Genesis
GÊNESIS
I. As origens do mundo e da humanidade
Essa é a história do céu e da terra, quando foram criados.
No tempo em que (YAUH) לא (o criador) fez a terra e o céu, não havia ainda nenhum arbusto dos campos sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque YAUH o criador não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo.
Vieram antes [Gênesis 1:12] até mesmo dos grandes luminares nos céus, governantes do dia e da noite. Antes de nós e todos os seres viventes em águas, terra e os com asas e que dominam a expansão acima da terra. Quando tudo se for, acabar e parecer não ter mais jeito, lá estarão e mostrarão novamente a força da paciência e resiliência a tudo que pensa é mais forte que a natureza.
Gênesis
Eu disse, assim será e em nada mais além,
Tudo isso poderá acabar! assim não foi.
Eu disse, tudo nos mais efêmeros caminhos se encontrará
E assim percebi que não sabia andar e muito menos falar.
Eu disse, isso nunca irá acontecer, desse jeito,
Esse poema assim não existirá, e assim agora está.
Eu disse, estarei nos quatro cantos, em todas as linhas,
Farei das folhas todas, todas minhas e assim..
Tudo foi feito e desfeito sem eu aqui para contar.
Eu disse, escorrerá sobre todos que em si a vida pulsa,
Tudo aquilo que a vida pode se tornar e assim eu vi,
Todo meu tempo estava acabando antes de começar.
Eu disse, me farei a vida de tudo o que já tenha existido,
Farei da vida tudo aquilo que pode ser lido, e assim eu vi,
Nada nesses versos estava sendo dito.
Gênesis 1:1-31
O Gênesis salvo algumas interpretações das diversas religiões Gênesis 1:1-31 relata como Deus teria criado o mundo tendo como obra prima o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.
Em várias passagens bíblicas é exaltada a bondade divina.
Um dos Salmos dá como prova maior, que Deus teria sacrificado seu único filho Jesus para salvar a humanidade.
É tanta literatura de mistérios, como a ressurreição, o nascimento do Salvador a abertura dos mares para salvar o povo judeu e outros tantos que eu me pergunto:-
Obra prima? Imagem e semelhança? Bondade?
Como fica minha crença cultivada em vários anos de colégios religiosos?
Acreditar em milagres ou ter uma visão crítica a tantos flagelos impostos a bilhões de humanos?
Então Deus disse:
- Que haja luz!
E a luz começou a existir. (Gen. 1:3)
Deus não usou técnicas e nem ficou inventando moda. Ele apenas ordenou pela fala. Então, eu também ordeno que cada vez mais eu permita milagres na minha vida.
É bom quando a gente se aceita, demorei muito tempo para me amar, me aceitar, me olhar com serenidade e como disse Deus, na criação do mundo "...e viu que era bom. Genesis 1".
Princípio
Há muito tempo atrás, antes dos sábios, dos magos e dos deuses, quando nem o nada ainda imaginava existir, uma ideia permeou pela primeira vez a realidade.
Não era luz ou muito menos forma, a ideia era apenas um sopro de sentido, uma ideia de consciência que acabara de tornar-se consciente.
Não abriu os olhos, pois não existia visão, nada foi ouvido, pois não existia som, nada foi dito, pois não existiam palavras, nada foi sentido, pois não existia existir, ainda.
Uma abstração tão pura de um único princípio primordial: existir.
Quando? No exato momento do primeiro questionamento que se incandesce!
Onde? Na presença de si, no interior de uma vasta necessidade de movimento que se expande na primeira oscilação de um refletir.
"Desejo criar!" - Bradou a silenciosa criação do desejo, inundando de intenção a existência que buscava existir.
Senciente informe e vazio, com um voraz desejo de preenchimento do não-eu.
Permear por si uma pele de possibilidades infinitas, criação e destruição, existência e não existência, eu e não-eu. E a cada imaginação uma imagem, seguida de uma ação, evolução e involução até a perfeita união de opostos que vibram ao se perceber. Ínfimo instante de percepção mútua.
Tudo e consequentemente: nada.
