Frases de Gorgias de Leontini

Cerca de 17 frases de Gorgias de Leontini

A arte da persuasão ultrapassa todas as outras, e é de muito a melhor, pois ela faz de todas as coisas suas escravas por submissão espontânea e não por violência.

A persuasão aliada a palavras modela a mente dos homens como quiser.

A persuasão é soberana, porque não há nenhuma verdade acima da que um homem pode ser persuadido a crer.

Difícil explicar o que leva o ser a direcionar as suas ações em função do meio.
Por vezes deixamos de fazer tanta coisa, justamente por conta do meio.
Liberte-se, escuta a tua intuição e serás feliz.

O artista é um criador de mundos.

Mesmo que pudéssemos pensar e conhecer o ser, nós não poderíamos expressar como ele é porque as palavras não conseguem transmitir com veracidade nada que não seja ela mesma. Quando comunicamos, comunicamos palavras e não o ser.

O que parece a mim é para mim, e o que parece a ti é para ti.

Frente ao drama da vida a única consolação é a palavra que adquire valor próprio porque não exprime a verdade mas a aparência.

Se é eterno não teve princípio, se não tem princípio é infinito, se é infinito não está em nenhum lugar, se não está em nenhum lugar não existe.

Assim como o olho não enxerga os sons, o ouvido não ouve as cores, mas os sons. Quem fala expressa bem um som, mas não pode, falando, expressar uma cor ou uma experiência.

Mesmo que as coisas sejam, elas não são conhecíveis.

A poesia é um discurso com métrica e quem a escuta é invadido por um arrepio de estupor, uma compaixão que arranca lágrimas, um ardente desejo de dor e pelo efeito das palavras a alma sofre seu próprio sofrimento ao ouvir a sorte ou o azar de fatos e pessoas estranhas.

Uma mesma atividade pode ser boa ou ruim dependendo de quem a pratica e em que situação se encontra.

O ser não é uno, não é múltiplo, nem incriado e nem gerado, por conseguinte o ser é nada.

Mesmo que o ser existisse, ele não poderia ser conhecido, pois se podemos pensar em coisas que não existem é porque existe uma separação entre o que pensamos e o ser, o que impossibilita o seu conhecimento.

Podemos somente analisar a condição em que nos encontramos e expor o que devemos ou não fazer e mesmo o que devemos ou não fazer muda muito dependendo da situação em que nos encontramos.

⁠Da mesma maneira que diferentes drogas extraem diferentes humores do corpo – algumas pondo fim à doença, outras à vida – as palavras tem efeitos similares: algumas causam dor, outras alegria, algumas causam medo, algumas incitam o público à ousadia, algumas entorpecem e enfeitiçam a alma com uma persuasão maligna.

Górgias de Leontini
Elogio de Helena.
Inserida por joaoflaviorb