Genesis
Redirecionado
O Senhor era com José… —Gênesis 39:2
O pianista Leon Fleisher fez a sua primeira apresentação formal no Carnegie Hall com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, aos 16 anos de idade. Ele prosseguiu ganhando competições de prestígio internacional e tocou nas melhores salas de concerto do mundo. Com a idade de 37 anos, porém, Fleisher foi atacado por uma distonia, uma condição neurológica que incapacitou sua mão direita. Após um período de desânimo e retraimento ele se voltou ao ensino e à regência, porque, como disse, amava a música mais do que amava o piano.
Como reagimos quando nossos sonhos são despedaçados? Depois que José, o filho favorito de Jacó, foi vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:12-36), ele poderia ter-se entregado à comiseração e ao egoísmo. No entanto, José permaneceu fiel ao Senhor. Por quatro vezes em Gênesis 39 lemos que “o Senhor era com” José (vv.2-3,21,23), e suas ações revelaram sua fidelidade a Deus. Por causa de sua vida exemplar, aqueles a quem ele serviu no Egito, reconheceram a presença de Deus nele.
Amamos a Deus mais do que aos nossos próprios sonhos? Embora José deva ter chorado a perda de seu passado e do que sua vida poderia ter sido, o Senhor o dirigiu a um chamado que ele jamais imaginara. Hoje, o Senhor anseia por nos conduzir. Estamos dispostos a permitir que Ele nos redirecione?
O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. —Provérbios 16:9 David C. McCasland
Caminhada na lua
Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. —Gênesis 5:24
O documentário À Sombra da Lua conta a história de Charlie Duke, um dos astronautas da Apollo 16 enviados à lua em 1972. Enquanto a nave de comando orbitava pela lua, Duke e outro astronauta pousavam o módulo lunar Orion em sua superfície. Após três dias realizando experimentos e recolhendo amostras de pedras lunares, a tripulação da Apollo 16 voltou à Terra em segurança.
Mais tarde, Charlie passou por uma transformação espiritual. Ele disse que essa transformação começou quando seu amigo o convidou para um estudo bíblico. Depois da reunião, Charlie orou a Deus: “Eu entrego a minha vida a Ti e se és real entra em minha vida.” Experimentou então, uma paz indescritível. Foi algo tão profundo, que começou a compartilhar sua história com outras pessoas. Charlie lhes dizia: “Minha caminhada pela lua durou três dias e foi uma grande aventura, mas minha caminhada com Deus dura para sempre.”
A Bíblia nos fala sobre outro homem que caminhou com Deus. “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24). Sua caminhada espiritual com Deus era tão íntima que Ele o levou diretamente para o céu (veja Hebreus 11:5).
Podemos aprender uma lição com Charlie e Enoque. Para os cristãos, não importa onde nossa jornada nos leve, nossa caminhada com Deus durará para sempre!
Mantenha seus olhos fitos na eternidade, caminhando diariamente à luz de Deus. Dennis Fisher
Misericórdias de Deus
Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade… —Gênesis 32:10
“Menos do que a mais ínfima das misericórdias de Deus.” Esse era o mote que o poeta e clérigo inglês do Século 17, George Herbert, gravou em seu anel de selar; e era a frase com que assinava suas cartas e seus livros. Jacó falou essas palavras quando ponderou a respeito da bondade de Deus, apesar de seu próprio pecado e vergonha: “Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade, que tens usado para com teu servo” (Gênesis 32:10).
A palavra “misericórdia” vem da palavra hebraica chesed, que significa o amor tolerante de Deus. Acho significativo ela ter brotado do coração de alguém que se considerou completamente indigno.
Apoiando-se unicamente no fiel amor de Deus, Jacó clama: “Livra-me”! Que estranha combinação de pensamentos: “Sou indigno…
…Livra-me” (Gênesis 32:10-11). Diferente de alguns que parecem ter tudo sob controle, Jacó sabia que tudo que trazia para Deus havia sido arruinado pelo pecado. Ele pensava a respeito de si mesmo como um homem que não merecia a graça de Deus. Mas sua esperança não estava em seu valor, e sim na promessa que Deus fizera de olhar com favor para aqueles que se lançavam à Sua misericórdia. Humildade e contrição são as chaves que abrem o coração de Deus.
