Frases Racionais
Para ser racional faz-se necessário ter uma visão analítica, criteriosa e estudada de tudo. Para ser emotivo a única coisa necessária é não ser racional
Ser coerente com aquilo que se pensa é primordial para ser levado à sério. Se alguem te disser "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", não faça nenhum dos dois, pois a falta de coerência está intrinsecamente ligada a falta de credibilidade.
Embora eu veja muita lógica na teoria da evolução, eu não consigo imaginar de que outra forma a mulher poderia ter sido criada se não pelas mãos de um Deus. Eu acho que mais lógica teria a idéia de que o homem seja o resultado da evolução de um primata, e mulher a criação de um ser supremo, uma divindade criada por outra.
Se o mundo racional é onde os sãos são os que apunhalam, caluniam e depois vão pedir para um ser mágico paz, eu prefiro continuar na irracionalidade adorando o deus da irresponsabilidade, Dionísio; e o deus da arte, Apolo; onde tudo se transforma em comédia e tragédia grega, porque choramos a morte de Romeu e rimos das imbecialidades dos polichinelos.
Lógica
Vivo e sofro.
Se sofro, vivo.
Logo todo ser sofre,
Logo todo sofredor está vivo.
Se sofro é porque não te tenho.
Se não te tenho é porque sofro.
Sofrer é um ato de viver.
Prefiro amar a jamais sofrer.
Calcule a decisão, racionalize o cálculo, mas nunca confie no primeiro resultado, comprove-o várias vezes se for preciso.
A lógica não é o metro da realidade. É uma atividade pragmática do espirito e limitada a uma determinada área operacional.
A lógica não apreende o real. Não está nas coisas, pois se constituí em mera atividade do espirito. Nem prova o real, embora demonstre que certos fatos aparentemente se comportam segundo seu modelo. Por isso, somos inclinados a admitir que os fatos que acontecem segundo a nossa lógica são reais e os que assim não se comportam são ilusões.
A lógica, por outro lado, tem uma função psicológica: dá ao homem o sentimento de
controle sobre os fatos. Daí o seu apego a tudo o que é lógico, pois a lógica lhe dá uma sensação de segurança e poder. A lei da causalidade se torna, assim, de importância fundamental para o homem: é a certeza de sua capacidade de controle sobre as coisas. Explicar é uma tentativa que lhe proporciona um sentimento vicário de dominar situações. Por isso, o homem é tentado a explicar tudo para se sentir senhor dos fatos.
A vida nada nos ensina contudo, oferece experiências e cabe a nós usarmos a racionalidade para extrairmos o valor objetivo das coisas.
(...) O fato de uma multidão de seres humanos seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitária a realidade presente é um fato "filosófico" bem mais importante e "original" do que a descoberta, por parte de um "gênio filosófico", de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos intelectuais"
a individualidade não torna a pessoa menos humana, mas sim, com mais coerência com a vida e consigo mesma, não se aproveitar dos outros e procurar se preservar dos maus intencionados e sem querer ficar por aí fazendo o papel de bonzinho. E se isso vai de encontro com a mentalidade predominante e nos torna mais isolados, o que fazer, ao menos quando interagimos, o fazemos verdadeiramente. Nossos sonhos devem seguir o coração, como se fosse uma criança e orientado pela lucidez da mãe inteligência. Não deve ser tão difícil, abrir para aquilo que Deus nos enviou.
Se por qualquer motivo um dia tiveres de perder tua dignidade, ultrapassando os limites da racionalidade, que ao menos estejas sóbrio. Não permitas que nada nem ninguém seja culpado por tuas torpezas.
André Francisco
Não tem como, é sem lógica e fora dos padrões, imaginarmos, uma pessoa morrendo, e os demais seres acabando de nascer. Não tem como imaginar o mundo doente e só um curado ou sem nenhuma anomalia genetica.
Aquele que foi formado para ser um ser racional nunca viveu sua racionalidade o que de fato deve ser “Ser Pensantes”, analisadores de seus próprios conceitos, pois os atos que o mesmo pratica explica em certos pontos sua irracionalidade e incapacidade. A natureza explica que às vezes o que o homem até hoje nunca explicou, a sabedoria dos animais. Cada um interage de maneira diferente, o amor, a amizade entre se e enfim. Tudo isso explica que o vive preso em si mesmo, pois a intelectualidade que lhe foi dada é soberana, e inexplicável.
Contudo tem suas habilidades, mas o medo e abrange todas sementes de fé, sufocando e matando-as, isso é uma das causas que se torna o homem um galinha. Pois a mesma olha para cima percebe que a tela não está alta, mas tem medo de tentar voar para fora. Por isso, é sublime dizer que, “Quem nunca errou nunca nasceu” (Ralfe Maciel). Por tanto, é compreensível o lado e os sentidos da águia onde desperta em cada um de nós a curiosidade e a persistência da pergunta. Será que existe esse lado galinha e águia no ser humano? É importante considerarmos que o conceito de estado de natureza é também uma construção social e que varia de acordo com a cultura, a época, as vivências. Não há um único estado natural para o ser humano, mas vários princípios construídos ao longo da vida. Por tanto observamos que, galinhas e águias são de diferentes espécies, mas nada impediu a águia de construir sua vida e seus hábitos a partir daquele contexto social, tornando-se galinha.
Quando o naturalista pegou a águia e colocou em posição de vôo vimos que ela tremia , essa é a razão de muitos homens águias não conseguirem conquistar a liberdade, pois tem medo das “alturas” e esse medo impede que o mesmo experimente nova vida. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte nessa hora a águia pode criar coragem, pois esqueceu da imensa altura e dos riscos, tomando essa atitude pode voar alcançando as seus alvos e desejos. Às vezes o homem tem medo de voar, de ser feliz, de tentar e não consegui, tornando um homem galinha com coisas tão que complexas de ser entendida, mas apesar de tudo é preciso de ajuda como a águia, é preciso que alguém mostre o sol, ou seja, ensina-lhe a direção que deva tomar.
Cada ser humano tem uma estrutura básica que se manifesta mais como águia em alguns, mais como a galinha em outros. Cada um precisa escutar essa natureza interior, captar a águia que se anuncia ou a galinha que emerge. Após escutá-las, importa usar a razão para ver claro e o coração para decidir com inteireza. Somente assim se conquistará a promessa de um equilíbrio dinâmico
A história da águia e da galinha nos evoca o processo de personalização pelo
qual todo ser humano passa. Não recebemos a existência pronta. Devemos
construí-la progressivamente. Há uma larga tradição transcultural que
representa a caminhada do ser humano, homem e mulher, como uma viagem e uma aventura na direção da própria identidade.
Quem aprende a lição vive bem, é a logica da vida, as folhas brancas que ganhamos ao nascer, com o tempo mudam de cor, mas mancha-las de sangue, sinceramente, é o fim.
Não procure um significado lógico, ser feliz não está no óbvio e sim no que não pode existir... Viver é uma utopia.