Frases para refletir

A mulher tem que viver sua vida, ou viver para se arrepender de não ter vivido.

O ser alienado não procura um mundo autêntico. Isto provoca uma nostalgia: deseja outro país e lamenta ter nascido no seu. Tem vergonha da sua realidade.

Paulo Freire
Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1981.

A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo.

Todo homem que encontro quer me proteger. Eu não consigo descobrir do quê.

Reduzir ao máximo as expectativas em relação aos nossos meios, sejam eles quais forem, é, pois, o caminho mais seguro para escaparmos de uma grande infelicidade.

Desprenda-se dos vazios que absorvem como um parasita a energia vital do seu corpo e desprenda-se dos excessos que prendem com nó cego as escolhas livres da alma. Solte-se, libere-se, viva como um pássaro plainando de asas abertas sobre o mar.

Na vida, você precisa ou de inspiração ou de desespero.

O homem ocidental tende a viver como se cada momento fosse o próximo.

De tempo em tempo, elevam-se os gritos de aclamação dos alegres oprimidos.

Todo homem nasce como muitos homens e morre de forma única.

Sua maior oportunidade provavelmente está sob seus próprios pés, em seu trabalho atual, profissão, educação, experiência ou interesses.

A fé e o pensamento caminham juntos; e é impossível crer sem pensar.

De fato, o cristianismo é velho, cada vez mais velho, ano após ano. No entanto, ele é também novo, cada vez mais novo, manhã após manhã.

Meu estilista predileto é o meu velho baú de roupas reciclado e recosturado.

De que adianta colocarmos nossa felicidade em um bem material? A verdadeira felicidade não pode ser amassada, roubada por ladrões ou queimada pelo fogo. Só é autêntica a felicidade que não é feita de bens materiais.

Existir é isso, um sobressalto de alegria, uma pontada de dor, um prazer intenso, veias que pulsam sob a pele, não há mais nada de verdadeiro para contar.

O fracasso é o tempero que dá sabor ao sucesso.

Você vai descobrir que é necessário deixar as coisas irem; pela simples razão de que elas são pesados. Então, deixe-as ir, largue-as. Eu não amarro pesos aos meus tornozelos.

O começo do amor é permitir que aqueles que amamos sejam perfeitamente eles mesmos, e não torcê-los para que correspondam à nossa própria imagem. Caso contrário, nós amamos apenas o reflexo de nós mesmos que encontramos neles.

Existem anos que fazem perguntas, e anos que respondem.

Zora Neale Hurston
Seus olhos viam Deus. Rio de Janeiro: Record, 2002.