Assim como fez com Jacó, Deus nos ouve quando humildemente clamamos a Ele por misericórdia.
Misericórdia é uma bênção imerecida que Deus concede a vasos indignos. David H. Roper
O HOMEM INOCENTE
Não fará justiça o Juiz de toda a terra? —Gênesis 18:25
John Grisham é um autor muito conhecido por suas novelas cujos enredos se desenrolam em tribunais; novelas de ação e thriller jurídicos envolvendo advogados, vítimas, autoridades e malfeitores. Todavia, seu livro O Inocente não é uma ficção. Trata-se de uma história verídica de injustiça. Descreve um brutal assassinato de uma jovem e dos dois homens que, embora inocentes, foram condenados e sentenciados à morte por causa do crime. A inocência de ambos foi provada somente após o aparecimento dos testes de DNA e, assim foram poupados da execução. No entanto, sofreram injustamente durante os 17 anos de prisão. Finalmente, a justiça prevaleceu.
Todos desejam justiça. Mas precisamos reconhecer que nossa fragilidade humana torna desafiador o exercício da verdadeira justiça. E podemos desejar a vingança, cometendo um erro nessa busca.
É bom lembrar que somente em Deus encontramos a justiça perfeita. Abraão descreveu Deus com a pergunta retórica: “Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25). A resposta necessária é sim. Mas acima de tudo, o tribunal de Deus é o único lugar onde podemos estar certos que a justiça prevalecerá.
Em um mundo repleto de injustiças, podemos submeter os erros que sofremos ao Juiz de toda a terra e confiar nele, pois Ele fará a justiça final. —WEC
A vida nem sempre é justa, mas Deus sempre é fiel. Bill Crowder
O PECADO TEM OUTRO NOME?
Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? —Gênesis 39:9
Certo dia, José encontrou-se em situação difícil quando a esposa de seu senhor tentou seduzi-lo. Como esta mulher deve ter sido atraente para um jovem cheio de saúde! E José deve ter imaginado como seria temível a ira desta mulher, quando ele rejeitasse suas propostas.
Todavia José resistiu-lhe, sem hesitar. Suas convicções morais originaram da visão clara que ele tinha do pecado e de sua reverência por Deus. Ele lhe disse: “…como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:9).
Hoje é muito comum dar nomes mais aceitáveis ao pecado. Mas utilizar-se deste subterfúgio ou eufemismo para nomear nossos pecados contra Deus, apenas enfraquecerão nossas resistências e banalizarão os danos que o pecado causa em nós.
Para José, o pecado não era apenas “um erro de julgamento”. Nem tampouco era um simples “escorregão da língua” ou uma “indiscrição” em “momento de fraqueza”. José viu o pecado como ele realmente é: uma séria ofensa contra o Senhor, e ele não subestimou a gravidade do pecado.
Os padrões morais de Deus são absolutos. Somente quando vemos o pecado como algo abominável diante do Senhor teremos a motivação para fazer julgamentos morais corretos.
Dar ao pecado um nome mais suave não mudará a afronta a Deus nem as conseqüências que nos trarão. —CPH
Não há desculpa que desculpe o pecado. C. P. Hia
NUNCA TÃO IDOSO
Acaso para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? —Gênesis 18:14
As mulheres do Lar de Idosos eram senhoras aposentadas que já tinham cuidado de suas famílias e carreiras. Já não podiam morar sós e por isso vieram morar no Lar Mansão Marrom como “última parada antes do céu”. Elas desfrutavam da companhia uma das outras, mas muitas vezes lutavam com sentimentos de inutilidade. Por vezes, questionavam por que Deus era tão lento em levá-las para o céu.
