Frases sobre a Cobiça
A curiosidade, o desrespeito e a cobiça são invasoras. Amigas indesejáveis, inconvenientes e inoportunas.
O POETA E O RIO
O poeta não cobiça o peixe
lança a rede para capturar o rio
e feliz regressa pleno de nadeiras
Na tristeza da margem
o rio atravessa-lhe a nado
e do outro lado, córrego
A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso.
Não é novidade
E nunca foi questão de cor
Cobiça e maldade
Bando de aproveitador
Que por ganância
Terra, ouro, grana e pó
Fez dos piores
Os piores dias sem melhor
A cobiça elegante de escutar esses teus ais semitonados, Acariciam poeticamente os meus desejos ocultados, Sei que estamos apaixonados.
Não queira ser o mais brilhante,
O brilho atraí inveja e cobiça.
Seja sempre você mesmo,
E viva a simplicidade da sua vida.
Se um invejoso incomoda muita gente com a sua estúpida cobiça, três invejosos incomodam muito mais com a cupidez dos bens alheios.
Nunca ninguém matou alguém por amor, isso é uma mentira dos tangos. Só se mata por cobiça, por despeito, ou por inveja, pode acreditar. O amor não tem nada que ver com isso. // Livro:
O verão das bonecas mortas
A cobiça pelo impossível é algo assustadoramente sem sentido, se alcançar o impossível, ele se torna possível, sendo assim nunca foi verdadeiramente impossível.
Comparar-me aos outros só me traz tristeza. Se constato que estou pior, sofro com a cobiça e a incapacidade de possuir o que o outro possui, seja bens materiais ou talentos pessoais. Se percebo que estou melhor, a compaixão me atormenta e a desigualdade existente me corrói
"[...] a inveja e a cobiça, muito mais que a gravidade, puxam tudo para baixo. A gravidade ignora os gazes, pelo menos. Os dois diabinhos, não."
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
Onde não há justiça...
Prolifera a cobiça...
Abunda a impunidade...
Aumentando a maldade...
Crescendo a corrupção...
E, com isso, falindo a nação!!!
Assim com a maldade está estampada nos olhos, também assim é o coração quando anseia pela cobiça, quando as mãos são ágeis para fazer o mal. E assim, o dinheiro torna-se a raiz de todos os males e a causa da maldição de todos aqueles que só confiam nele.
Interposto a cobiça, a inveja e a avareza nos negócios dos homens, eis que todas as almas se corromperam, destruindo os valores da família e as oportunidades do bem-estar social.