Generosidade
Qualquer pessoa pode delinear equilíbrio suficiente para romper forte cobiça e construir imensa generosidade
Sempre achei que a empatia era característica rara entre as pessoas. Na crise atual, percebo que o problema é ainda maior. Falta muito mais. Há escassez, antes e sobretudo, de amor-próprio
As doenças vêm para nos ensinar que a vida é muito mais que uma escalada econômica e social. Tem à ver também com afetividade, reciprocidade e generosidade!
Não seja a pessoa que trava a "roda da gentileza", onde tudo para em você. Quando chegar em você, dê o impulso e devolva.
O indivíduo que joga pedra em teto que já o protegeu, jamais entenderá de gratidão e pluralidade de vida. Viverás sempre a beira do abismo da solidão.
Estás louco poeta, como podes duvidar?
Mãe é eterna, sim!Na sua forma de amar.
Mesmo quando se vai, aqui permanece,
para sempre,no coração daqueles
a quem ela gerou.
Obrigada por você tersido a melhor mãe do
mundo e perdoa-mese algumavez
desmereci teu amor.
A você Mãe,
minha eterna gratidão!
Presentei as pessoas com suas pétalas. Jamais faça alguém sangrar com os teus espinhos. Faça, então, com que as pessoas tenham a beleza de sua flor e queiram a ti na vida delas como sinônimo de alegria, pulcritude e graciosidade.
O mundo não está perdido, apenas desequilibrado.
Há quem abandona, mas também quem acolhe.
Alguns preferem julgar, outros escolhem ajudar.
Muitos fecham os olhos, mas sempre haverá alguém que prefere estender a mão.
Você pode ser a diferença!
Você pode equilibrar a balança.
Você pode ser a esperança.
Você pode !!!
Sobre Jejum: Abster-se da prática do mal, inundar-se e transbordar em bem, justiça, misericórdia e generosidade. Estender a mão ao necessitado. Alimentar-se espiritualmente do amor desmedido e imensurável, ligar-se ao Eterno de forma simples, sem distrações externas, sem ruídos, sem pedidos, sem moeda de troca, barganhas ou dietas sacrificiais. Apenas olhar para Ele, a fim de sejamos nós sua imagem em tempos de crise.
"[...] aquele que apieda-se do desvalido, por obrigação, herda seus problemas"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"A ciência é a inteligência do mundo; a arte, o seu coração" (Máximo Gorki) "e a generosidade o seu espírito" (Fred Vilar)
Querer efetivamente que o próximo alcance o sucesso e o ápice de sua felicidade é um ato de grandeza, sabedoria e generosidade. Mas isso, meu caro, é privilégio de pouquíssimos.
Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade.
Devemos ser como uma fonte que está constantemente se esvaziando de tudo o que possui, e sendo permanentemente suprida por uma fonte invisível. Dar continuamente para o bem de nossos semelhantes, sem temer a pobreza e confiantes na infalível generosidade da Fonte de toda riqueza e todo bem eis o segredo do bem viver.”
Gentileza não é natural.
As vezes precisamos complicar as coisas para levarmos a sério, e reduzir a ideia ao "não custa nada" nem sempre ajuda.
Ser gentil está muito longe de um gesto natural, pois a sobrevivência é sempre egoísta, sempre está em jogo o cada um por si.
Quando conseguimos ser gentis é uma enorme sofisticação, é um ato complexo, pois significa conseguir perceber algum benefício indireto, ou seja, ser gentil ou generoso ao longo de um processo também nos trará algum benefício em algum momento.
Ser egoísta é priorizar a mim primeiro é muito mais direto, objetivo e muitas vezes mais eficaz.
Portanto, ser gentil custa alguma coisa sim, custa tolerar os malandros que estão sempre apontando para nós e dizendo que somos burros ou otários por ficarmos na fila, por não pararmos em lugar proibido, por sermos honestos, por seguirmos as regras, pagarmos em dia, e sermos comprometidos com a nossa própria palavra.
Ser gentil é ter consideração, é respeitar a vez do outro e acima de tudo, mesmo quando não for a vez, ter a generosidade de ceder o lugar. É dizer que vai e ir e também dizer que não vai, é chegar no horário marcado, é compreender que algumas pessoas cumprem regras e respeitar quando te disserem não.
Ser gentil é um esforço diário, que envolve confiar mais nos seus valores do que na maioria. Ser gentil é conseguir olhar para a vida medíocre dos malandros e ver que mesmo que tente, jamais conseguiria ser feliz junto a eles.
O destino (se é que ele existe) é generoso com as pistas e mesquinho nos detalhes. Nos resta rezar e esperar para ver...