Gestão Ambiental
Quem educa sofre, ama e chora, pois sofre ao ver o descaso do futuro, ama sentir o carinho de poucos e chora ao ver apenas um dizer: "eu consegui".
Dois tipos de pessoas participam de boatos. Quem é legal com todos e quem é chato com todo mundo. Em sua carreira seja apenas profissional, isso basta.
Não tenha vergonha de pedir ajuda, mas procure administrar sua matriz de medos para não se assustar com as dificuldades impostas pelas pessoas.
Chefe “carimbeiro” lidera por assinaturas e papéis, enquanto o líder extraordinário lidera por gestão de pessoas.
“Se não tens as características que o tornem o líder que desejas, encontre um e siga-o. Contribua para conquistar o almejado e, se sua escolha tiver sido acertada, ele certamente dividirá com todos as vitórias e derrotas obtidas ”
O desafio dos gestores está em transformar colaboradores com atribuições individuais em uma comunidade colaborativa de contribuições coletivas.
É preciso compreender que Autonomia não significa fazer o que quer, do jeito que se quer e quando lhe der vontade.
E claro, não se trata de buscar apenas benefício próprio.
Autonomia É termos consciência, autocontrole e domínio sobre as decisões e sermos responsáveis pelas consequências. Nas organizações, quando oferecem autonomia, não significa fazer de qualquer jeito, significa fazer ainda melhor o seu melhor para beneficiar o todo.
Portanto, autonomia, carrega em si uma questão de maior responsabilidade.
Se todos os insetos fossem extintos da terra, em menos de 50 anos todos os demais seres vivos seriam extintos. Se o ser humano for extinto, em 50 anos todas as demais formas de vida tendem a florescer.
A administração do tempo é um dos requisitos do bom gestor. Para ele, torna-se imprescindível ser organizado para utilizar os segundos e os minutos inovando e agindo. Jamais deve ser prolixo, pois o tempo é dinheiro e gera custos.
As organizações estão cheias de bons chefes, que normalmente priorizam o sucesso individual. Entretanto, a sociedade contemporânea carece de líderes excelentes que, junto com as suas equipes, fazem o seu melhor para mudarem o rumo da história.
O líder de sucesso deve ser humilde e, reconhecendo as suas limitações, deve cercar-se de uma equipe que preencha as suas lacunas e que seja dirigida a completar-se mutuamente.
Na rotina diária, mostre-se sempre otimista, exalando apenas coisas positivas para si próprio e para as outras pessoas, assim a nuvem do negativismo se dissipará e o sol da justiça refletirá um brilho grandioso na sua vida e nos seus negócios.
O entusiasmo, a atitude e a fé acompanham diariamente um vencedor e são as molas propulsoras para as suas conquistas
O líder não tem o monopólio da sabedoria, ele deve ouvir, compartilhar e inserir nos projetos toda a sua equipe, para que não precise dela, apenas, para endireitar os seus erros e enxugar o seu pranto
O ato de avaliar deve ser uma constância, pois deve ser entendido como a construção do autorretrato. É preciso examinar as práticas, para conhecer o que é e, acima de tudo, onde pretende-se chegar.
A avaliação é uma ferramenta importantíssima para direcionar a ação. É imprescindível Investigar a qualidade da gestão e os seus resultados para apontar a direção.
Se olhar firmemente apenas para os problemas, terá a visão limitada. Há momentos que será necessário afastar-se um pouco deles para, assim, ampliar o campo da visão e descobrir os horizontes escondidos que apontem para a solução.