Uma das mulheres, pianista por muitos anos, freqüentemente tocava alguns hinos no piano do Lar. Outras mulheres se juntavam a ela e cantavam e louvavam a Deus com suas vozes.
Certo dia, um auditor do governo fazia uma inspeção de rotina durante um dos momentos de adoração espontânea daquelas senhoras, quando as ouviu cantar: “O que você fará com Jesus?”, o Espírito de Deus tocou o seu coração. Ele lembrava-se deste hino dos tempos de sua infância, e reconheceu que preferira deixar Jesus para trás. Naquele dia, Deus falou com ele e lhe deu uma nova chance para responder aquela pergunta de forma diferente. E ele respondeu.
Como aquelas mulheres do Lar de Idosos, Sara pensou que era avançada em idade para ser usada por Deus (Gênesis 18:11). Mas Deus lhe deu um filho na velhice, e este foi um ancestral de Jesus (Gênesis 21:1-3; Mateus 1:2,17). Como Sara e as mulheres daquele Lar, nós nunca somos tão idosos para que Deus nos possa usar. —JAL
Deus pode usá-lo em qualquer idade —se você consentir. Julie Ackerman Link
Cada passo conta
Enoque andou com Deus. -
Gênesis 5:24
Escritura de hoje : Gênesis 5: 21-6: 9
As pessoas que querem se sentir melhor, reduzir o estresse e perder quilos indesejados estão descobrindo que caminhar pode ser o melhor exercício de todos. Uma filosofia de condicionamento físico de 10.000 passos por dia, iniciada no Japão, está ganhando popularidade em outros países. Os especialistas aconselham começar devagar e trabalhar em direção a uma meta mais alta, percebendo a cada dia que cada passo conta.
É ainda mais importante manter-se em forma espiritual "andando com Deus", que a Bíblia descreve como um relacionamento íntimo e crescente com o Senhor. “Enoque andou com Deus trezentos anos” (Gênesis 5:22). “Noé era um homem justo, perfeito em suas gerações. Noé andou com Deus ”(6: 9). Os dois homens são mencionados em Hebreus 11, onde são elogiados por sua fé. “Enoque. . . tinha este testemunho de que ele agradou a Deus ”(v.5). Noah. . . tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé ”(v.7).
Para andar com Deus, precisamos seguir em frente sem correr à frente ou ficar para trás. Ao longo do caminho, conversamos com o Senhor, ouvimos a Ele e desfrutamos de Sua presença. Confiamos em Sua orientação quando não podemos ver o que está por vir. Não é apenas o destino que é importante, mas a jornada que tomamos juntos.
Não há momento melhor do que agora para começar a andar com Deus, porque todos os dias cada passo conta.
Refletir e orar
Saber que Deus levará uma vida inteira,
Andando com Ele dia após dia,
Aprendendo tudo o que podemos sobre Ele,
amando-o de todas as maneiras. —Sper
Você está indo na direção certa quando anda com Deus. David C. McCasland
Gênesis 7: 22.
Mateus 8: 22.
Apocalipse 20: 13.
"Na ignorância do meu entendimento, o espírito é divino; o pó sempre será pó; e na alma se gravam os feitos das obras."
Jamais esqueça, mas viva na importância da sua existência!
Gênesis
Antes da tua chegada, eu já brincava de te idealizar, de te materializar, na minha mente,
antes da tua chegada, eu já sabia como era o teu cabelo, o teu cheiro, o teu jeito, o teu corpo,
antes da tua chegada, já haviam se passado inúmeros sonhos contando tudo sobre como seria a nossa linda história,
antes da tua chegada, eu já sabia como seria bom amar e ser amado por ti.
