Fraternidade

Cerca de 650 frases e pensamentos: Fraternidade

Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo.

A miséria das classes baixas é sempre maior que o espírito de fraternidade das classes altas.

É-me impossível separar a palavra fraternidade da palavra voluntária. Eu não consigo sinceramente entender como a fraternidade pode ser legalmente forçada, sem que a liberdade seja legalmente destruída e, em consequência, a justiça seja legalmente deturpada. A espoliação legal tem duas raízes: uma delas, como já lhe disse anteriormente, está no egoísmo humano; a outra, na falsa filantropia.

Natal é tempo de alegria, partilha e fraternidade. Que este clima seja a base para que possamos encontrar a felicidade e a paz.

Que a partir desse Natal, o maior presente seja a presença de amor e fraternidade entre os humanos.
Que a partir desse Natal, o nosso coração se torne uma manjedoura, para que Jesus possa renascer nele todos os dias.
Que a partir desse Natal, Jesus esteja realmente presente nas “Festas de Natal”, afinal não existe festa de aniversário sem o próprio aniversariante.
Que a partir desse Natal, o presépio, que apesar de ser simples e pobre, não seja substituído por uma “Árvore de Natal”.
Que a partir desse Natal, Jesus seja o centro das atenções, e que o ibope Dele seja maior do que o ibope do “Papai Noel”.
Que a partir desse Natal, ele não aconteça apenas uma vez no ano, mas sim todos os dias da nossa vida.
Feliz Natal!!!

Agradecemos o espírito de fraternidade com que dialogastes, construtivamente, com os amigos distanciados do Bem, suportando com serenidade os agravos e as agressões.

Liberdade, Estado, Igualdade e Fraternidade, são as bases da Sociedade Politicamente falando, não há mais do que um princípio - a soberania do homem sobre si mesmo. Essa soberania de mim e sobre mim chama-se Liberdade. Onde duas ou mais destas soberanias se associam principia o Estado. Nesta associação, porém, não se dá abdicação de qualidade nenhuma. Cada soberania concede certa quantidade de si mesma para formar o direito comum, quantidade que não é maior para uns do que para os outros. Esta identidade de concessão que cada um faz a todos chama-se Igualdade. O direito comum não é mais do que a proteção de todos dividida pelo direito de cada um. Esta proteção de todos sobre cada um chama-se Fraternidade. O ponto de intersecção de todas estas soberanias que se agregam chama-se Sociedade.
Ora, sendo essa intersecção uma junção, por consequência esse ponto é um nó. Daqui vem o que nós chamamos laço social. Dizem alguns «contrato social», o que vem a ser o mesmo, visto que a palavra contrato é etimologicamente formada com a ideia de laço. Vejamos agora o que é a igualdade, pois se a liberdade é o cume, a igualdade é a base. A igualdade, cidadãos, não é o nivelamento de toda a vegetação; uma sociedade de grandes cânulas de erva e pequenos carvalhos; um tecido de invejas; é, civilmente, a admissão de todas as aptidões; politicamente, o mesmo peso para todos os votos.

A verdadeira fraternidade exige muito mais ouvir e entender a vida do irmão do que falar e explicar a vida segundo nossa exclusiva compreensão e entendimento.

A solidariedade, a fraternidade são palavras muito esquecidas e pouco utilizadas no dia-a-dia e, muito pior, pouco experienciadas, mas, como transformadores do mundo, temos a obrigação de fazermos a nossa parte mudando o nosso pequeno mundo.
Sei que mudar os cacos de lugar não é tarefa muito fácil, mas reformar-se sempre, também, configura-se numa premissa imperativa para a nossa caminhada. Sabedores que não iremos conseguir fugir das carquilhas das nossas faces, ao menos, sintamos o alívio de tê-las adquirido sob a batuta do Nosso Senhor e na tentativa de sempre fazer o bem.

A fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social; mas não há fraternidade real, sólida e efetiva, se ela não se apoia sobre uma base inabalável; esta base é a fé; não a fé em tais ou quais dogmas particulares, que mudam com os tempos e os povos,e se atiram pedra, porque se anatematizando, eles mantem o antagonismo; mas a fé em princípios fundamentais que tudo pode aceitar; Deus, a Alma, o futuro,o progresso individual indefinido, a perpetuidade das relações entre os seres. Quando todos o homens estiverem convencidos de que Deus é o mesmo para todos; que esse Deus soberanamente justo e bom, nada pode querer de injusto; que o mal vem dos homens e não dele, eles se olharão como os filhos de um meso pai e estender-se-ão as mãos.

