Frases Zen

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Mais glorioso não é quem vence em batalhas milhares de homens, mas sim quem a si mesmo vence.

Não fales asperamente a ninguém, pois aqueles a quem falas te responderão no mesmo tom.

Cada qual dá segundo a sua fé ou segundo o seu prazer.

Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente.

O néscio pode associar-se a um sábio toda a sua vida, mas percebe tão pouco da verdade como a colher do gosto da sopa. O homem inteligente pode associar-se a um sábio por um minuto, e perceber tanto da verdade quanto o paladar do sabor da sopa.

O teimoso que nunca atende ao conselho amistoso, encaminhar-se-á na certa para o perigo.

Se a tua aspiração é fraca, não basta, mas se é exagerada, trarar-te-à demasiados sofrimentos.

Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos.

A companhia dos néscios, como com um inimigo, é sempre penosa; a companhia dos sábios é como o encontro com parentes queridos.

Todos os homens tremem ante a punição e todos os homens temem a morte; lembra-te que te assemelhas a eles, e portanto não mates nem contribuas para a matança.

Quando impera a concórdia entre os pássaros, eles destroem a armadilha; quando entre eles vinga a discórdia, caem presa da armadilha.

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.

Vãos são os benefícios feitos aos indignos, mas compensador é o menor favor prestado aos bons.

Acossados pela cobiça, os homens correm como lebres perseguidas pelo caçador.

Sem um sentido de equanimidade, amor e compaixão imparcial não pode sequer começar.

Se você conta com alguém que tem menos qualidades que você, isso levará à sua degeneração. Se você conta com alguém com qualidades iguais às suas, você permanece onde está. Somente quando conta com alguém cujas qualidades são superiores às suas é que você atinge uma condição sublime.

Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.

Se tiver amor e compaixão por todos os seres sencientes, em especial por seus inimigos, este é o verdadeiro amor e a verdadeira compaixão. O amor e compaixão, nutridos por seus amigos, esposa e filhos, não são verdadeiros em sua essência. São apego, e esse tipo de amor não pode ser infinito.

É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

Somente a fé remove a desordem mental e devolve a clareza de espírito.