DEUS quer que o marido e a esposa ajudem um ao outro. (Gênesis 2:18) O marido tem duas responsabilidades principais: (1) sustentar a família e (2) ensinar sobre Deus para os filhos e a esposa. O homem que ama sua mulher pensa primeiro nela. O marido e a esposa devem se se tratar com amor e respeito. Para a família ser feliz, é muito importante aprender a perdoar porque todos nós erramos
gênesis...
sombras,
luzes num sonho,
sobre todas formas de ser paira...
na imensidão do seu corpo.
o desejo é unica flor...
do amor para o amor
desvendando a partícula de Deus
nas difusões do mundo
são anexadas a cada parte da evolução...
sob meros sentimentos abraçam o momento...
o calor da vida da magia infinita
sendo cada detalhe desde a criação
das ondas do inicio a vertente a remente
o desejo proibido do pecado da víbora...
amante com inúmeras vertentes,
o amor será vida pois todo que existiu, existirá...
enquanto o viver for um direito de existir
nos atos das eras o amor será culpado
sendo amor o fardo e a perfeição da vida.
O exemplo errado
Ele descansou no sétimo dia de toda a Sua obra que Ele havia feito. - Gênesis 2: 2
Em seu livro Out Of My Mind, Joe Bayly contou sobre um amigo pastor que teve três filhos. Quando dois deles começaram a gaguejar, ele os levou para um fonoaudiólogo. Após a avaliação, o conselheiro falou com o pastor e disse sem rodeios que foi sua própria negligência que foi responsável pelo defeito na fala.
"Quando você levou a sua família pela última vez de férias?", Perguntou o conselheiro. Fazia muito tempo. O ministro estava ocupado demais para dar tempo à família.
O pastor admitiu: "Tenho vergonha disso agora, mas lembro-me de dizer com bastante orgulho à minha congregação: 'O diabo nunca tira férias, então por que eu deveria?' Eu nunca parei para pensar que o diabo não seria meu exemplo. ”Ele começou a passar tempo com sua família.
Após o sexto dia da criação, Deus descansou (Gn 2: 2). Ele declarou que o sábado era um dia de descanso para Israel (Êxodo 20: 8-11), e Ele decretou que até a terra deveria descansar a cada sete anos (Levítico 25: 3-4). No Novo Testamento, Jesus levou Seus discípulos para as montanhas para descansar (Marcos 6: 30-31).
Não se concentre em seu trabalho às custas das pessoas mais próximas a você. Tire um tempo para descansar. Cultive seus relacionamentos. Siga o exemplo certo!
Pensando nisso
Por que Deus implementou o princípio do descanso?
Você já tirou uma folga - ou simplesmente encontra mais trabalho para fazer? O que você fará diferente no futuro?
Não seja tão ocupado fazendo o bem que você negligencia fazer o que é certo. David C. Egner
Lidando com Dificuldade
Você quis dizer mal contra mim; mas Deus quis dizer para o bem. - Gênesis 50:20
Uma das corporações mais bem sucedidas de hoje começou em 1916 como uma oficina de carpintaria na Dinamarca. Quando o mercado imobiliário entrou em colapso durante a Grande Depressão, a loja foi convertida para fabricar brinquedos. Quando o departamento de brinquedos de madeira foi incendiado em 1960, a empresa apostou seu futuro nos pequenos blocos de plástico que estava fabricando. Hoje conhecemos a empresa como Lego, a quinta maior fabricante de brinquedos do mundo, com vendas anuais de US $ 1 bilhão.
José também se destacou depois de encontrar várias calamidades ao longo do caminho. Ele foi vendido como escravo por seus próprios irmãos (Gn 37: 23-28), falsamente acusado de agressão sexual e aprisionado (39: 6-20), e esquecido por um homem que havia prometido ajudá-lo a obter sua libertação ( 40: 6-23). Apesar de todos esses obstáculos, José tornou-se o segundo no comando do faraó, salvou muitas vidas (45: 4-7) e perdoou livremente seus irmãos (50: 19-21).
Nós tendemos a olhar para o sucesso e esquecer as dificuldades e atrasos que o precederam. Há eventos que não podemos controlar - o empregador injusto, a doença ou lesão, o amigo infiel. Mas podemos escolher nossa resposta.