Nada individualmente existia, até que o ser ciente, senciente de si, de tudo e de nada, percebendo-se só, isolou-se de si como o primeiro ato de agir.
Expressar uma ação de desejo infinito, carregado de intenção e sentir-se como mergulhado em sensação, num puro êxtase de percepção da própria expansão infinita.
E como num ato reflexo, contrair-se de volta em si ao ponto de princípio do saber, pra então: ser.
Presente no tempo eterno de lugar nenhum.
Liberto em si mesmo e sem a possibilidade de prender-se a nada, buscou materializar-se até que sua intenção cristalizasse num sentimento, quase uma intuição, certeza, há luz.
Memória.
Fractais de experimentação da existência, um reflexo de si antes do agora.
Olhar para trás, também significa olhar pra frente e como numa infinita miríade de reflexos e reflexões, sem imagens, apenas o vazio imensurável sendo consumido pelo ardente desejo de se pôr em movimento e, munido da crença herdada para realização do que foi, imagina-se o que já era, uma densa abstração da luz imaginativa!
Vontade, pura e intensa vontade de realizar, de ir além do princípio.
Até para agradar a Deus precisamos da permissão dEle. Até para oferecer sacrifícios a Ele, precisamos que dEle venha o objeto a ser ofertado.
A pior situação na vida de um humano, é a desobediência da ordem natural da vida estabelecida pelo Criador. Síndrome de Peter Pan, é uma delas. Quem não cresce, perde a oportunidade, de se tornar um humano completo!
"A criação dos seres viventes"
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e repteis, e bestas feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi.
No livro do Gênesis, narra-se que segundo a tradição judaica o homem foi criado à imagem e semelhança do próprio Deus. Se ponderarmos algumas das características inerentes à Deus, destacaremos dentre elas que Ele é justo, perfeito e reto. Se, correlacionarmos então, que, o homem criado à sua imagem e semelhança, ao buscar viver em integridade, justiça e retidão vai impreterivelmente, parecer-se com seu Criador, Deus.
O Gênesis de forma humana diz que Deus criou o mundo em seis dias. Ora, o dia de Deus é eterno como toda a eternidade. Para que Deus tivesse criado cada item por dia humano, seria necessário considerar que o Céu, sua sede residencial estivesse localizada na Terra e que Deus não fosse onipresente, isto é, estivesse em toda parte ao mesmo tempo. Como Deus é onipresente e eterno, o relato da Criação é apenas uma forma de afirmar dos antigos que o mundo é obra de Deus. Dessa forma a ideia central do texto é divino e os detalhes são humanos.
Gênesis.
Deus já tinha você em mente quando resolveu criar todas as coisas. Criar o mundo somente era tarefa muito fácil, você era algo maior, bem maior. Você ficou pra depois por questões técnicas, de planejamento e maturação, talvez, como na produção dos melhores vinhos.
Tinha que haver pessoas e coisas pra que você se destacasse entre elas. A contemplação do belo só se dá quando acompanhada de outras. Também há a questão do ornamento, do acabamento e da perfeição, então Deus, como um exímio decorador, deixou que você fosse feita no ultimo clarão da aurora.
O feito as pressas, como no caso do mundo em 7 dias, as vezes, deixa muito a desejar e muitas imperfeições; basta olhar pra algumas fêmeas de sua espécie e saberás o que eu digo. Fazer você não era tão simples como dizer “haja luz” e ver que era bom. Foi preciso tempo, paciência, lucidez, dedicação, inspiração e muito esmero.
Enfim, hoje, depois de meses, vou poder olhar de verdade nos olhos do ser que Deus demorou bilhões de anos-luz pra arquitetar, lapidar, desenhar – ver que era bom – e nos presentear nessa vida tão curta e sem graça. Quiçá você vivesse em todas as épocas, certamente teríamos uma raça menos infeliz e tão desprovida de amor.
Todos, independente do que são, se sentem maravilhados a sua volta e se embebedam com sua doce presença. Você irradia felicidade a todos ao seu lado. Quanto a mim, todas as suspeitas do mundo exalam em meus poros, por um simples fato: eu a amo, desesperadamente. Espero que Deus crie uma como você, ou pelo menos parecida, a cada mil anos, pois que sem você não há chão, não há dias nem noites, não há nada.
