Frases sobre preconceito e discriminação racial
Falar de racismo, sem a vivência e a compreensão do movimento que é a luta de classes, é um caminho ideológico e não resolutivo.
Todos somos iguais perante a Deus.
Mas não para os racistas!
Mas quem deu à eles outorga para se acharem melhores e maiores que o próprio Deus?
Racismo tem sido uma atitude doentio do homem arrogante,que precisa urgentemente ser tratado do seu mal caráter.
A boa notícia é que racista e anti-racista não são identidades fixas. Podemos ser racistas em um minuto e anti-racistas no próximo. O que dizemos sobre as questões raciais e o que fazemos, em cada momento, determina o que - enão quem - somos.
Como combater um vício, ser anti-racista exige autoconsciência persistente, autocrítica constante e autoanáliseregular.
A negação é o batimento cardíaco do racismo, batendo por váriasideologias, raças e nações. Está batendo dentro de nós.
O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida.
"O racismo é praticado por aqueles que têm o seu privilégio na estrutura do poder social e econômico de um país"
Discussões exacerbadas por motivo de racismo ou diversidade, na verdade mostram que o verdadeiro problema são o desrespeito e a falta de empatia por parte de ambos os lados.
Todos são culpados.
Decidi não ser racista.
Nem me sentir inferior à ninguém pelo simples facto de saber que todos nós quando paramos de respirar somos chamados de mortos, ninguém escapa desse belo apelido.
"Para o Racismo perder espaço é necessário uma reparação não só nos pensamentos, mas também na prática".
É impossível não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista. É algo que está em nós e contra o que devemos lutar sempre.
O racismo é, portanto, um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo. Reconhecer o caráter estrutural do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro tão grande?