Frases Psicanálise
Vejam bem o que fiz: eu fui buscar defesas científicas para o íntimo, o psíquico, para conciliar a pessoa de dentro com a de fora. Fui procurar na sociologia a explicação para questões de status social. E na psicanálise, proteção para a expectativa de rejeição. Essa é a minha história.
“A escuridão traz com ela a luz que precisamos para darmos o próximo passo com segurança. Rubenita Simey”
O amor infantil segue o princípio: "Amo porque sou amado". O amor amadurecido segue o princípio: "Sou amado porque amo". O amor imaturo diz: "Amo-te porque necessito de ti". Diz o amor maduro: "Necessito de ti porque te amo".
Entre o que é dito "normal" e o que é considerado "patológico", há a "ordem" de uma sociedade que não lucra se você não produz, se você não está "bem". E ela fará de tudo, ou para que você entre no jogo, ou para lhe excluir dele...
É necessário muito cuidado ao patologizar um sofrimento. Ha questões tão peculiares e subjetivas na dor que ultrapassam a capacidade humana de colocá-la em caixinhas. Nem tudo é simples de se ver, nem tudo carece de remédio, nem tudo precisa ser"curado"...
Não permita que as pessoas usem as palavras delas para falar das dores que são suas...
Aproprie-se do que é seu. Valide e legitime o que lhe atravessa.
Mais do que para "descobrir", a gente leva tempo para "assumir" o que está por trás das nossas próprias "verdades".
A felicidade que esperamos encontrar na plenitude, achamos na capacidade de realizar e fluir a despeito das faltas que nos habita.
E quem disse que cada coisa tem que ter um lugar, que cada acontecimento tem que ter um porquê, que a gente precisa se completar?
A vida é esse vai e vem incerto, regado de novos afetos e ressignificações...
Escolher a autoaceitação não é tarefa fácil, pois não fomos educadas/os para lidar com o obscuro que habita em nós...
Não, o passado não pode ser alterado. Mas é possível olhar para o presente com empatia e, para o futuro, com esperança. Acolha a sua história. Acolha-se!
Só por hoje...
Não vou deixar a dor me paralisar, o medo me entristecer, o passado me assombrar.
Só por hoje...
Vou me acolher, me abraçar e me perdoar.
Você andará em círculos, até que, finalmente, compreenda que seus nós só desatarão quando as suas verdades forem escancaradas para você mesma/o...