Frases para Pessoas Mesquinhas
A avareza e a ambição mostram-se mais descontentes do que não têm, do que satisfeitas com o que possuem.
Posso testemunhar que, no ambiente mais ignorante e mesquinho, encontrei sinais incontestáveis de uma espiritualidade extremamente viva.
O segredo da existência humana não consiste somente em viver, mas ainda em encontrar um motivo de viver.
Mau é o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza a vida dos outros. / O avarento não se satisfaz com uma parte apenas, pois a avidez insana resseca-lhe a alma. / O avarento é cioso do seu pão e mesquinho em sua própria mesa.
(14, 8-10)
A discriminação seja ela qual for, é sempre praticada por pessoas pobres de espírito que insistem em querer julgar os seres humanos pela aparência. Isto dói na alma e nos deixa perplexo diante de um sentimento tão mesquinho e desumano.
Quando você se mostra ao mundo e exibe seus talentos, você naturalmente atiça todos os tipos de ressentimento, inveja e outras manifestações de insegurança... você não pode viver se preocupando com os sentimentos mesquinhos dos outros.
Avareza é tão cruel
Que lhe obriga a juntar,
Mas lhe faz provar do fel
Lhe proibindo gastar.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
Há tanto casal errado e portanto tanta infelicidade no mundo porque pais avarentos ou burros combinam antes bens que caracteres.
As palavras com que envenenamos o coração de um filho, por mesquinharia ou por ignorância, ficam guardadas na memória e mais cedo ou mais tarde lhe queimam a alma.
Nunca desista! Nunca, nunca, nunca, nunca. Em nada. Grande ou pequeno. Generoso ou mesquinho. Nunca ceda, exceto a convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força; nunca ceda ao poder aparentemente esmagador do inimigo.
Quem é movido pela avareza não tem olhos nem coração para sentir o sofrimento dos outros, porque estes lhe são apenas um valor econômico. A avareza tira a capacidade de compaixão. E, com isso, nossa condição de seres humanos.
Sentimentos nobres você alimenta ou não. Sentimentos mesquinhos você alimenta ou não. Tudo passa pela nossa escolha. E à medida em que a gente escolhe o sentimento que vai nos nortear, estamos de alguma forma determinando aquilo que Deus vai conseguir com a gente.
Não se prenda a detalhes sem importância, sentimentos pequenos e ações mesquinhas... Liberte-se de tudo aquilo que não pode alimentar sua alma e lhe dar paz de espírito!
A inveja e a burrice têm muito em comum: geralmente assaltam espíritos fracos, mesquinhos e covardes. Estes nunca admitem ter nenhuma das duas, mas sempre alegam conhecer quem as tenham.
Cinco inimigos da paz habitam-nos - avareza, ambição, inveja, raiva e orgulho; se conseguirmos bani-los, infalivelmente desfrutaremos a paz perpétua.