Você está lidando com uma situação difícil hoje? Peça orientação a Deus. Então deixe o resultado para ele.
Há tanta coisa agora que não consigo ver,
Minha visão está muito fraca;
Mas venha o que vier, eu simplesmente confiarei
e deixarei tudo para ele. —Overton
Quando você for arrebatado, escorregue de joelhos. David C. McCasland
Ajudando Deus
Há algo muito difícil para o Senhor? - Gênesis 18:14
As pessoas sempre tiveram a tendência de querer “ajudar” Deus quando Ele parece lento para cumprir Suas promessas.
O Senhor havia prometido a Abraão que seus descendentes seriam tão incontáveis quanto as estrelas e que um herdeiro viria de seu próprio corpo envelhecido (Gênesis 15: 1-5). Abraão acreditou no Senhor, mas Sara ficou sem paciência. Ela convenceu Abraão a gerar filhos por meio de sua serva Agar. Ismael nasceu, mas ele não era o filho da promessa (17: 18-21). Quatorze anos depois, quando Abraão e Sara estavam muito velhos, Deus fez o impossível - Sara concebeu e nasceu o filho da promessa, Isaac.
Uma mulher piedosa compartilhou esta história: “Certa vez, durante a ausência do meu marido, surgiu uma crise. Eu precisava agir rapidamente, mas eu estava totalmente impotente. Finalmente eu orei: 'Senhor, isso é impossível para mim. Você terá que assumir completamente. Eu não posso nem mesmo ajudar você! '”Ela testificou que Deus realizou o impossível quando admitiu sua impotência.
Quando dependemos de nós mesmos, as pessoas vêem o que podemos fazer e nosso testemunho é: “Não fiz bem!” Quando dependemos de Deus, as pessoas vêem o que Ele pode fazer e nosso testemunho é: “Deus não fez bem? ! ”Que testemunho você terá hoje?
Quando as dores nos assaltarem ou os terrores se aproximarem,
Seu amor não nos desapontará, Ele guiará com os Seus olhos;
E quando estamos desmaiando e prontos para falhar,
Ele dará o que está faltando e nos fará prevalecer. —Anon.
Enfrentar uma impossibilidade nos dá a oportunidade de confiar em Deus. Joanie Yoder
A prioridade da oração
Enoque andou com Deus. - Gênesis 5:22
John G. Paton (1824-1907), nascido e criado na Escócia, enfrentou dificuldades incríveis ao estabelecer o que acabou se tornando um ministério frutífero nas Novas Hébridas. Um homem de fé inabalável e oração predominante, Paton costumava agradecer a Deus pelo impacto causado em sua vida por seu pai santo.
O que indelevelmente impressionou Paton quando menino ouvia o pai rezar atrás da porta fechada do quarto. Aqui está o tributo de Paton para ele:
“Embora todo o resto da religião fosse, por alguma catástrofe impensável, varrido da memória ou apagado do meu entendimento, minha alma vagaria de volta àquelas cenas iniciais e se trancaria novamente no armário do santuário. E ouvir ainda os ecos daqueles gritos a Deus lançaria de volta todas as dúvidas com o apelo: 'Ele andou com Deus, por que não posso?' ”Seguindo o exemplo de seu pai, Paton fez exatamente isso - ele andou com Deus.
Gênesis 5 nos diz que Enoque andou com Deus (vv.22,24). Nós também podemos. Como pessoas redimidas, podemos conhecer as bênçãos da companhia de nosso Senhor. Mas para fazer isso, precisamos, como John Paton e seu pai piedoso, tornar nossa prática diária buscar a Deus em oração.
A oração é uma prioridade em sua vida?
