Frases sobre literatura que demonstram o poder das histórias
Depois de ter sido esposa de um homem mais velho e assistente de uma princesa, a identidade que ela escolheu manter foi a que ela adquiriu por iniciativa própria: a de autora.
De certa forma, todo mundo era um Don Quixote, com a cabeça cheia de enredos e personagens, mesmo que não agisse diretamente dessa forma.
Este é o gênio de Dom Quixote, um tolo desamparado que está danado com mundo, capturando nossa experiência coletiva da civilização mecânica moderna.
A antiquíssima estrutura das fábulas: representar pessoas por intermédio de animais é uma das mais antigas maneiras de contar alguma coisa que, de outro modo, seria proibida e se tornaria demasiado aterradora ou tentadora.
Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.
Quanto mais silêncio houver num livro, melhor ele é. Porque nos permite escrever o livro melhor, como leitor.
A escrita é, e não é, pensar. A palavra que me ocorre é "auditivo". A partir de certa altura é como se ouvisse vozes.
Escrever um romance sem que ninguém o peça se parece um pouco com ter um bebê quando você não tem onde morar.
Ser convidado a ler o rascunho de outro escritor é o equivalente literário de ser convidado para ajudar um amigo a mudar o sofá para um novo local.
Precisamos de histórias para entender a nós mesmos, para o bem ou para o mal, para sermos inspirados ou horrorizados. É assim que lidamos com o ser humano e que decidimos que tipo de pessoa nos tornaremos.
Minha vida literária nunca esteve separada da minha vida ideológica. Minhas vivências são, precisamente, ideológicas, políticas e de luta social.
Falo de amor no sentido mais alto da palavra. A redignificação do Homem, a alienação do próprio ser humano.