Frases Psicanálise
Estamos utilizando o tempo que nos resta para trabalhar mais, para compensar coisas que nunca tivemos a oportunidade de fazer, para atender a desejos que nunca foram prioridades. E com isso, perdemos o tempo.
Sabe por que é tão difícil pensar em nosso grande defeito, em nosso grande desvio de personalidade?
A soberba e a vaidade nos impedem muitas vezes de realizarmos essa auto análise.
Esse desejo de ser aceito por todos te faz covarde, pois não mostra quem realmente vocé é. Você se anula.
A sua vida inteira acaba sendo uma mentira, sua existência vira uma fralde e assim o seu defeito mais crítico acaba se tornado o seu modo de vida.
Por mais difícil que possa ser, seja verdadeiro e mostre quem realmente você é para as pessoas que você acredita que merecem a sua verdade.
O simples fato de você estar presente ou ajudar em qualquer tarefa já é muito importante para quem está sendo cuidado. Então simplifique sua generosidade em apenas se importar, nada mais.
Os cuidadores precisam de cuidados. Visite-os e seja amigo de maneira prática; ouça-o. Eles passam por momentos difíceis e precisam conversar, precisam de alguém que não fale o tempo todo de como as coisas vão melhorar e que tudo isso vai passar um dia.
Eu digo que, se não há dignidade na pessoa que passa por uma doença ou por momentos finais de sua vida, também os cuidadores perdem um pouco da sua dignidade, pois estão de uma maneira obrigados a lidar com uma situação pela qual nunca imaginaram passar
Essa é a beleza do presente sem datas, sem obrigações, sem um calendário folclórico e pagão; Sem que o Facebook ou o Google alertem sobre o meu aniversário para que a pessoa se sinta na obrigação de me presentear.
É mais fácil culpar o passado, reclamar das injustiças do mundo, acreditar numa conspiração do universo contra si ou dizer que o motivo do insucesso pessoal foi a inveja de muitos, do que admitir as próprias falhas e fracassos e aprender alguma coisa com essas coisas.
O que nos motiva mais a viver do que a própria morte?
Precisamos da morte para nos dar vida.
Por mais contraditório que isso pareça, é a pura verdade.
Se você não está plenamente satisfeito com ela, não culpe os outros, não arrume justificativas dando ao mundo ou ao destino a responsabilidade que é apenas sua.
Nós amadurecemos com o tempo e apenas a experiência, apenas o tempo vivido nos leva a entender o que nos faz felizes.
Se alguém tem que lhe dizer o que deve fazer feliz é a sua própria consciência. Ninguém além de você deve ter esse poder.
Ninguém deve ter esse direito.
Não ache que é muito tarde para mudar as coisas. Não ache que você não tem tempo para se arrepender.
Existe apenas um momento em que não vale a pena se arrepender:
É quando se está no leito de morte e, ao olhar para trás, arrepende-se do que não foi feito para não desagradar aos outros e dos instantes de felicidade que não foram aproveitados.
Pare de lamentar pela vida que você não tem, pelo casamento que você não possui, pelo emprego que você detesta e comece a mudar.
Se você acha que não tem a capacidade de mudar sua vida, então realmente nem tente começar a mudar as coisas, pois realmente você não vai conseguir.
Tenha em mente que, por mais que neste momento você tenha que se desnudar de alguns preceitos e magoar algumas pessoas, se elas realmente te amarem, te entenderão e perdoarão quando virem sua felicidade a longo prazo. Isso é factível.
Não tente empurrar sua felicidade para o próximo instante, nem se submeta a situações desagradáveis pensando em algum possível benefício futuro. Aproveite o agora.
Quando se ama uma pessoa, você fica triste em magoá-la, o seu dia acaba quando ela ou ele liga chorando por alguma problema e você tem vontade de carregá-lo no colo e cuidar do seu amado.