Frases de Pensadores

Cerca de 6203 frases de Pensadores

Habitua-te a pensar que a morte nada é para nós, visto que todo o mal e todo o bem se encontram na sensibilidade e a morte é a privação da sensibilidade.

Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz.

Deves servir à filosofia para que possas alcançar a verdadeira liberdade.

A falsidade ou o erro está sempre no juntar-se de uma opinião.

Somente a razão torna a vida alegre e agradável, excluindo todas as Concepções ou Opiniões falsas que podem perturbar a mente.

⁠Certos homens conseguiram atingir a verdade sem qualquer auxílio, desbravando eles mesmos o seu caminho.

Eu não creio na sua ressurreição, mas não ocultarei a emoção que sinto diante de Cristo e dos seus ensinamentos. Perante Ele e a sua história não experimento senão respeito e reverência.

Eu li muitas coisas bonitas em Platão e Cícero, mas nunca esta: vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados.

Um brinde a nossas esposas e namoradas: que elas nunca se encontrem!

Para ver como a vida é curta é preciso antes viver bastante.

Uma vez, teve de aguentar a companhia de uma mulher muito falante, que contou em detalhes como sofria no casamento. O filósofo ouviu paciente e quando a mulher perguntou se ele a entendia, respondeu: — Não, mas entendo seu marido.

Geralmente é a perda que nos ensina o valor das coisas.

O ódio constitui de longe o prazer mais insistente; os homens amam às pressas, mas detestam longamente.

Sem resistência, não há progresso. Sem sombras, não há luz.

A sólida base de nossa visão do mundo e também o grau de sua profundidade são formados na infância. Essa visão é depois elaborada e aperfeiçoada, mas, na essência, não se altera.

Um homem moral pode manter seu código moral em um mundo imoral?

É em ninharias e quando está desatento que o homem revela seu caráter.

A tarde é a velhice do dia. Cada dia é uma pequena vida, e cada pôr do Sol uma pequena morte.

Cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é.

Por mais que a amizade, o amor e o casamento unam as pessoas, no fim, cada um é «inteiramente sincero» apenas consigo mesmo e, quando muito, com o próprio filho.