Se Deus criou os céus,a terra e o homem em seis dias (Genesis 1), por que antes do homem ter sido criado, já existiam há 225 milhões de anos atrás os dinossauros e já havia os céus e a terra? Se este livro "sagrado" não está certo de onde viemos, como ele sabe para onde vamos?
Fecho o livro Gênesis de Sebastião Salgado e percebo que há uma infinidade de olhares cravados em mim.
Não consigo mais deixar de visualizá-los impregnados na retina da minha percepção humana. São olhares que não olham, são olhares que apenas permitem serem olhados e o infinito mora dentro desses instantes.
Desta vez, Sebastião mostra além de um mundo que desconhecemos. Ele desnuda um mundo que desconhece o nosso mundo. 46% do planeta ainda existe intocado como no Gênesis da vida. E quase como quem percebe que durante muito tempo estava errado sobre algo, me envergonho por saber tão pouco do que vive além da nossa dita civilizada sociedade.
Lembro a primeira vez que cruzei com um desses olhares. Eu tinha uns 12 anos e era frequentadora assídua da biblioteca da escola em que estudava. Um dia caiu nas minhas mãos uma capa conhecida da revista National Geographic, com o rosto de uma jovem afegã em um campo de refugiados na fronteira do Paquistão. Era uma foto de Sebastião, a primeira que me apresentou para ele. Lembro de chegar em casa sem fome, visivelmente abalada. Percebi que eu também cabia ali dentro, que a esperança e a sofreguidão que aqueles olhos denunciavam a partir daquele momento eram responsabilidade minha.
Somos o que vivemos e também aqueles que vivemos.
Gênesis retrata o meio e, com a sensibilidade dos que olham além da superfície, o homem misturado a esse meio. São homens, mulheres, crianças, animais selvagens, animais marinhos, vastidões cobertas de neve, reflexos nas margens dos rios, vulcões que fumegam, horizontes esverdeados mesmo no preto e branco do livro que é só mais um convite para colorirmos a nossa revelia.
E tudo e todos olham num profundo silêncio de quem, como os mais velhos, tem prioridade nessa vida. São os lugares quase intactos, os que ficaram mais próximos da nossa origem, os que podem, com propriedade, contar a história. É o distante do que somos hoje, mas que habita nossa epiderme, comove nossa descendência, que ainda existe nas lembranças genéticas do que nos trouxe até aqui.
Animais, homem e meio falam a mesma língua. Uma mulher olha o horizonte com os filhos carregados no dorso e na força de continuar o mundo. Uma onça leva a caça para a casa e olha com a mesma intensidade para a sua função maior: gerar e alimentar os que permanecerão. Nesses olhares maternos cabem a admiração de uma batalha vencida. A mãe, a natureza, a mãe natureza dando sentido à palavra.
Fecho o livro, mas sei que, assim como carrego desde os tempos da escola aquela imagem que olhou para dentro de mim, tudo e todos que eu pude observar agora seguem comigo.
E todos esses olhares, todo esse mundo que vive tão longe e tão do nosso lado, imploram a mesma coisa.
Pedem, com a calma de uma vida que só vive, que possam continuar intactos.
São olhares que não querem ser vestidos. Que nos permitiram a bondade de olhá-los, mas que avisam com a calmaria de uma margem adormecida:
"Deixe-nos para que possamos continuar genuínos. O mundo que aqui começou pode muito bem apenas continuar. Existir é a nossa grande reivindicação".
DECEPCIONADOS
Leia: "Gênesis 29:14-30" Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos ( Salmo 37:34 )
Examine: ...Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança ( Provérbios 23:17-18 )
Considere: Qual a causa da sua decepção ? Você permite que ela o impeça de confiar em Deus ? Você tem medo de ser honesto com Deus a respeito da sua desilusão ?
