Frases Racionais
VIA-LÁCTEA...
Lalala, é o único pensamento racional que me vem a mente, não saber nada da vasta expansão, sobre o que as pessoas pensam, o que querem dizer com seus gestos e olhares, que na verdade não revelam muita coisa. E como eu me sinto? Sim, agonia, talvez seja isso mesmo, como se meu fraco e lamentável cerebro pedisse por informações que jamais lhe seriam concedidas. Sabe, é engraçado pensar como um filósofo, que nunca terá a resposta da sua melhor pergunta respondida, envelhece e morre, com a agonia de desprover da mesma, qual sera a solução para esse lamento? Esse sentimento de angústia que me leva a pensar ~estaria minha impulsiva e questionadora mente errada?~ será que um simples "oi", ou um "tchau" poderiam ser interpretados como uma forma de acrasia ? E o amor, ah, o doce sentimento que muitas vezes é confundido com a artificial e momentânea dependência. É vivendo para ver que a vida não é como um filme ou um desenho animado no qual "a dama fica com o vagabundo, o excluido fica com a menina da escola (ou trabalho) a sinderela fica com o príncipe encantado, e a bela fica com a fera". Para a tristeza de muitos não, não é assim.
Se eu pudesse dizer tudo o que penso nesse papel seria quase como se tirasse o peso da via-láctea de minhas costas o que provavelmente não será possível...lalala.
Existem momentos onde o silêncio e a aceitação, mesmo que contra sua lógica, é um tesouro inestimado a ser considerado.
Se mesmo diante sua lógica sobre qualquer assunto simples e comum, outros se opuserem de maneira categórica, qualquer argumento que usares será pura perda de tempo.
Normalmente a intenção destes não se resume em sua própria opinião, mas sim tumultuar, por algum motivo,
aquele momento.
O mais sábio, nestas circunstâncias, mesmo com sua razão óbvia, será concordar e se afastar logo que possível, pois num nível inferior ao seu, você perderá sua razão.
(Teorilang)
É preciso contextualizar tudo e através de uma investigação racional, construirmos uma opinião mais conceitual e justa.
Observar o cenário é racional, fazer barulho e agir por impulso externo é irracional e pode ser facilmente repetido por outras espécies!!
A inteligência racional-emocional do amor é pérola de grande valor... O primitivismo que devora é canibalismo em muitas formas...
Faz-se necessário saber dosar coerentemente tudo na vida, pois o exagero sobre certas coisas sufoca e enfraquece as demais.
O EXERCÍCIO DO AMOR
Só no exercício do amor
Conseguirei humanizar-me;
Racionalizo sem frescura que tenho a dor;
Que tenho o sangue da mesma cor.
O amor traz discernimento do óbvio:
Que não importa quem sou;
É certo que sofro as perdas,
e que vivo os prêmios.
Se tenho mais, se tenho o menos...
Que diferença faz?
O fim é o mesmo!
Que no meu esforço de ser mais,
o meu esforço de ser melhor:
É irracionalidade julgar-me superior...
E igualar-me a um deus, ainda que nos pormenores.
Descubro ser insana essa busca:
Tornar-me melhor?
Pois, somente amando...
tornar- me- ei no maior humano.
Pois, humano é o que sou;
No amor sofro e suporto;
Perdoou e espero...
No amor me porto bem, estou sempre aquém;
Não se vale o que vem, mas o que se é;
Viro-me do que tenho, que seja pouco, muito...
E do que me é conveniente;
Pois, a validade de tudo não está nas coisas;
e sim, está na gente;
Ainda que insanamente se ache superior,
Apenas se é diferente...
Não consigo ver justiça nem lógica em um Deus que supostamente predeterminou tudo e que predestinou cada um a um destino escolhido por Ele mesmo! Onde ficaria as responsabilidades individuais? Escolhas conscientes e não manipuladas? Ir ao inferno não por minhas escolhas e sim por que fui programado; isso é pagar uma conta que não seria minha, mas de quem me fez ir para lá, isso sim seria injusto e ilógico.
Pela lógica Bíblica, se não há inocentes para predestiná-los ao inferno então não há santos para predestiná-los ao Céu!
