Frases Psicanálise
Encarar a vida com foco, força e fé são aspectos relevantes. No entanto, enxergar para além das dificuldades que eclodem diariamente é fundamental e decisivo.
Relacionamentos tóxicos
Adequar-se a padrões definidos pelo outro. É abdicar da liberdade de residir em si mesmo.
Somos frutos da insatisfação. Movidos pelo vazio e ilusão de sermos preenchidos pelo outro. Ninguém preenche ninguém, nem a si mesmo.
Às vezes um charuto é apenas um charuto.
Os juízos de valor dos homens são inevitavelmente governados por seus desejos de felicidade, e que, portanto, são uma tentativa de escorar suas ilusões com argumentos.
O ser humano é uma criatura em conflito e, em grande parte da sua existência, nem de perto é soberano de si mesmo, mas tem seus passos guiados pelo seu inconsciente, e sei o quanto passa a ser perturbador ter consciência disso.
Teu corpo é lindo. Encobre histórias, segredos. Ele se comunica também. É a extensão dos seus afetos. Por isso não deve ser padronizado.
O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência.
Somos a metade que não se conclui. A fala muda. O discurso silencioso. O dito não dito. Somos então um enredo que pensa acabar o inacabado.
O primeiro grande momento da psicoterapia é aquele no qual o paciente encerra sua queixa e não ouve um: "Eu também". Não há nada mais danoso às relações sociais do que a obsessão em demonstrar que já sofreram tanto ou mais do que você
Qual é o Sentido da Vida?
"Essa necessidade de justificar a vida se impõe quando a própria vida não se basta mais. Ou seja, é quando os gestos cotidianos perdem sua graça que surge a obrigação de fundamentar a vida por outra coisa do que ela mesma." (Calligaris)
Passamos a vida usando tantas máscaras que se fôssemos apresentados para nós mesmos, como realmente somos, provavelmente não nos reconheceríamos.
Todo idoso carrega o acúmulo de pulsões e neuroses, de perdas e compensações, de dor e amor. Todo idoso tem uma trajetória repleta de emoções e um oceano infinito de canções.
Por sermos indivíduos, sujeitos da razão subjetiva, acabamos sempre envergonhados e culpados de nossas escolhas e de nossos atos. Se invocamos nossos interesses, somos culpados da miséria de nossas motivações. Se invocamos princípios éticos universais (nossa tradição), somos culpados de mentir.
Minha inspiração...minha essência... vem um pouco do vento...um pouco da brisa...um pouco do mar...um pouco do céu....um pouco das estrelas.....um pouco da som...muito do nada e pouco do tudo....vem dos seus olhos, dos seus sorrisos...do teu eu paralelo em minha direção.
Ricardo Dih Ribeiro