Naiana Carvalho
Educadora e especialista em Psicopedagogia
A educação especial pode ser integrada de forma positiva e inclusiva no sistema educacional, valorizando cada aluno e atendendo a suas necessidades individuais. Além de transformar vidas, ela desempenha um importante papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Explore aqui frases inspiradoras sobre a importância de uma educação que acolhe e celebra a diversidade.
A Educação Especial não se trata de separar alunos, mas de oferecer suporte para que todos possam alcançar o seu potencial máximo.
Educação Especial é a arte de reconhecer e nutrir talentos únicos, moldando um futuro inclusivo para todos.
Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada à cidadania global, plena, livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças.
Num mundo diverso, a Educação Especial é a chave que abre portas para a igualdade de oportunidades.
A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.
Ensino Inclusivo começa com a aceitação e o respeito pela singularidade de cada aluno.
Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.
Cada aluno especial traz consigo um presente único que enriquece a nossa comunidade escolar.
Educação Especial não é sobre limitações, mas sobre descobrir e potencializar habilidades extraordinárias.
Quem pode participar da educação inclusiva? Todos. Alguma criança que não tenha qualquer tipo de deficiência é prejudicada com a educação inclusiva e a presença de alunos com deficiência? De maneira alguma. É a convivência que me faz pensar no outro e me colocar no lugar do outro, e o outro também se colocar no meu lugar.
Na Educação Especial, transformamos desafios individuais em oportunidades únicas de aprendizado e desenvolvimento.
A verdadeira inclusão não conhece barreiras, mas celebra as diferenças e capacidades de todos os estudantes.
A escola tem que ser um lugar onde as crianças têm a oportunidade de ser elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas.
A diversidade das nossas salas de aula é o que torna o nosso ensino inclusivo genuinamente enriquecedor e transformador.
Valorizar as diferenças é a chave para um mundo onde todos os talentos são celebrados.
Cada criança na Educação Especial é uma história de superação e capacidade, fortalecendo a diversidade nas nossas salas de aula.
Veja também:
Inclusão não é colocar um aluno especial juntos com os demais, mas sim incluir o mesmo a turma sem medir seus limites. Suas limitações não definem sua capacidade de desenvolvimento.
A criança, cujo desenvolvimento foi complicado por uma deficiência, não é menos desenvolvida que seus contemporâneos normais, é uma criança, mas desenvolvida de outro modo.
Crianças são como borboletas; cores, formatos e texturas diversas, algumas voam rápidas, outras nem tanto, mas todas se esforçam para voarem do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, única e ESPECIAL.
O coração da criança recebe e acolhe as diferenças com mais naturalidade, afinal ninguém é igual.
Para se estabelecer a educação inclusiva nos mais diferentes lugares do mundo é necessário que seus pensantes tenham empatia suficiente para interpretar as necessidades básicas que esse público especial necessita.
A educação deve ser comum e padrão mas o olhar especial a determinadas aptidões deve ser percebido e incentivado, isoladamente. O progresso social se dá pelas pluralidades bem aproveitadas.
A educação especial é capaz de intrínsecos aspectos dentre o físico, imaginário, emocional e tecnológico.
APAE
Acredito no talento, na competência e no
Poder de transformação dos professores e especialistas que preparam
Alunos com necessidades especiais, para o
Enfrentamento, com autonomia, nas relações humano-mundo e humano-humano.
A inclusão é a oportunidade do olhar respeitoso e amoroso na sociedade.
A gratidão transforma o simples em especial e nos ensina a ver beleza em cada momento.
Moabe Teles
A educação será sempre especial devido as particularidades diferenciadas apresentadas pelo educando, através da qual, o mesmo poderá vivenciar uma educação inclusiva por meio do atendimento educacional especializado
Em meio ao buraco negro, trevas e tempestades, eu conheci alguém especial que me ensinou que para ser forte não é lutar sem medo, mas sim mesmo estando com medo, continuar a lutar. Eu te amo.
A Inclusão do sujeito especial tomou tamanha proporção que se fez termo nas ciências sobre a evolução civilizatória.
Formada em Pedagogia desde 2011 e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atua na área de criação de roteiros para filmes institucionais e publicitários há mais de dez anos.