Toda crítica que fazemos precisa vir acompanhada de fundamentação lógica e adequada, caso contrário, melhor que nos mantenhamos calados.
Sei que não dá para racionalizar o amor. Ele simplesmente não se ajusta às regras da razão, pelo menos da razão que conhecemos, com as regras que conhecemos (ou que queremos acreditar que conhecemos).
No dia em que a "raça" humana se tornar realmente racional, e compreender a diferença entre sorte, esforço, mérito e privilégio, e deixar de olhar para os próprios interesses com prioridade, aí sim, estarei em paz.
Mas enquanto essa Utopia não se concretizar, cabe a nós fiscalizarmos o comportamento daqueles que detém o poder de gerência e transformação dos direitos coletivos.
E se tudo isso acontece hoje, foi porque negligenciamos o dever de fiscalização lá atrás - que ainda reproduzimos no dias atuais - aceitando o indigno em detrimento de interesses pessoais ( por simulada falta de tempo, recebimento de vantagens e nítida carência de solidariedade).
Somos egoístas por natureza, pois dispomos de boa parte de nosso tempo para prazeres individuais, mas não separamos segundos para o bem comum.
A história da humanidade é lamentável.
Incrível como eu me acostumei a comprar coisas caras e fúteis, mesmo sabendo que muitos morrem de fome, talvez a poucos quilômetros de mim.
O individualismo cultural é o verdadeiro câncer da humanidade, que passa de geração pra geração a medida que nos diferenciamos por nossas condições financeiras, etnias e crenças.
Vivemos sempre na busca de "vantagens": como ter mais dinheiro, morar melhor, e ter condições de exibir pertences como forma de agradar a sociedade.
Hoje, ser bonito é ser melhor. Ter um corpo belo, dentes perfeitos e vestimentas de dar inveja, o torna mais atrativo.
Ou seja, as pessoas se preocupam mais em "ter" do que "ser".
Até porque a sociedade confunde o que uma pessoa é com o que ela tem.
E tudo o que somos não pode ser tocado. Somos o que vivemos e o que sentimos.
E o que sinto, nesse momento, é um imenso desprazer em ser humana.
Porque apesar de tudo o que refleti agora, amanhã certamente irei acordar no meu colchão caro, tomar um banho de dez minutos, passar minha maquiagem que certamente alimentaria uma família por um mês, sem deixar de passar meu perfume importado, e ir trabalhar com a falsa impressão de que o que faço da minha vida, é realmente importante.
Resumindo a disciplina
Se a MATEMÁTICA é pura logica,
A FÍSICA é a razão;
Se a QUÍMICA é elementos e misturas,
O PORTUGUÊS é interpretação;
Se a BIOLOGIA é a vida,
A GRAMÁTICA também é pontuação;
Se a FILOSOFIA é attitude,
A REDAÇÃO é criação;
Se a HISTÓRIA é conhecimento do passado,
A GEOGRAFIA e localização;
Se a GEOLOGIA e rocha e vulcã,
O IDIOMA é comunicação;
SE a EDUCAÇÃO FÍSICA é exercício,
A MÚSICA é canção;
Se a DANÇA é movimento,
O ENSINO é educação;
Se o ALUNO é aprendiz,
A ESCOLA e instituição;
Se o PROFESSOR é o mestre,
Para uns DEUS é a salvação;
O pós-modernismo abandonou a ideia de racionalidade e objetividade e aceitou cegamente o relativismo, alienando e alimentando a mente humana com um nutrimento totalmente insalubre.
O que difere, nós, seres humanos, do restante dos animais é a capacidade de pensar racionalmente. De produzir linguagem, comunicação, de codifica-la, de produzir cultura. Essa é a reflexão do grande pensador francês Blaise Pascal: “o que é o ser humano?” O ser humano é uma obra pensante; um ente com a capacidade de refletir, de filosofar, de fazer ciência, de fazer cultura. Diferentemente dos animais que, esboçam de forma prematura certa “inteligência”, pois, os animais sabem, porém, não sabem que sabem. Eles agem instintivamente. Não são capazes de produzir concepções intelectuais. A vida de um animal é apenas uma repetição básica dos instintos de sua espécie.