Frases de Umberto Eco

Cerca de 63 frases de Umberto Eco

A concisão é a essência da inteligência

Apenas os pequenos homens parecem normais.

Os que os faz viver é o que os faz morrer.

O primeiro dever do bom inquisidor é o de suspeitar antes dos que te parecem sinceros.

De dia cura-se o corpo com ervas boas e de noite se adoece a mente com ervas más

Longe de ser uma entidade fechada em si, toda obra de arte que merece esse nome passa a existir no contato com o receptor, e renasce a cada nova interação com um novo espectador ou ouvinte. A fruição artística é, na verdade um diálogo.

Deus se nos manifesta de fato mais naquilo que não é do que naquilo que é, e por isso as similitudes das coisas que mais se distanciam de Deus nos conduzem a uma opinião mais exata sobre Ele, para que saibamos assim que Ele está acima do que dizemos e pensamos.

Rir do mal é não estar disposto a combatê-lo. Rir do bem é desconhecer a força com o qual o bem difunde-se a si próprio.

O prazer culpado de se deliciar com desastres faz parte da natureza humana.

Os que não podes amar, teme-os

Talvez a missão daqueles que amam a Humanidade seja fazer com que as pessoas se riam da verdade, porque a única verdade consiste em aprender a libertar-nos da paixão insana pela verdade.

Todos somos hereges. Todos somos ortodoxos. Não é a fé que um movimento oferece que conta. Conta a esperança que propõe.

Terroristas não saqueiam para possuir, nem matam para saquear. Matam para punir e purificar através do sangue.

Para rebater uma acusação, não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador

Umberto Eco
Número Zero

Alguns reprimem com tanta veemência a ponto de impelirem muitos a se tornarem partícipes, por ódio a eles. Na verdade, um círculo imaginado pelo demônio. Que Deus nos livre.

A diferença não vem de palavras e obras, mas dos olhos com que a igreja julga as palavras e a obra.

Inserida por Hob

No momento que a internet permitem que todos falem, permite que um grande número de imbecis falem.

Ético é o homem que, de boa-fé, não ama; não-ético é o homem que ama porque, apesar de sua convicção de não amar, quer evitar a desaprovação social.

Os perdedores, assim como os autodidatas, sempre têm conhecimentos mais vastos que os vencedores, e quem quiser vencer deverá saber uma única coisa e não perder tempo sabendo todas, o prazer da erudição é reservado aos perdedores.

Umberto Eco
Número Zero

O sono diurno é como o pecado da carne: quanto mais se tem mais se quer, contudo nos deixa infelizes, satisfeitos e insatisfeitos ao mesmo tempo.

Umberto Eco
O Nome da Rosa