Frases Racionais
Tudo na vida é uma questão de lógica, algo simples de entender,
Mas nem sempre a seguimos, e isso é algo difícil de entender...
Ósculos e amplexos,
Marcial
SIMPLESMENTE UMA QUESTÃO DE LÓGICA NA VIDA
Marcial Salaverry
Observa-se que atualmente muita gente demonstra ter mais carinho por certos objetos, como automóvel, moto, televisão, computador, do que pelas pessoas que vivem ao seu redor. Atualmente o grande campeão de amores conquistados, é o tal do celular, também conhecido como smartphone, que ninguém sabe usar dentro da lógica, não assimilando que seu uso correto, é para agilizar comunicação, mas ficam horas e horas apenas se ocupando com notícias muitas vezes infundadas, e as famigeradas "redes sociais..." Ao invés de simplesmente pensar em comunicar-se, ficam horas fazendo verificações nas redes sociais, sacrificando horas de lazer e de convívio familiar.
A propósito, meu amigo L’Inconnu passou-me por e-mail uma mensagem muito interessante a esse respeito
"Se Deus criou as pessoas para serem amadas e as coisas para serem usadas, por que será que se amam as coisas, e usam-se as pessoas?"
É uma grande verdade, pois os objetos, sejam eles inanimados, animados (aqueles que se movimentam, como carros, iates, etc...), ou animadores (aqueles que mexem com nosso ânimo, como TV, computador, celular, etc..), não deixam de ser objetos, e não tem sentimentos, pouco ligando se os utilizamos ou não, se os deixamos de lado para um passeio ou um papinho, ou mesmo se os deixamos cair no chão e quebrar... Contudo, as pessoas que nos cercam, tem sentimentos, tem sede de carinho, de atenção, e logicamente não ficam muito satisfeitas ao se sentirem trocadas por um objeto, ou como passam a chamar “Essa Coisa”... Devemos sempre saber dividir nosso tempo. Nunca poderemos esquecer o convívio familiar, com os amigos, um gostoso passeio, uma viagem, trocando esses momentos de lazer pelo culto ao “objeto amado”, encarando como "amigos" quem apenas sabe usar o celular, deixando de lado a possibilidade de um papo amigo com quem realmente quer lhe dedicar amor e atenção, e deseja o mesmo retorno...
Sempre devemos considerar que as pessoas ao nosso redor forçosamente sentirão um eventual desprezo, muito mais do que o carro poderá sentir falta de uma lavagem caprichada. Não ficará traumatizado, quando muito, ficará sujo, mas um LavaRápido soluciona melhor o problema do que sacrificarmos algumas horas de convívio familiar, pelo prazer de vê-lo brilhando, ou então se deixarmos o tal do celular de lado para um papinho amigo com quem gosta de nós...O celular não ficará magoado, mas as pessoas deixadas de lado, certamente ficarão... Os objetos que usamos, assim devem ser encarados, como de uso. Utilizamo-nos deles, mas não poderemos nos escravizar a eles. Por mais amados que sejam, não tem sentimentos. Se alguém mudar de casa, depois de nela viver por mais de 20 anos, a casa não se sentirá abandonada. Mas pessoas que vivem ao nosso redor, fatalmente irão sentir um eventual abandono, ou descaso, se forem relegadas a um plano secundário.
Alguém poderá argumentar que um carro, uma casa, ou um computador não são infiéis, nem cometem injustiças contra nós. Mas, há que se considerar que costumam dar muita dor de cabeça, necessitando de “consultas médicas”, como podem ser consideradas as consultas a técnicos, mecânicos e empreiteiros, e que, se bem analisadas, podem ser consideradas com “traições” a nossa conta bancária.
Antes do advento da televisão e do computador, as famílias costumavam se reunir para agradáveis conversas, trocava-se idéias, discutia-se problemas. Mas, atualmente, pais e filhos pouco se falam, cada qual em seu quarto, cuidando de seu objeto de estimação. E muitos problemas acontecem por causa disso. Não é preciso falar disso, pois todos conhecemos essa situação, e já vimos esse filme diversas vezes.
Diálogo crianças, muito diálogo, atenção e carinho, e é preciso entender que isso é muito importante. É preciso lembrar que as pessoas existem, e continuam vivendo ao nosso redor. Um gesto de carinho, um bom dia, um simples “oi amigo” que seja, nada nos custa, e as pessoas agradecerão e até poderão retribuir. Ou não, mas pelo menos fizemos nossa parte. Pessoas merecem mais atenção do que máquinas, ainda que seja o celular, que muitos consideram mais importante até que o ar que respira...
Assim, para todas as pessoas amigas ou não, que estiverem lendo, desejo um lindo dia, e peço que façam o mesmo para as pessoas a seu redor. Façamos nossa parte, e todos, certamente, teremos UM LINDO DIA, sempre com o canal de comunicação da amizade devidamente aberto, para não dizer escancarado...
Os calafrios da incoerência
Que prazer é ler um texto coeso e coerente. Viaja-se dentro dele como se passa por uma seara de trigo embalada pelo vento suave e quente. Seguimos pelos seus caminhos com confiança e alegria, sabendo que o seu autor nos propõe uma rota de leitura com unidade, com harmonia e lógica profundas. Um prazer!
