Poemas de Gibran Khalil Gibran

Cerca de 110 poemas de Gibran Khalil Gibran

A vida é uma ilha, as rochas são teus desejos,
sonhos árvores e flores solidão.

Quando você estiver triste, olhe mais uma vez para dentro do seu coração e você vai descobrir que, na verdade, você está chorando por aquilo que tem sido sua alegria.

“Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”

“A fé é um oásis no coração que nunca será alcançado pela caravana do conhecimento.”

É belo dar quando solicitado; é mais belo porém, dar por haver apenas compreendido.

“É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações.”

O mais digno de piedade entre os homens é o que transforma seus sonhos em ouro e prata.

Generosidade é dar mais do que você pode, orgulho é pegar menos do que você precisa.

“É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações.”

Vossos filhos não são vossos, eles veem através de vós, mas não vós pertencem.

O Louco No pátio de um manicômio encontrei um jovem com rosto pálido, bonito e transtornado. Sentei-me junto a ele sobre a banqueta e lhe perguntei porque estava ali.Olhou-me com olhar atônito e me disse: "Meu pai queria fazer de mim um retrato dele mesmo, e assim também meu tio. Minha mãe sempre comparava-me com outros que acreditava serem pessoas ideais. Minha irmã me apontava o marido, como modelo perfeito para ser seguido.Meu irmão pensava que eu devia ser idêntico a ele. E mesmo meus professores, colegas, conhecidos...criticavam-me de maneira velada por meu jeito de ser. Por isso vim pra cá. Acho o ambiente sadio. Aqui posso ser eu mesmo.

" A Vida pode ser, de fato, escuridão se não houver vontade, mas a vontade é cega se não houver sabedoria, a sabedoria é vã se não houver trabalho e o trabalho é vazio se não houver amor."

"A beleza só pode ser compreendida pelo espírito e o espírito só nasce e se desenvolve em sua companhia."

“O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o manifeste com simplicidade.”

Espero e quero que haja dificuldades em minha vida. Sem dificuldades a vida seria Insípida

A beleza é a eternidade a olhar-se ao espelho. Mas vós sois a eternidade e o espelho.

Se o Inverno dissesse: “A Primavera está no meu coração”, quem acreditaria no Inverno?
~

Quanto mais profundas as marcas da tristeza em vosso ser, maior alegria podereis conter.

Khalil Gibran
O profeta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

"O mar banha e acaricia as nossas mentes e corpos com suas ondas rítmicas, enquanto o oceano aéreo que vaga pelo céu eleva nossos espíritos para além desse mundo."
"Deste modo; ambos ligam a menor das formas vivas com a vastidão da Vida sem forma. E assim procedendo, completam o círculo da Criação que, em harmonia, nos liberta."
"E esse coração que resplandece, criando uma estrela de cada partícula de Vida; e nada mais é senão essa mesma luz da Vida que procuramos em cada gole de água e em cada golfada de ar."
Com a canção de suas palavras se desvanecendo no silêncio, ele voltou a face para as estrelas e deixou sua respiração se fundir, uma vez mais, com o ar que agora se movia suavemente à nossa volta cantando uma cantiga de amor.
Khalil Gibran

⁠Manter as Pétalas Bem Abertas
Para viver, é preciso coragem. Tanto a semente intacta como aquela que rompe a sua casca têm as mesmas propriedades. No entanto, só a que rompe a casca é capaz de se lançar na aventura da vida.
Essa aventura requer uma ousadia única: descobrir que não se pode viver através da experiência dos outros, e estar disposto a entregar-se. Não se pode ter os olhos de um, os ouvidos de outro, para saber de antemão o que vai acontecer; cada existência é diferente da outra.
Seja o que for que me espera, eu desejo estar com o coração aberto para receber. Que eu não tenha medo de colocar o meu braço no ombro de alguém, até que ele seja cortado. Que eu não tema fazer algo que ninguém fez antes, até que seja ferido. Deixa-me ser tolo hoje, porque a tolice é tudo o que eu tenho para dar esta manhã; posso ser criticado por isso, mas não tem importância. Amanhã, quem sabe, serei menos tolo.
Quando duas pessoas se encontram, devem ser como dois lírios aquáticos que se abrem lado a lado, cada uma mostrando o seu coração dourado, e reflectindo o lago, as nuvens, e os céus. Não consigo entender porque é que um encontro gera sempre o oposto disto: corações fechados e medo de sofrimento.
Cada vez que estou contigo, conversamos por quatro, seis horas seguidas. Se pretendemos passar juntos todo este tempo, é importante não tentar esconder nada, e manter as pétalas bem abertas.

(Khalil Gibran, in 'Carta a Mary Haskell, 10 de Setembro de 1920')

Inserida por Meninalobo