Frases para Pessoas Curiosas
Achei que descobrir algo novo me traria o alívio do cobertor do conhecimento... mas me trouxe mais dúvidas e perguntas. Fiquei ainda mais curioso.
Não doutrine seu filho para te dar respostas tranquilizadoras…
Mas eduque-o, para te fazer perguntas desconcertantes…
Continuem inventando e não se desesperem quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembrem-se de questionar. Deixem a curiosidade ser sua bússola.
“Sou a Amy e tenho um segredo para lhe contar. Não sei se devia dizer assim, agora, logo de cara. Talvez seja melhor esperar um pouco”.
Amy no início de O Sonho Verde
As vezes é necessário ter muita coragem e honestidade para confrontar as próprias opiniões sobre Deus e além disso, curiosidade para buscar respostas examinando minuciosamente a Bíblia.
🚌
Se tem uma coisa que eu odeio é estar numa condução pública escutando a conversa alheia e, de repente, ter que descer sem saber o final da história. Passo uns dois dias, ou mais, tentando descobrir o que foi que aconteceu depois. Grrr.
Para adquirir experiências não é necessário viver elas, basta ser sábio: observa-se. Curiosidade é índole de tolo.
A educação só significa isso: a curiosidade animada, alerta e destemida das crianças deve ser alimentada, deve ser mantida viva. Isso é a educação.
Fui atraído pela ciência por curiosidade. Todas as perguntas que eu tinha, as respostas estavam lá. Mas nem mesmo a ciência é sempre exata. Até mesmo a teoria mais sólida está sujeita a novos descobrimentos, mas não quer dizer que esteja errado. E há coisas que nem a ciência pode explicar.
Posso compartilhar as dores das pessoas, mas não os seus prazeres. Existe algo curiosamente aborrecedor na felicidade alheia.
Coisa chata essa, não é mesmo? Estar sempre no mesmo lugar, vendo os mesmos olhares curiosos e insanos. Coisa chata e sem vida, quanta monotonia, quanta nostaugia, quanto tédio… Nada de novo aparece, nada de novo acontece… Como já era de se esperar, estamos aqui sentados esperando a vida passar.
A verdade, é que nos sentimos atraídos, excitados, curiosos sobre o diferente de nós. Achamos que o avesso encaixa melhor, completa no que falta e que assim dá pra levar – até as contrariedades começarem a empatar. Mas só ‘levar’ não é suficiente, talvez, por isso muito par vira ímpar.
Me olhou pela primeira vez
Como se fosse a última
Meus olhos curiosos
Também olhou assim
Com olhos que invadem
Despem, ardem
Olhares que enxergam
Olhares de olhares
Seus olhos me disseram
Quero a sua alma
Seu beijo, sua carne
Seu coração
O êxtase fez morada
A pele arrepiada
Que anuncia o amor
E faz tão bem pra mim
Vinhas até mim como menino levado...
Sorriso de covinhas!
Presos nos meus, olhos negros e curiosos;
mãos afoitas de quem tudo queria tocar...
Daqueles dias sem pressa,
o encanto já não existe mais...
Mas tudo bem, melhor tê-los guardados
nos álbuns da memória ou perdidos no tempo
que nunca tê-los vivido.
Cika Parolin
Quando criança somos curiosos, quando jovens somos determinados a ir atrás do desconhecido, quando adulto ficamos preso ao passado, quando velho vivemos plenamente.
Assim digo quando criança somos cegos, quando jovem nossa visão é embaçada, quando adulto olhamos para trás, quando velhos aprendemos a enxergar propriamente.
Infinitos pensamentos
Oceanos de palavras,
A pureza rompida
Pelos olhos curiosos da mente.
Depois do primeiro passo, incertezas!
Depois da primeira curva
A duvida além da própria natureza.
Rasgar o senso comum
Para se tornar extraordinário!
A mente que não mente
De forma latente,
É um presente.
Curiosos e submissos
Olhando o lado errado
Desatentos ao que deve ser vigiado.
Nem sempre é mal colocado
Só quando escolhas mal feitas
Definem-se resultado.
De vez em nunca acertam
Ao sair da curiosidade
Interessando-se de verdade.
De repente
Surgem boas razões renovando
Intenções e criando o que é bom.