Ora, o mesmo se passa com o ser humano, melhor dizendo, com as pessoas. Como se escrevem as pessoas?
Quando "leio" as pessoas, espero delas essas mesmas características que procuro nos textos: coerência e coesão. O oposto incomoda-me, irrita-me, arrasta a desconfiança e provoca-me calafrios, frios, frios.
É suposto que um texto, por esses mesmos princípios de beleza, de encanto e de equilíbrio, me causem admiração, desejo, orgulho e imensa vontade de saborear cada sílaba, palavra e frase.
E as pessoas? Que textos são as pessoas? Tanta gramática, tanta sintaxe, tanto vocabulário por fazer e refazer e aperfeiçoar!
Exijo que a prosódia se eleve. Quero que a grafia, a entoação, a pontuação, a acentuação se desenvolvam com princípio, meio e fim, numa edição única, esbelta, matura e profunda da Alma e que seja o mais belo texto que jamais terei lido em alguém!
E assim, acredita, já no aconchego do meu outono, entre o crepitar de uma lareira reminiscente e um sóbrio despertar de alma, prometo ler e saborear o Ser que trazes até mim, essa obra humana que soubeste escrever.
Atualmente, a lógica cartesiana do "penso, logo existo" poderia tranquilamente ser substituída por "penso, logo dirijo".
Mulheres quando perdem em um debate partem pro ataque pessoal e começam a se vitimizar, lógica e argumentos não funcionam com esse tipo.
Nunca coloque uma mulher em um pedestal, e entenda ela não é especial seja masulino e racional tenha amor próprio.
Vamos entrar num acordo...
Pra que procurar lógica no amor...
Vamos apenas vive-lo, e bem...
Pra que tentar entender algo que é
tão gostoso?
AMOR NÃO TEM LÓGICA
Marcial Salaverry
Sentimento insidioso,
sempre muito gostoso...
O amor deve ser bem cuidado,
ele nasce dentro do coração,
cresce, sem explicação...
Não o chamamos,
mas por ele clamamos...
Nem sempre o queremos,
mas sem ele não vivemos...
Quando brota na alma,
nossos sentidos acalma...
Se for correspondido,
e bem compreendido,
é capaz de nos fazer reviver,
ou de nos fazer morrer,
se não for recíproco...
É amando em reciprocidade
que existe a felicidade...
Para o amor encontrar,
é preciso saber amar,
e saber ser amado...
No amor não existe cobrança,
só a doce lembrança...
Pode ser daquele beijo,
que ficou no desejo...
Ou então daquele carinho,
que chegou bem pertinho...
mas sempre daquele corpo amado,
que é sempre desejado,
e nem sempre temos a nosso lado...
Homens emocionados entram em rota de destruição, a racionalidade é a ferramenta para dominar a si mesmo.
O direito não é uma ideia lógica, porém ideia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força dispendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança.
O socialismo, comunismo, deseja exatamente fazer com que o homem perca o raciocínio lógico e seja dominado como um animal e fique a seus domínios, ao ponto do estado pensar e ditar seu pensamento.
Somos seres pensantes.
Em nossa vida sempre haverá uma lógica que muitas vezes ignoramos e nem sequer nos atentamos de como ela nos conduz por caminhos e rege o que pensamos, como agimos e como nos entendemos como seres viventes e principalmente pensantes.
Neste contexto de logica como vivemos, podemos perceber como pensamos num contexto geral de nossa vida, ou seja, dependendo do que estamos passando, seja em qualquer situação, usamos nossa dedução para determinar se realmente o que está acontecendo é verdadeiro, pensamos também em hipóteses das mais variadas, usamos também da indução para comparar e analisar vários fatos e opções existentes para chegar a um consenso comum visando à determinação do que é verdadeiro ou não para todos.
Quantas qualidades, quantas ferramentas temos que nem ao menos sabemos como usar corretamente para nossa melhoria de vida e de crescimento como pessoas. Temos tudo a mão, e em muitas situações nada percebemos o que realmente podemos fazer em nosso benefício.
No emaranhado de pensamentos, vontades, objetivos e sensações que produzimos em nós mesmos, muitas das vezes nos perdemos em duvidas, incertezas, pensamentos negativos por justamente não sabermos como avaliar e entender muitas coisas que são pertinentes a nossa vida.
Que aprendamos a usar nossa logica sim, mas também nossa racionalidade, sendo que, racional nada mais é que o ser que pensa, raciocina, que procura agir e tomar decisões baseados segundo a razão, portanto outro atributo importante para nossa resolução de problemas.
Somos seres pensantes e devemos explorar ao máximo nossas capacidades de se comunicar, de se expressar, mostra a capacidade que em todos existem, somos todos capazes, apenas muitos não compreenderam o real valor do pensar e agir.
Que me perdoem os doutores e especialistas, apenas minha visão (rasa), do que acho que seja pensar e avaliar o porquê de muitas situações que passamos na vida e de como me compreendo como um ser humano que procura pensar e ter opiniões próprias.
Se eu choro por sua causa?
Lógico, você é quem mais amo
Se eu choro quando te vejo?
Lógico, meu coração acelera quando vejo esse rostinho lindo
Então não diz que eu choro no banho,
Por que perder você não está nos meus planos...