Frases Zen

Cerca de 229 frases Zen

Ao sermos bondosos com o outro, podemos aprender a ser menos egoístas: ao compartilharmos o sofrimento alheio, desenvolvemos maior preocupação pelo
bem-estar de todas as criatura. Esse é o ensinamento Básico.

Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias e sucesso. Se você desrespeita os direitos dos outros e descuida-se do bem-estar alheio, acabará imensamente solitário.

Na prática da tolerância, um teu inimigo é o melhor professor.

Permanecer indiferente perante os desafios é imperdoável.
Se o objetivo é nobre seja ele realizado ou não durante nossa vida é o mais irrelevante.
O que devemos fazer portanto é nos esforçar, perseverar e nunca desistir.

A única fonte de felicidade está dentro de nós.

Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

Parece complicado, porém é simples: Não há nada que não seja reflexo, consequência ou dependência daquilo que, querendo ou não, você fez ou deixou de fazer, sentiu ou não sentiu, esqueceu ou não conseguiu esquecer, mastigou ou não mastigou, imitou ou criou.

O amor e a compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver.

Minha religião é o amor.

A paciência é cultivada através do processo racional de análise. É essencial começar nosso treinamento da paciência quando estamos calmos, e não quando sentimos raiva.

Às vezes alguém cria uma grande impressão por ter dito alguma coisa, e às vezes alguém cria uma impressão igualmente grande ficando calado.

"Sabe quando você tem um insight no meio da noite e sua vida muda totalmente a partir daquele momento? É exatamente esta reação que esperamos quando nos deparamos com os profundos e belíssimos ensinamentos de Dalai Lma, um dos sres humanos mais sensíveis e sábios do mundo!"

Acredito que cada ser humano possui um desejo inato de felicidade e que não ambiciona sofrer. Acredito que o sentido da vida consiste na experiência desta felicidade.

Felicidade é o fruto do crescimento interior.

1º Fundamento: Plena Atenção Sobre o Corpo
2º Fundamento: Plena Atenção (Consciência) às Sensações.
3º Fundamento: Plena Atenção à Mente e aos Estados Mentais
Tranqüilidade, Equanimidade.

Os que temem o que não se deve temer e não temem o que se deve temer, envolvem-se em falsas ideias e enveredam por esconsos caminhos.

Devemos investigar e aceitar o resultados. Se não resistem a estes testes, até as palavras de Buda devem ser rejeitadas.

O perigo constante é abrir a porta para a ganância, um de nossos inimigos mais incansáveis. É aí que se deve pôr em prática o verdadeiro trabalho da mente.

O Ego é a bota que desgastamos no espinhoso caminho da espiritualidade.

Se tiveres uma fé ou religião em particular, isso é bom. Mas também sobrevives sem isso.