Frieza
Se certas coisas custam os olhos da cara, podem custar mais caros ainda a frieza espiritual e a desobediência da alma em relação à Palavra de Deus.
A frieza da igreja, gerada pela corrupção do mundo, chegou dentro da casa de Deus ao ponto dos pregadores perderam a fé e a coragem de colocarem o rebanho na ativa.
Pessoas ocupadas com sua frieza espiritual admitem que suas fraquezas partiram do próximo que não lhe dão sossego.
Há filhos de pais cristãos que só frequentam os cultos, seguindo os mesmos passos da frieza, do medo e da hipocrisia e ainda quer que a igreja cresça.
A mórbida frieza sentimental envolve a mente e o coração de amantes mal-resolvidos que, se não se aquecerem no amor de Cristo, acaba em picolé derretido.
Junto com a frieza espiritual de qualquer criatura, acompanham também com ela as suas enfermidades biológicas, psicossomáticas e espirituais.
A frieza, as críticas e o desprezo encurtam os relacionamentos a dois, provocam amargura nos corações, mentes depressivas e a possibilidade de reparar as deficiências se tornam cada vez mais difíceis, separando os melhores momentos de ambos serem felizes.
Tenho dó dos religiosos, em vista da frieza da fé de seus seguidores, da ignorância de sua hierarquia e das inúmeras oportunidades desperdiçadas diante do bem-estar físico social e espiritual de suas comunidades por não conhecerem o poder dos evangelhos de Jesus.
Maridos corajosos perguntam para suas esposas os motivos da frieza amorosa de suas esposas; caso contrário, as fraquezas deles serão estraçalhas pela astúcia de Satanás, com o único propósito de manter firme a separação do amor conjugal.
A humanidade caminha dia após dia para a frieza social e ao colapso em família, onde as suas funções nada representam para sua felicidade, seu sucesso profissional ou realizações pessoais.
Os jovens perdem o foco, a força e a fé, porque se inclinam à fraqueza do corpo e à frieza da alma para não encaminharem o espírito à disciplina do Senhor.
A fé, a caridade e a justiça desapareceram do seio da sociedade, decorrentes da frieza da crença, do distanciamento do amor e da má vontade de ver o próximo amparado pela força da solidariedade.
Na quarentena da alma o pano de fundo é a frieza, a inanição e estagnação espirituais, onde a sua liberdade anula a sua devoção e o seu temor a Deus.
POR DENTRO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Foram tuas lições de frieza e distância
que formaram meu ego, acenderam meu brio,
desaguaram meu rio na sombra do caos
e calaram a voz de cada sonho em mim...
Aprendi a sedar as lembranças que dóem,
anular a saudade num sono profundo,
ser um mundo em minh´alma e revolver o corpo
em camadas de gesso que burlam os olhos...
Foi a tua mentira embrulhada em afeto
a verdade mais falsa que tive nas mãos,
deslizou entre os vãos do que senti sozinho...
Fui aluno exemplar, me tornei este busto
numa praça gelada para ninguém ver,
aprendi a viver de te matar por dentro...
FORMALIZAÇÃO
Demétrio Sena - Magé
Nunca mais me derreto pra tua frieza,
meu calor se desculpa, chega de aconchego,
tiro a mesa em que sempre te servi afeto,
falei grego nas vias do teu coração...
Calarei no meu rosto este sorriso bobo
e serei mais contido, muito mais formal,
pedirei audiência em teu ramal de gelo
quando for necessário soletrar palavras...
Meu carinho se apaga nos teus tons de cinza;
finalmente serás a rainha longínqua;
soberana ranzinza no meu reino interno...
Doravante a recíproca será meu norte,
farei corte nos gastos de minha energia,
se qualquer sentimento ficar sem resposta...
O prato da amargura e mãe da destruição.
A guerra é um prato frio, e que se come com frieza, irmã da vingança e aliada do desespero, ela faz a sua vida se torna um pesadelo.
Geradora da fome, e promovedora de chacinas a guerra espelha uma vida sofrida,
onde sobreviver é a unica alternativa.
Quem vive em meio a guerra não pensa em ser artista, vive em meio a fome e luta para se manter vivo.
É como se eu fosse oca por dentro. Dificilmente me importo com alguma coisa ou sinto alguma coisa, seja raiva, alegria, tristeza ou amor. Só não me importo mais.