Gente Ruim
O ato de inventar mentiras ou distorcer a verdade faz de você o insitador da irá e responsável pelo caos.
NÃO TE INDIGNES POR CAUSA DOS MALFEITORES.
“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.” Salmos 37:1-2 ARA
O questionamento é inevitável, mas precisamos entender que ninguém pode fugir da lei da semeadura “[...] pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Gálatas 6:7
Ao invés de questionar ou se perturbar, devemos orar por tais pessoas, para que se converta em luz o caminho de trevas destes.
É importante ressaltar, que o justo pode sofrer pelo mal, mas não podemos esquecer que a nossa esperança não está firmada nas coisas daqui (1Co. 15.19) e, nada se compara com a glória que há de ser revelada.
Finalizo com versículo 7 do mesmo salmo:
“Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” Salmos 37:7 ARA
Existem farinhas que são da mesma safra, apenas empacotadas em sacos e marcas diferentes. Mas ainda assim são farinhas, e farinhas te fazem mal.
E que isso sirva pra tudo na vida:
- A pessoa quer ser artista, pintar quadros mas, não sabe quem é Pablo Picasso.
Gente sem conhecimento de causa que fala pelos cotovelos não merece meu respeito.
Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho de Zé Bebelo, na Nhanva, um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.
Fala de Riobaldo, in Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa
sabe aquela solidão que você sente no meio de gente?
aquela solidão que é triste,mas não é tristeza,
que magoa mas não machuca,assusta mas não causa medo,
ela costuma se instalar no coração
e não tem como explicar,não tem jeito de mostrar a diferença
entre um coração que dói e um coração que bate.
Muita gente pensa que sabe sobre você mas, isso não interessa. O que realmente interessa é que você se lembre sempre quem você é, por quantos caminhos você se perdeu até se encontrar, o que você vê quando examina seu passado e o que você faz com os sentimentos que você tem guardado. Você é o resumo de suas escolhas e não do que as pessoas escolhem acreditar.
"Não há ideologias perfeitas. Podem ser lindas no papel, mas, na prática haverá contradição entre o real e o ideal. A história está recheada de exemplos assim, lindos começos, tristes finais.
Nenhum sistema, seja político, social, educacional, religioso é a prova de falhas. Muito pelo contrário, quanto mais de perto enxergamos, mais difícil acreditarmos naquilo. A gente ouve os discursos, conhece as propostas e até compartilha dos mesmos ideais, mas, aproxime-se e enxergará que nem tudo é como aparenta ser.
Não é preciso ir longe. Veja no relacionamento humano. Famílias, casais, amigos, olhe mais perto, conviva por algum tempo e perceberá que nem sempre a aparência de estabilidade corresponde ao que acontece no íntimo. Verá gente tentando encontrar o que sobrou do que um dia foi lindo, mas parece que hoje simplesmente dissolveu.
O fato é que nenhuma ideologia, nenhum sistema, nenhum relacionamento sobreviverá com saúde sem a consciência de que não há ideologias, nem sistemas, nem relacionamentos: há humanos. Todos nos refletem, o tempo todo reproduzindo aquilo que somos.
Damos nome, chamamos de 'ismos', construímos prédios, criamos teorias, formamos identidades, fazemos planos pensando que estamos tratando com algo maior, mas é sempre gente. Sempre.
Gente é a causa do colapso dos sistemas. Gente é a esperança que os sistemas sejam menos mecânicos e mais humanos. Sempre gente.
Jamais resolveremos nossos problemas enquanto não olharmos pelo lado correto e, ao invés de pensarmos que trocando um por outro, uma velha teoria por outra nova tudo resolverá. Não é e nunca foi assim.
Que as instituições sejam apenas ferramentas. A política um meio, as ideologias nada a mais do que um jeito de organizar pensamentos, que os grupos humanos não sejam divididos entre 'melhores' e 'piores', mas que, em tudo, predomine a consciência de que sempre estamos tratando de gente.
Seja na condução de um governo ou no relacionamento a dois, recuperemos esse olhar, conscientes que, enquanto não pararmos para nos enxergar individualmente, a coletividade projetará as sombras que me habitam e carregará a 'culpa' da desarmonia que sou.
Não são os sistemas, não é o governo, nem a política, nem a religião, nem a sociedade, nem sua família, é você. Cure-se primeiro e depois tudo refletirá."
Quando eu não entendia sobre gente, acreditava que eu tinha problemas. Mas, agora que entendo, vejo que realmente tenho muitos problemas.
Que seria um ponto amarelo na rodovia?Dentro uma mente ociosa a viajar.Mas,a solidão é tão densa,quase não deixa a gente pensar.
Sem querer ofender os cachorros, mas, gente falsa parece carrocho sem dono: Hoje te mostra os dentes, abana o rabinho, amanhã te morde.