Amizade não se explica
Muito menos fraternidade
Só sabemos que isto existe
Porque bate a saudade
Mas como responder a isto?
Se escrevendo com brevidade

⁠Evoluirmos é fazer com que o espírito de fraternidade se sobreponha ao do egoismo; o espírito da mansidão ao da intolerância.

Com fraternidade e tolerância a gente supera os dias que virão por aqui...

Onde está teu irmão?

A vida é o dom que mais fortemente ambicionamos e mais desesperadamente defendemos, a partir do próprio instinto de sobrevivência. A vida é o dom que mais devemos respeitar e promover em nossos irmãos. Toma-se aqui a vida nos mais diversos níveis e circunstâncias: a vida da graça, a vida moral, a vida da honra, a vida do nascituro, a vida do enfermo e do velho, a vida do pobre e do faminto, a vida vítima de violência e injustiças… É este o dom que devemos construir, e em muitos casos, reconstruir como modernos samaritanos.

Caminhar juntos

Insistir na idéia de comunidade, dizendo sempre de novo e de muitas maneiras que só seremos irmãos, se nos convertermos em comunidades vivas…. O ser humano precisa da comunidade, tende para a comunidade, personaliza-se na comunidade…. Queremos rever as diversas comunidades, que devemos formar e integrar: a Família, a Escola, a Comunidade Civil e Política, a Empresa, a Paróquia, a Comunidade Eclesial de Base….

Tema: Campanha da Fraternidade 1968

Lema: "Crer com as mãos"

Objetivo Geral:

Conscientizar o maior número possível de pessoas para os ideais da campanha:

O político: que compreenda que política é favorecer o Bem Comum.

O sindicato: que assuma a promoção de sua classe.

O patrão: que pague com alegria o justo salário.

A família: que haja dialogo entra pais e filhos.

A dona de casa: que trate a empregada como pessoa humana.

O padre: que esteja na vanguarda em proclamar a justiça e participar na busca de soluções.

O jovem: que descubra suas capacidades, desenvolva e as coloque a serviço da pátria.

Todos: que creiam com as mãos.

Inserida por pensandogrande

Descubra a felicidade de servir.

Inserida por pensandogrande

"Repartir o Pão"
A fraternidade entre os brasileiros, desde os que convivem na mesma comunidade local, até os distantes, dos quais conhecemos só as carências.; Esta fraternidade deriva do amor a Deus, Pai comum, e do exemplo heróico de Cristo, morto por todos. Trata-se de uma fraternidade afetiva e efetiva, que terá inúmeras formas de expressão, mas que deverá levar a atitudes concretas e sinceras. Fraternidade é repartir.

Inserida por pensandogrande

⁠DEUS
Orando pelos seus filhos..........
"FILHO MEU ....que estais na terra e se sente preocupado, confuso, desorientado, só, triste e angustiado.....
Eu conheço perfeitamente o teu nome e o pronuncio bendizendo-o, porque te amo, e te aceito assim como és...
Juntos construiremos o meu Reino, do qual tu és meu herdeiro e não estarás sozinho, pois, EU estou em ti, assim como tu estás em Mim.
Desejo que tu faças sempre a minha vontade, porque a minha vontade é que tu sejas humanamente feliz.....
Terás o pão de cada dia...
Não te preocupes...
Entretanto, lembra-te, não é somente teu, peço-te que divida-o sempre com o teu próximo, e por isso que o dou a ti, pois sei que tu sabes que é para ti e para todos os teus irmãos...
Perdoo sempre as tuas ofensas, aliás te absolvo antes mesmo que as cometa, sei que as cometerás, mas também sei que as vezes é o único modo que tens para aprender, crescer e aproximar-te de Mim, é a tua vocação. Te peço somente, que da mesma forma, perdoes a ti mesmo e perdoe aqueles que te ferem...
Sei que terás tentações e estou certo que as superarás...
Segures a minha mão, agarra-te sempre em Mim, e Eu te darei o discernimento e a força para que te livres do mal...
Nunca te esqueces que TE AMO antes mesmo que tu nascesses, e que te amarei além do fim dos teus dias...
PORQUE ESTOU EM TI...
ASSIM COMO TU ESTÁS EM MIM...
Que a minha benção desça e permaneça sobre ti para sempre e que a minha paz e o amor eterno te acompanhem pela eternidade.
Somente por mim poderás alcançá-la e somente EU posso dá-la a ti, porque...
EU SOU....
O AMOR e a PAZ !
AMÉM"
AYAM AYAM AYAM (3x)
CHAMA VIOLETA
CHAMA VIOLETA
CHAMA VIOLETA (3x)
KODOISH KODOISH KODOISH .... ADONAI ...
TSEBAYOTH (7x)
Grande Fraternidade Branca

Inserida por DraJaneCostaRebello

Primos são irmãos que nascem do ventre de nossas tias.