O preconceito e a discriminação, comuns no dia a dia, levam ao julgamento do outro com base na cor da pele ou na etnia. Para a conscientização do tema, destaca-se o Dia Internacional conta a Discriminação Racial (21 de março) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Porém, a luta para erradicar essas atitudes deve ser diária!
Nossa pretensão é de uma sociedade não racial... Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor... Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias.
Nelson Mandela
"Conversations with Myself", Nelson Mandela
35 compartilhamentos
É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.
Eu não sou racista. Estou contra toda forma de racismo e segregação, toda forma de discriminação. Eu acredito nos seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados como tais, independentemente da sua cor.
Não sei o que sinto em relação a quem diz
que não há preconceito racial em nosso meio
ainda nos dias de hoje.
Acho que piedade, pois ou são idiotas
ou alienados.
Prefiro pensar isso do que acreditar que podem
ser racistas!
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação.
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união?
Nota: Trecho da letra da música "Racismo é Burrice"
105 compartilhamentos
A discriminação dos negros está presente em cada momento das suas vidas para lembrá-los que a inferioridade é uma mentira que só aceita como verdadeira a sociedade que os domina.
Nada é mais tacanho do que o chauvinismo ou o ódio racial. Para mim todos os seres humanos são iguais; há idiotas em toda parte e tenho o mesmo desprezo por todos. Nada de preconceitos mesquinhos!
Não luto por um mundo de igualdade racial, isso porque tenho a certeza da impossibilidade.
Luto por um mundo onde o amor e o respeito são prioridades. Assim nossos direitos entrarão em vigor e os problemas de diversidade serão resolvidos.
Ao perder o medo do feminismo negro, as pessoas privilegiadas perceberão que nossa luta é essencial e urgente, pois enquanto nós, mulheres negras, seguirmos sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.
A discriminação racial é a cicatriz da ignorância, que só pode ser curada pela luz da educação, empatia e respeito mútuo, para que possamos construir um mundo onde a diversidade seja celebrada e não motivo de divisão.
Homofobia, preconceito racial, seja qual for o tipo de discriminação, afronta os ensinamentos de Jesus: "amar o próximo como a si mesmo", consequentemente, incompatível com qualquer religião cristã.
Todos os seres humanos, independente da cor, etnia ou condição social, são filhos de Deus. Portanto, discriminação racial, além de ser crime entre os homens, é contrária aos princípios divinos.