Para andar com Deus, precisamos conversar com Deus. Vernon Grounds
Rejeitado, mas amado
O Senhor estava com José. - Gênesis 39: 2
Escritura de hoje : Gênesis 39: 1-23
Uma menina de 8 anos escreveu a um líder cristão, buscando conselhos. Ela queria saber como conseguir que o pai levasse a foto dela. Ela disse que o pai tinha uma foto do irmãozinho na carteira (o garoto parecia o pai). E ele também carregava uma foto de sua linda filha de 15 anos. Mas quando esse garoto de 8 anos lhe deu uma foto sua, ele a colocou em uma gaveta. Parece que ela não era boa o suficiente para o pai.
A dor da rejeição é muito real em nosso mundo: uma criança rejeitada pelos pais, uma esposa cujo marido a vira de costas para ela, amigos se voltam para amigos.
Joseph deve ter sentido uma dor aguda no coração quando seus irmãos o venderam a comerciantes de escravos midianitas. A dor deve ter sido insuportável. No entanto, ele foi capaz de superar esse trágico revés. Aqui está como:
• Ele ficou em comunhão com Deus (Gênesis 39: 2).
• Ele fez seu trabalho bem (vv.4-6).
• Ele se recusou a ser influenciado pela tentação (vv.7-12).
• Quando ele foi rejeitado por seu chefe - e injustamente assim - ele permaneceu comprometido com Deus (vv.20-23).
Rejeição por pessoas vai acontecer. Mas para o cristão, a rejeição por Deus nunca ocorrerá. Apegue-se a Deus. Seu amor e carinho o levarão adiante. —JDB
Refletir e orar
Quem se entregou para me salvar,
agora me guardará até o fim;
Em Seus cuidados descansando firmemente,
Em Sua promessa eu dependo. - Bosch
Ninguém é mais seguro do que aqueles que estão nas mãos de Deus. Dave Branon
'Halteres, mexa-se!'
Deus criou o homem à sua própria imagem. - Gênesis 1:27
Escritura de hoje : Efésios 1: 1-14
Um sargento gritou uma ordem para um bando de recrutas: "Todos vocês, halteres, mexam-se!" Todos, exceto um, obedeceram. Irritado com o aparente desafio, o sargento marchou até ele e rosnou: - Bem? O jovem recruta respondeu: - Certamente havia muitos deles, senhor!
Seria ótimo se mais de nós, como cristãos, sentissem tão bem consigo mesmos. Não é errado afirmar o nosso valor. A Bíblia faz. Fomos criados para refletir a natureza moral e pessoal de Deus (Gênesis 1:26). O pecado estragou essa imagem, mas por causa do amor, Deus enviou Seu Filho para morrer por nossos pecados. Confiando em Jesus como nosso Salvador, somos "aceitos", assim como o Pai O aceita (Efésios 1: 6).
Podemos nos sentir indignos de tanto amor e graça, mas ainda podemos ter um saudável senso de autoestima, pertencimento e confiança. Porque Cristo removeu a culpa do nosso pecado pagando sua penalidade na cruz, sabemos que somos totalmente aceitos por Ele (vv.7-14).
Sentimentos de autocondenação ainda podem vir sobre nós, mas devemos afirmar nosso valor em Cristo. Quando uma voz interior continua gritando: "Você é um haltere!", Silencie-a dizendo para si mesmo: "Deus me fez. Cristo me salvou. E isso me torna uma pessoa de grande valor! ”- Dennis De Haan
Refletir e orar
Embora o pecado tenha deformado a coroa da criação,
Deus diz: "Meu filho, não se desespere,
pois à minha imagem você foi criado,
e na morte de Cristo você compartilha plenamente". -D. De Haan
Nada fala mais claramente do amor de Deus do que a cruz de Cristo. Dennis J. DeHaan
De Gênesis a Apocalipse, nunca faltou opositor para a tão grande obra de Cristo, e nem faltará no século atual, nenhuma delas porém foi suficiente para conseguir parar o plano perfeito de Deus para a humanidade, e nenhuma delas, por mais novas, maiores ou mais bem elaboradas que sejam, será !
Gênesis 1 : 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou mares. E viu Deus que era bom.
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde , erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.