Gestão de Pessoas
CARREIRA PROFISSIONAL: O que eu posso melhorar na minha carreira? A chave para isso : (1) Autoconhecimento e (2) Autodesenvolvimento.
O autoconhecimento é o processo de conhecer a si mesmo, identificando na sua carreira quais são os seus pontos fracos e fortes.
O autodesenvolvimento é o processo de investir no aprendizado novo que permita potencializar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos.
Resultado: Empoderamento.
"Elogie quem faz um bom trabalho.
Ajude quem está disposto a melhorar.
Demita quem não quer nem ao menos tentar melhorar."
"Quando os problemas aparecem, quem é líder de verdade não fica procurando culpados. Primeiro, procura a solução."
Talvez você queira mais tempo.
Tempo pra sorrir, tempo pra amar, tempo pra expressar tantos sentimentos que não cabem nos momentos que você dispõe. Mas o tempo urge, corre, voa, parece estar sempre nas primeiras posições da corrida da vida. Então, não corra contra o tempo, use o tempo que você tem pra estar mais junto, pra fazer o que não fez enquanto há tempo. O mínimo e o máximo, precisam ser seus aliados. Assim como você teve tempo de ler esse texto, dê tempo ao tempo pra fazer tudo com você! Afinal, há um tempo específico para tudo e todos!
"Qual pensamento vem em sua mente assim que você acorda?
Ao escovar os dentes você mentaliza quais ações serão produtivas?
No café da manhã você vislumbra grandes acontecimentos?
Ao trocar de roupa você imagina novas oportunidades?
Se nada disto acontece com você nas primeiras horas do seu dia, reveja seus propósitos ou então crie um a cada amanhecer."
As rotinas organizacionais para a melhoria e adaptação, que são metas não quantitativas/financeiras, definem o caminho da vantagem competitiva e da sobrevivência organizacional a longo prazo
“Usar a capacidade intelectual e emocional para pensar a administração como um amplo sistema de gerenciamento de ideias e concepções, avaliar os mais diversos modelos e práticas de gestão, usando a sensibilidade para escolher com racionalidade aqueles que mais se adaptam as diversas necessidades e realidades atuais, representa a essência de uma capacidade diferente e inovadorade atuação chamada de sensibilidade gerencial.”
“Acorda Brasil! Conhecimento sim. Achismos ou aventuras não. Gestores profissionais sim. Amadores ou curiosos não.”
“O problema maior não tem sido o que os governantes e gestores brasileiros, não sabem, mais sim, o que eles sabem, mas que não é mais verdadeiro diante do atual contexto, que tem como foco a Sustentabilidade e Conectividade.”
“O Brasil hoje no Índice de Competividade Global, encontra-se abaixo do Chile, México, Uruguai, Colômbia e Peru. A Produtividade do trabalhador brasileiro é apenas de 25%, se comparada com o trabalhador norte-americano, nas mesmas condições operacionais. O que fazer?”
“O Brasil é um rico exemplo de grandes e ambiciosos projetos, mas, infelizmente, também exemplo de modelos de gestão sem eficácia que, além de não atingirem os resultados, trazem desperdício de recursos, desmotivação, descrença da sociedade e pobreza.”
“É preciso e é possível mudar. Mas não se pode continuar dando uma ‘carga rápida em uma bateria cujo elemento está danificado’. É preciso sim antes resolver o ‘problema dos elementos’, para ter um resultado eficaz e continuado.”
“Liderança, honestidade, ética, carisma, comprometimento, entre outros, são pré-requisitos para comandar uma sociedade. Porém, para o sucesso desse empreendimento, o conhecimento é vital, em particular, o conhecimento da arte da gestão.”
“Sabemos que não se muda com romantismo, não se cura essa grave doença da corrupção e da irresponsabilidade administrativa, que está levando esse rico país à falência, com remédios saborosos. Precisamos nos preparar, sem radicalismos e com uma só bandeira, para a busca de um Brasil mais justo, onde todos possam usufruir de suas riquezas, e com o resgate de nosso orgulho nacional.”
“Só é possível identificar o real problema quando conseguimos elaborar as perguntas adequadas. E para concepção dessas perguntas, é necessário experiência e domínio das técnicas e metodologias de gestão, adaptadas ao contexto próprio da organização foco.”
“Hoje não é mais possível atingir resultados competitivos sem um conhecimento multidisciplinar, consistente e atualizado para a integração, aprendizagem e comprometimento de toda organização em torno de seus negócios, objetivos e metas.”
“É preciso lembrar que trabalhar no governo é servir ao povo. É ter o povo como patrão. O setor público não é local para quem deseja acumular fortunas. Para isso tem o dinâmico setor privado com seus riscos e oportunidades.”
“A nova escola precisa ter ‘resistência’ a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes, algumas com origem em interpretações superficiais de pseudos intelectuais ou de um oportunismo politico partidário ideológico, que levou muitos países, em particular o Brasil, a uma situação insustentável.”
“A sistematização do conhecimento na área organizacional, que teve seu berço no final do Século XIX e início do Século XX, apresenta, atualmente, mudanças estruturais, motivadas por uma nova concepção do ser humano, pela evolução do conceito de globalização econômica e da dinâmica das novas tecnologias, criando possibilidade para um novo modelo de sociedade. Com conhecimento, liberdade, coragem e ética.”