Freud Amor
Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.
Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!
As crianças amam em primeiro lugar a si próprias, e apenas mais tarde é que aprendem a amar os outros e a sacrificar algo de seu ego aos outros.
O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele.
Devemos começar a amar a fim de não adoecermos, e estamos destinados a cair doentes se, em consequência da frustração, formos incapazes de amar.
O investimento libidinal em um objeto não eleva a autoestima. A dependência ao objeto amado tem como efeito a redução daquele sentimento: uma pessoa apaixonada é humilde. Um indivíduo que ama priva-se, por assim dizer, de uma parte de seu narcisismo, que só pode ser substituída pelo amor de outra pessoa por ele.
O amar em si, na medida em que envolva anelo e privação, reduz a autoestima, ao passo que ser amado, ser correspondido no amor, e possuir o objeto amado, eleva-a mais uma vez.
Afinal é preciso começar a amar, para não adoecer, e é inevitável adoecer, quando, devido à frustração, não se pode amar.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Frases de Amor
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Poemas românticos
- Poemas de amor
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- 17 frases de Freud que te obrigam a pensar sobre você mesmo
- 68 frases sobre amor que definem bem o sentimento ❤️
- 71 frases de amor-próprio para mimar sua autoestima
- 32 frases sobre amor verdadeiro que definem esse sentimento