Frases de Pensadores

Cerca de 6203 frases de Pensadores

O maior mal que pode acontecer a um homem é que ele pense mal sobre si mesmo.

Tudo nos falta quando nos faltamos.

Johann Goethe
Os sofrimentos do jovem Werther (1774).

Perigoso é aquele que não tem nada a perder.

Entro em mim mesmo e aí encontro um mundo!

Johann Goethe
Os Sofrimentos do Jovem Werther

Sei perfeitamente que o destino me reserva bem duras provas. Mas, coragem! Com bom humor tudo se suporta... Com bom humor!

Os preguiçosos sempre falam do que pensam fazer, do que farão; os que de verdade fazem algo não têm tempo de falar nem do que fazem.

A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem.

Ninguém falaria tanto na presença dos outros se se soubesse quantas vezes se é mal interpretado.

Sonhe grande, pois os sonhos pequenos não mobilizam o coração dos homens.

Corrigir ajuda; encorajar, ajuda ainda mais

É certo que não passo de um viajante, um peregrino nesta terra! Mas e vós, sereis mais?

De que vale o eterno criar, se a criação em nada acabar?

A melhor maneira de alcançar o autoconhecimento não é pela contemplação, mas pela ação.

Oh! não tremas! que este olhar, este
abraço te digam o que é inefável -
abandonar-se sem receio, inebriar-se de
uma voluptuosidade que deve ser eterna.
(Fausto)

No topo do mundo ou nas profundezas do desespero...

Um ponto importante da sabedoria de vida consiste na proporção correta com a qual dedicamos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos; outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados.

Arthur Schopenhauer
SCHOPENHAEUR, A., Aforismos sobre a Sabedoria da Vida

Se possível, não devemos alimentar animosidade contra ninguém, mas observar bem e guardar na memória os procedimentos de cada pessoa, para então fixarmos o seu valor, pelo menos naquilo que nos concerne, regulando, assim, a nossa conduta e atitude em relação a ela, sempre convencidos da imutabilidade do carácter.

Será genuína sabedoria de vida de quem possui algo de justo em si mesmo, se, em caso de necessidade, souber limitar as próprias carências, a fim de preservar ou ampliar a sua liberdade, isto é, se souber contentar-se com o menos possível para a sua pessoa nas relações inevitáveis com o universo humano.

A virtude da modéstia é, decerto, uma invenção considerável para velhacos, pois, em conformidade com ela, cada um tem de falar de si mesmo como se fosse um deles, o que coloca todos magnificamente no mesmo nível, uma vez que produz a impressão de que não há absolutamente nada além de velhacos.

A glória que se tornará póstera assemelha-se a um carvalho que cresce bem lentamente a partir da sua semente; a glória fácil, efémera, assemelha-se às plantas anuais, que crescem rapidamente, e a glória falsa parece-se com a erva daninha, que nasce num piscar de olhos e que nos apressamos a arrancar.