Frases sobre preconceito e discriminação racial
Atualmente na humanidade existem dois degraus que precisam serem superados para proporcionar paz entre os diferentes povos.
O primeiro está na linguagem que será conquistado quando todos os povos tiverem uma segunda linguagem em comum.
O último degrau está no fim do racismo que ainda persiste estruturalmente em diferentes culturas.
As religiões sempre serviram como uma forma de dominação e controle das massas, especialmente as religiões ocidentais. A demonização das religiões de matriz africana não é apenas racismo, mas uma estratégia de controle. Elas se sustentam em uma fé colonizadora que visou oprimir corpos, apagar histórias e lucrar com a submissão do indivíduo.
Eu queria que os pretos fossem brancos e que os brancos fossem pretos. Mas porque eu deveria desejar algo que já existe, se já somos pretos e somos também brancos? Porque a vergonhosa negação de uma verdade universal, que é a igualdade absoluta entre nós todos, que nos autodenominamos como humanos... nos desumaniza mais e mais a cada instante.
A diferença pode até ser zombada,e quem nasceu diferente,sobre ele existe duas escolhas:ou continua sendo diferente ou tenta mudar a sua natureza.Digo uma coisa,quem muda pelos outros em breve será novamente zombado,porque aquele a qual desrespeitou antes o fará de novo,por ser ele a má qualidade que em outros reflete.
" Diversidade é uma palavra que significa diverso, diferente, mas também pode ser utilizada com o sentido de desacordo, contradição e oposição. Sugiro substituí-la por multiplicidade para referir-nos as variáveis dos seres humano. Não somos diversos, somos todos iguais, mas concomitantemente nosso conjunto é variado. "
Existe um discurso implícito em algumas produções televisivas que visa acirrar e polarizar discursões importantes como racismo, machismo e homofobia.
Ao invés, de estimular um debate amplo e verdadeiro unindo forças na busca de soluções, procuram dividir colocando escravos contra escravos.
O conceito de raça é uma construção social resultante do colonialismo e não uma distinção biológica.
A importância da raça surge devido à existência do racismo, que pode ser tanto individual quanto estrutural e institucional, e que se concentra na aparência física e características fenotípicas das pessoas.