Frases de Siddhartha Gautama

Cerca de 159 frases de Siddhartha Gautama

Se a sua compaixão não inclui a si mesmo, ela é incompleta.

Se sua boca estiver aberta, você não está aprendendo.

Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa-o na ignorância. Saiba bem o que o conduz para a frente e o que o prende atrás, e escolha o caminho que o guie à sabedoria.

Não crie sofrimento
Pratique virtude
Seja senhor de sua mente

Se o telhado for mal construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; assim como a cobiça facilmente entra na mente se ela é mal treinada ou se está fora de controle.

Buda

Nota: Adaptação do verso 13 do "Dhammapada".

O ódio nunca desaparece enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente.

Buda

Nota: Releitura do verso 3 do "Dhammapada", que diz, originalmente: "Quem abriga pensamentos de hostilidade como: 'Ele me maltratou, ele me golpeou, ele me derrotou, ele me roubou', para aqueles que abrigam pensamentos como esses, a raiva nunca será apaziguada".

...Mais

Não se esqueça que os instantes que você vive aqui e agora e as pessoas que você convive aqui e agora são os mais importantes da tua vida por que são os únicos reais.

É a tua própria mente que te leva a praticar o mal.

Seja o testemunho dos seus pensamentos.

Existem no mundo quatro tipos de indivíduos: os sombrios, que caminham para as sombras; os sombrios, que caminham para a claridade; os claros, que caminham para as sombras e os claros, que buscam a claridade.

Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio.

Elogio e crítica, ganho e perda, prazer e dor vem e vão como o vento. Para ser feliz, descanse como uma árvore gigante no meio de todos eles.

É a nossa resistência às circunstâncias que causa nosso sofrimento"

Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham em harmonia conosco para o avanço da paz mundial.

Deixar de fazer o mal, fazer o bem e purificar a mente: essa é a lição de todos aqueles que despertaram.

"Poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tão natural que a paz que procuram já está no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha."

Todos os seres nascem iluminados, mas é preciso uma vida inteira para descobri-lo.

Obrigar os outros a aceitar pontos de vista pessoais por meio de força, chantagem, trapaça ou manipulação sutil, também faz parte da nossa atividade emocional.

Ninguém nos salva, a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém vai. Nós mesmos devemos percorrer o caminho.

O que acaba com o odio é o amor.