Gente Mimada
Estou cansado, cansado de gente estúpida, prepotente, que pensa que o mundo gira no seu único e próprio umbigo. Cansado de gente vazia que não sabe o que diz, o que faz, de onde vem e pra onde vai se é que vai. Cansado de gente falsa, hipócrita, cuidam dos amigos com redomas e são todos inimigos dentro de uma mesma trincheira. Cansado de gente que ri de tudo e de todos o dia todo e, durante a noite, dorme, deixando toda merda que fez pra que seja limpa pelos que tem insônia e passam madrugadas de angústias e depressões não entendendo do que essa gente tanto se diverte. Cansado dessa gente que se diverte ás custas dos outros, que esquece dos outros, que rouba o sonho dos outros, que não diz obrigado, que não dá licença, que não permite, que invade, que atrapalha. Gente que ofende, que não sabe discordar sem acordar a fúria que dorme disfarçada de lobo traiçoeiro, feito cobra venenosa que rasteja pronta para o bote. Cansado de ver toda essa gente que caminha parada no mesmo lugar e ocupa espaço, mas não preenche nada, e não anda, mas acha que manda e faz e desfaz o que bem quer, sem saber o que significa o bem querer. Cansado de gente que só sabe e conhece um único verbo e só faz uso dele em um único tempo, o presente, e passa o tempo todo colhendo, e desconhece toda e qualquer arte de semear, plantar, cuidar e preservar.
Estou cansado dessa espécie que infelizmente não entra em extinção, ao contrário, prolifera a cada dia. Estou cansado de gente fraca que não tem opinião e que muda de opinião sem ao menos ter opinião. Cansado de gente que não pensa, de gente que sabe mais da vida dos outros do que do próprio nariz, cansado de gente que não respeita, aqueles que a cada noite, chegam em casa com as mãos, os pés e o coração estraçalhados de sentir na própria pele e na própria alma a dor e sofrimento por não fazer parte dessa gente que eu digo que estou cansado.
Amanhã quero acordar, ver o sol na janela, sentir calor, dizer bom dia para as pessoas de bem, e ao som de uma música, embalar meu sonho de criança de jamais cansar de mim mesmo.
Se eu tô tentando não ser gentil demais, é pra não esperançar esse amor antes da hora. É que eu não sou capaz perto do que ele faz quando acha uma brecha cresce de novo noutra manobra que extrapola e me devora. Daí você ainda não tá pronta, daí ele chora e chora, palpita duma vez e vai embora. Então não sorrie pra ele diretamente, mas deixe bem claro pra gente, que outro dia vai ser diferente e que ele vai poder bater o máximo que conseguir, que é pra o mundo ouvir, que é pra você vir e me ter na sua frente.
As vezes é hora de dar adeus ao vazio, de colorir nossas vidas novamente, de brindar alegremente e sorrir constantemente, buscar sempre um ponto de equilíbrio para não voltar ao vazio de ser novamente gente.
E quando acontece
da gente encontrar alguém,
alguém tão especial,
que desperta o que há
de melhor em nós,
extrai a nossa essência....
E a gente descobre
uma parte de nós,
que sequer tínhamos
ideia que existisse...
E isso é maravilhoso!
E pra que todo frio em nós esquente, só depende da gente. Um toque de pele, um toque no coração, aquele toque de Deus trazendo renovação. Que o calor das paixões prevaleça, que a fé nos aqueça e que todo abraço traga consigo a sensação de um ninho: Calor, amor, proteção e carinho.
Tem gente que diz que gosta da gente, mas na verdade nos rodeia por conveniência, só faz as coisas por nós quando recebe algum benefício em troca.
Tem gente que quer privilégio e exclusividade, mas não se permite conquistar o coração da gente.
A coisa mais comum de se ver por aí é gente se fazendo de difícil para ver se alguém vai correr atrás, enquanto o amor de quem está bem do lado aos poucos se desfaz.
Quem usa gente como trampolim para o sucesso, corre o risco de mergulhar de cabeça numa piscina vazia.
E ao chegar o fim do dia, a gente soma o que foi bom, subtrai o que não deu certo, e divide o que nos sobra multiplicando as coisas boas, esse calculo nem sempre da certo, mas pelo menos você tentou, e isso é o que importa, tentar sempre.
Bom estar com você
Brincar com você
Deixar correr solto
O que a gente quiser
Em qualquer faz-de-conta
A gente apronta..
Com certo tempo a gente se acostuma, vai levando, a gente vai vivendo. Por isso queira o bem, do contrario você se acostuma, vai levando, vai vivendo com aquilo que te faz mal.
Quando bate uma tristeza repentina
A gente já não se anima
Deixa tudo para depois
Parece até que o mundo virou de costas
Para tudo o que a gente sente
A gente é só uma parte
Que hoje se dividiu em dois
Perco o rumo, me sinto ninguém... no nada
Me procuro, me grito, me escondo
Fujo de mim ao longo da estrada
Caminho correndo na chuva
Nem consigo olhar pra trás
O frio já não perturba
Quem perdeu a calma e a paz
Tem gente que precisa ver a desgraça das outras para ficar mais radiante. Que tipo de alegria ridicula é essa? Coisa de gente que pensa pequeno.
Todo o prazer é um vício, porque buscar o prazer é o que todos fazem na vida, e o único vício negro é fazer o que toda a gente faz.
Fernando Pessoa, in Livro do desassossego
Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho de Zé Bebelo, na Nhanva, um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.
Fala de Riobaldo, in Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa
Não importa o que você faça. Não importa o quanto se dedique, o quanto se esforce, sempre haverá alguém querendo te derrubar.
Algumas pessoas vivem de emitir energia negativa, críticas destrutivas, de odiar tudo e todos.
Não seja palco para louco. Não dê visibilidade para quem só quer chamar a atenção, mesmo que atenção negativa. E principalmente, não dê a oportunidade de estragarem o seu dia.
Continue fazendo o que faz de melhor e torça para que sejam todos muito felizes, porque gente feliz não enche o saco.