Frases Psicanálise
Nem todas as coisas que parecem boas competem para o seu bem. Por vezes, é na dor que são encontrados os caminhos para viver melhor. É tudo questão de ressignificação...
A sua escuta é singular, mas as regras do respeito e do não julgamento são coletivas (e irrevogáveis).
E quem disse que cada coisa tem que ter um lugar, que cada acontecimento tem que ter um porquê, que a gente precisa se completar?
A vida é esse vai e vem incerto, regado de novos afetos e ressignificações...
Entre o que é dito "normal" e o que é considerado "patológico", há a "ordem" de uma sociedade que não lucra se você não produz, se você não está "bem". E ela fará de tudo, ou para que você entre no jogo, ou para lhe excluir dele...
É necessário muito cuidado ao patologizar um sofrimento. Ha questões tão peculiares e subjetivas na dor que ultrapassam a capacidade humana de colocá-la em caixinhas. Nem tudo é simples de se ver, nem tudo carece de remédio, nem tudo precisa ser"curado"...
Não permita que as pessoas usem as palavras delas para falar das dores que são suas...
Aproprie-se do que é seu. Valide e legitime o que lhe atravessa.
Mais do que para "descobrir", a gente leva tempo para "assumir" o que está por trás das nossas próprias "verdades".
A felicidade que esperamos encontrar na plenitude, achamos na capacidade de realizar e fluir a despeito das faltas que nos habita.
“A visão que uma pessoa tem sobre a outra, reflete diretamente como os outros trataram ela até o momento.”
“Quem muito critica ou julga o outro sem fundamentação, é porque já foi tão quanto criticado ou julgado por outros” Projeção!
Ninguém que respeita a própria vida não mergulha num lago somente pela aparência da sua superfície. É preciso conhecer a sua profundidade e ter a certeza de que se terá a capacidade de mergulhar naquele local.
A mente humana é um abismo de incógnitas. Os extremos determinam nossa real capacidade para o bem e para o mal.
Sem a análise, andava em círculos, em meio à bagunça e à poeira que havia em mim...
Com a análise, passei a fazer faxinas diárias, no meu tempo, no meu ritmo. E, hoje, me sinto em paz para habitar a casa dos meus afetos.
Isso é cura!
Talvez você nem precise de um novo caminho, mas apenas de um novo olhar sobre aquele tem percorrido...
A luz da nossa mente consciente só acende com intensidade, promovendo clareza, quando a retórica do nosso inconsciente vem à tona!