Frases sobre Pesquisa Científica
Deus, arquitecto do universo, proibiu o homem de provar os frutos da árvore da ciência, como se a ciência fosse um veneno para a felicidade.
A ciência consiste em substituir o saber que parecia seguro por uma teoria, ou seja, por algo problemático.
A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui de melhorar a própria sorte.
Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos.
A admiração é filha da ignorância, porque ninguém se admira senão das coisas que ignora, principalmente se são grandes; e mãe da ciência, porque admirados os homens das coisas que ignoram, inquirem e investigam as causas delas até as alcançar, e isto é o que se chama ciência.
Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.
Nota: A autoria do pensamento é erroneamente atribuída a Immanuel Kant. Na verdade, o pensamento acima é uma junção de duas frases de dois diferentes autores. A primeira pertence ao filósofo Herbert Spencer, e está presente no livro "The Art of Education” (1854), e a segunda pertence ao historiador Will Durant, e foi publicada na obra "The Story of Philosophy", em 1924. Durant utilizou as duas frases no livro, apesar de a primeira já estar em circulação, para falar sobre o pensamento de Kant.
...MaisMeus amigos, uma falsa ciência gera ateus, mas a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade...
A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.
A voz de Deus nos diz constantemente: uma falsa ciência faz um homem ateu, mas uma verdadeira ciência leva o homem a Deus.
O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.
Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.