Ganhar Presentes
Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.
Então comecei uma listinha de sentimentos dos quais não sei o nome. Se recebo um presente dado com carinho por pessoa de quem não gosto – como se chama o que sinto? A saudade que se tem de pessoa de quem a gente não gosta mais, essa mágoa e esse rancor – como se chama? Estar ocupada – e de repente parar por ter sido tomada por uma súbita desocupação desanuviadora e beata, como se uma luz de milagre tivesse entrado na sala: como se chama o que se sentiu?
O medo
Certa manhã, ganhamos de presente um coelhinho das Índias.
Chegou em casa numa gaiola. Ao meio-dia, abri a porta da gaiola.
Voltei para casa ao anoitecer e o encontrei tal e qual o havia deixado: gaiola adentro, grudado nas barras, tremendo por causa do susto da liberdade.(p. 111)
A desmemória / 3
Nas ilhas francesas do Caribe, os textos de história ensinam que Napoleão foi o mais admirável guerreiro do Ocidente. Naquelas ilhas, Napoleão restabeleceu a escravidão em 1802. A sangue e fogo obrigou os negros livres a voltarem a ser escravos nas plantações. Disso, os textos não dizem nada. Os negros são os netos de Napoleão, não as suas vítimas. (p. 114)
A desmemória/4
Chicago está cheia de fábricas. Existem fábricas até no centro da cidade, ao redor do edifício mais alto do mundo. Chicago está cheia de fábricas, Chicago está cheia de operários.
Ao chegar ao bairro de Heymarket, peço aos meus amigos que me mostrem o lugar onde foram enforcados, em 1886, aqueles operários que o mundo inteiro saúda a cada primeiro de maio.
— Deve ser por aqui — me dizem. Mas ninguém sabe. Não foi erguida nenhuma estátua em memória dos mártires de Chicago na cidade de Chicago. Nem estátua, nem monolito, nem placa de bronze, nem nada.
O primeiro de maio é o único dia verdadeiramente universal da humanidade inteira, o único dia no qual coincidem todas as histórias e todas as geografias, todas as línguas e as religiões e as culturas do mundo; mas nos Estados Unidos, o Primeiro de maio é um dia como qualquer outro. Nesse dia, as pessoas trabalham normalmente, e ninguém, ou quase ninguém, recorda que os direitos da classe operária não brotaram do vento, ou da mão de Deus ou do amo.
Após a inútil exploração de Heymarket, meus amigos me levam para conhecer a melhor livraria da cidade. E lá, por pura curiosidade, por pura casualidade, descubro um velho cartaz que esta como que esperando por mim, metido entre muitos outros cartazes de música, rock e cinema.
O cartaz reproduz um provérbio da África: Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador. (p. 115)
Meu amor, hoje é seu aniversário. Um daqueles dias em que você ganha presentes, recebe elogios, muitas parabenizações. Este dia talvez faça voltar no tempo e refletir sua jornada no palco da existência.
Hoje eu poderia dizer que eu te amo, mas você já sabe disso.
Hoje eu poderia dizer que eu te adoro, mas você também já deve saber disso.
Hoje eu poderia dizer que não vivo sem você, mas, no fundo, tenho a certeza que você também sabe.
Hoje, te daria o céu e as estrelas, te levaria para o paraíso só para te encher de carinho. Mas infelizmente não possuo esse poder.
Hoje eu só quero ficar ao teu lado, não importa como. Só quero estar perto de você. Poder te dizer o que sinto e ser boba e inconsequente. Ser tua para sempre.
Quero cuidar de você. Isto me realiza. Quero ganhar os teus sorrisos inspiradores dos momentos felizes e poder te mostrar meu sentimento, sem medo de errar. Hoje não vou dizer que te amo, pois hoje eu preciso realizar algo maior, eu preciso “provar” isso. Te fazer notar algo inexplicável. Te fazer enxergar o quanto o mundo pode ser perfeito, generoso. Por isso, espero que tenhamos infinitos momentos felizes.
Desejo te fazer enxergar o “momento” do jeito que ele é, incisivo e singular. O momento está para nós como algo que tem sua própria identidade, nos configura enquanto pessoas. Somos, sim, feitos de momento.
Certamente não viveremos mais os momentos que já se passaram, mas viveremos muitos outros momentos. Bons ou ruins, eu não sei. Mas tenha a certeza de que serão momentos únicos. E não importa quanto tempo passe ainda assim te amarei eternamente.
A vida me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
Gosto de dar carinho mais do que de receber. Presenteio sem datas especiais. Minha motivação é sempre um sorriso.
E eu disse hoje pra minha mãe: Eu não quero ganhar nenhum presente no meu aniversário, pois você já me deu ele, que é seu amor de mãe.
O sorriso é dos melhores presentes, quem sorri sai ganhando, quem provoca o sorriso também. Viva mais, ria mais.
Agradeço a Deus por tudo e principalmente pela renovação do melhor presente que tenho recebido durante todos esses anos, a concessão de mais 365 dias para superar meus desafios, desenvolver minhas qualidades, me conhecer melhor, me reencontrar e descobrir que a minha melhor versão já existe e está dentro de mim.
Agradeço também a todos vocês, familiares e amigos queridos, pela lembrança e por fazerem de alguma forma parte da minha vida, afinal, as pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
Muito obrigada pelo carinho e um enorme beijo a todos!
"Cada presente que recebemos de Deus todos os dias, é um desejo dEle para nossa eterna felicidade." Mauro Borba*
- Relacionados
- Ganhar Presente
- Frases sobre ganhar livros de presente
- Amigos Presentes
- Dedicatórias para Presentes
- Dar presentes não significa
- Pessoas São Presentes
- O homem perde saúde para ganhar dinheiro
- As melhores frases para fotos com a sua namorada (ela vai ganhar o dia!)
- 64 cantadas fofas para ganhar o coração do crush
- Meu primeiro aniversário grávida (celebrando em dose dupla 🥳🤰)
- Feliz Natal, meu amor: mensagens românticas para um dia mágico