Frases Psicanálise
Superar o “desconhecido” e tolerar a pessoa que habita em nós, com todas as suas peculiaridades, viabiliza a compreensão e o aprimoramento da natureza humana da vida, permitindo a harmonia da nossa liberdade de pensamento e escolha; de fruição de nossos valores, sentimentos e desejos.
Podemos entender o medo como um estado afetivo subjetivo fomentado por meio de nossa percepção de perigo ou ameaça, seja essa percepção consciente ou inconsciente, despertando em nosso íntimo um sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, a uma situação ou a um objeto.
A relação com o outro representa uma troca entre as nossas vivências e a sua experiência individual.
Todos os papéis desempenhados durante a nossa vida se encontram, mesmo que de maneira inconsciente, ligados ao sujeito vivo em nosso mundo interior.
As nossas ações e reações estão diretamente voltadas a um único propósito, que é a devida satisfação de nossos desígnios e crenças.
Encontrar o equilíbrio entre os nossos desejos peculiares e as vontades do mundo exterior requer uma necessária compreensão de nossas motivações pessoais, sem perder de vista o verdadeiro Eu.
Não há nada tão visionário e peliculoso que o álcool vagando em nossas veias, e o porquê disto só você saberá responder.
Tentamos convencer as pessoas sobre quem acreditamos que somos... mas, a maior luta é a do nosso inconsciente, para nos fazer reconhecer quem realmente somos...
Cuidado com as “autoajudas”! Às vezes, é necessário desistir de muita coisa: relacionamentos abusivos e/ou fadados ao fracasso, amizades que te estagnam, compromissos que te afastam do seu propósito maior etc.
A máxima de que “vencedor nunca desiste” não se aplica para tudo.
Se eu preciso me esforçar em demasia para defender uma convicção diante do contraditório, talvez necessite rever o quanto acredito de fato.
A verdade maior de cada um de nós está escondida no não-dito, no escondido, no não-revelado, no que rejeitamos e não aceitamos nos pertencer, está naquilo em que silenciamos e escondemos no âmago de nossa alma.
Julgar-se mal o tempo todo, além de uma autoviolência, pode ser também mais uma estratégia inconsciente de autossabotagem.
Trate-se com respeito e acolhimento.
Você merece.
E pode.
É mais do que esperar que o tempo cure. Trata-se do que a gente faz, enquanto passa o tempo, com aquilo que nos atravessa...
Nosso papel enquanto analistas é apresentar, à/ao analisante, o Outro de quem ela/ele se esconde...