Poucas alegrias superam a do soldado em família após um longo tempo numa zona de combate. Poucas frustrações suplantam a desilusão quanto esta esperança é adiada. Imagine a severa decepção de um batalhão que recebeu ordens para permanecer numa zona de guerra por um período adicional de três meses - menos de 48 horas antes de voltar para a casa !
A história Jacó está cheia de decepções. Apaixonado por Raquel, a filha do patrão, Jacó concordou em trabalhar por sete anos pelo direito de casar-se com ela. Porém, após cumprir a sua parte no acordo, ele foi surpreendido em sua noiva de núpcias. Pela manhã, descobriu que havia dormido com Lia, a irmã de Raquel, que não era tão bonita quanto ela ! ( Gênesis 29:22-25 ). Desiludido - na verdade, furioso - Jacó concordou trabalhar mais sete anos por Raquel.
E a decepção de Lia ? O pai apelara para a deslealdade para casá-lo com um homem que não a amava. E não se esqueça da desilusão de Raquel. Durante anos ela tinha esperado que o noivo terminasse o seu trabalho para casar-se com ela.
Decepções fazem parte da sua vida. As mudanças de planos nos causam decepções. As pessoas nos decepcionam. Se formos honestos, podemos até admitir que, às vezes Deus nos decepciona.
O Salmo 37 tem uma promessa: "Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja" ( v.4 ). Então por que tantas pessoas vivem desiludidas ? O versículo está fora do contexto, leia o salmo todo. O salmista teve uma visão antecipada de como os ímpios serão punidos com justiça no devido tempo. Ele aconselhou: "Obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida..." ( v.34 ).
Para Jacó, Raquel e Lia, o resultado foi a nação israelita. Através do filho de Lia, Judá, Deus abençoou o mundo com Jesus, o Messias - aquele que jamais nos decepcionará. - Tim Gustafson
Deus vê você
Ela chamou o nome do Senhor que falou com ela, você é o Deus que vê. - Gênesis 16:13
Escritura de hoje : Gênesis 16: 1-13
Hagar, serva de Sarah, estava sendo tratada com desdém por Sarah, então ela fugiu para o deserto. Enquanto Hagar estava ao lado de uma fonte naquele lugar desolado e solitário, o Anjo do Senhor a visitou. Ele garantiu a ela que o próprio Deus estava ciente de sua situação. Hagar respondeu: "Você é o Deus que vê" (Gênesis 16:13). Ela sentiu grande consolo ao saber que o Senhor Deus a via e sabia sobre sua angústia.
Você e eu podemos ter a mesma confiança no cuidado de Deus. Podemos ter certeza de que o Senhor Deus está conosco aonde quer que vamos, e Ele sabe tudo o que acontece conosco. Como o Todo-poderoso, Ele é capaz de resolver todos os problemas, por mais esmagador ou desconcertante que seja. Nunca estamos sozinhos, nunca esquecidos e nunca além da esperança.
Quaisquer que sejam suas circunstâncias perturbadoras, seja você afetado por uma doença ou lesão, com o coração partido pela perda de um ente querido ou desiludido porque seu querido amigo o traiu ou rejeitou, Deus sabe e se importa. Você pode estar profundamente deprimido, ou talvez seja atormentado pela solidão e desânimo. Mas você pode ter certeza de que está sob os olhos atentos de Deus. Sim, como Hagar, você pode saber que Deus a vê.
Refletir e orar
Sob Seu olhar atento,
Seus santos habitam em segurança;
Aquela mão que sustenta toda a natureza
Protegerá bem Seus filhos. —Doddridge
Não precisamos temer os perigos ao nosso redor, porque os olhos do Senhor estão sempre sobre nós. Richard DeHaan
José teve um sonho, que contou a seus irmãos, por isso o odiaram ainda mais"
~ Gênesis 37.5
Não saia por aí contando seus sonhos pra todo mundo, nem todos vão te apoiar, e querer ver o teu sucesso. Então Guarde entre você e Deus, foi Ele que colocou este sonho dentro de você, e é Ele que vai realizar! Preste atenção. Quando se levanta um sonhador, também se levantam os opositores de sonhos.
#PenseNisso🧠