chama do desejo.
O cavalo é um dos animais mais escravizados pelo homem, este ser infeliz é condenado a passar a vida trabalhando.
Cavalo livre é cavalo que nunca foi montado.
Primeiro foram os negros, depois as mulheres.
O veganismo é a tentativa de libertar os animais do homem. Esse será o próximo passo para a evolução humana.
O homem promove o extermínio de algumas espécies de animais com o pretexto que estes nasceram para lhe servir de alimento, vestimenta e para testes de prevenção. Agora, quando sua própria espécie sofre com catástrofes naturais, dizem que foi castigo de Deus: talvez tenham razão.
Deus não criou os animais para que os padecemos explorar, ele criou a inteligência do homem para que os pudesse amar.
O homem, assim como os outros animais, convive em conjunto sob intermédio de uma rotina que o submete a uma mera existência fragmental entre a imensidão do todo que o cerca.
Ouvi algo sobre uma tese, de que animais com cérebro pequeno teriam sido dotados de uma boca grande, como compensação e garantia de sobrevivência. Apesar de ser apenas uma teoria, isso é fácil de ser percebido quando se trata da espécie humana.
Pseudônimo
De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar e, deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência. Quando paramos pra pensar, percebemos que é quase tudo uma questão de afetos, de preferências. Até mesmo quando emitimos nossas conclusões sobre algo, denotamos nossas afetações. Coelét, o escritor do Eclesiastes, por exemplo, discordava diametralmente que o conhecimento trouxesse alegria. "Porque na muita sabedoria há muito enfado, e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza."
O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê.
Brahma Kumaris
Os animais possuem carma? Porque animais sofrem? Até que nível fazem escolhas, pois a inteligência deles existe mas, é menor que a nossa.
Acredito que em parte temos livre-arbítrio mas, muita coisa não temos escolhas, estamos sujeitos ao ambiente e terceiros.
Pense nos animais queimando no pantanal, tiveram escolha? Foi cármico? Ou estão pagando pela consequência de compartilhar o mesmo planeta que os humanos, de nossa irresponsabilidade e egoísmo?
Esse foi o momento que eu quebrei com toda ou qualquer religião.
Segui o Hinduísmo por alguns anos, não o deixo de seguir, acontece que quando seguimos os Hindus, temos que estar preparados para uma alimentação, assunto complexo que aqui não exponho. Primeiramente, quero deixar claro que apesar de meu comentário eu não sou budista. Apenas me interesso por todo tipo de filosofia. Segundo o budismo, os animais tem carma, sim.
Mas essa questão é extremamente complexa. Caso seja do seu interesse, sugiro pesquisar em livros sobre a filosofia budista. Há livros que explicam especificamente a questão do carma.
Pensamos, logo existimos e somos como todos os outros animais. A diferença é que estamos numa EVOLUÇÃO semi-racionais e semi-irracionais. Quanto ao pensar também, longe de uma excelência que é o de RACIOCINAR. Essas qualidades COGNITIVAS, só é possível e propício aos que possuem bom senso, lógica e razão.
Todos animais pensam. Mas o que para a maioria dos humanos seria salutar, seria com excelência não só pensar, mas também estando a RACIOCINAR.
A natureza dos animais humanos se mostra transformando gênios em seus trastes, devido a maioria serem assim e acharem os diferentes assim propícia. Isso porque a evolução não dá saltos ou propícia tantos em tão pouco tempo.
Pensar todos pensam, até os animais menos complexos que os seres humanos, e que estão carecendo somente de fazer com excelência. Contudo, portanto e entretanto, não há como culpar a natureza desses indivíduos, até porque, a evolução não dá saltos ou propícia tantos em tão pouco tempo.